TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BIGDATA e NOSQL

"In data we trust", mas temos que ter capacidade de processar e armazenar uma quantidade de dados enorme!

Ao longo do tempo, a quantidade de dados a ser processada por sistemas só tende a aumentar. Para lidar com essa escala, o processamento e armazenamento desses dados precisa ser cada vez mais eficiente.

Nesse contexto, surgem bancos de dados NoSQL e um conjunto de ferramentas para lidar com Big Data, assuntos que serão tratados nessa trilha.

Data

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Os robôs já chegaram: tecnologia e transformação econômica no século XXI

Christian Reis
Além de muitas más notícias, 2020 nos deu de presente uma fotografia do futuro, uma foto meio esquisita, mas que claramente mostra a tecnologia como grande agente transformador. Mas o que velocidade de CPU, APIs digitais, pagamentos móveis e modelos de negócio de software têm a ver com essa reviravolta política, social e econômica que vivemos? Nesta apresentação vou colocar algumas explicações possíveis, e deixar duas perguntas para o público: se esta é de fato a cara do futuro, qual é o papel do Brasil nele? E o que vamos fazer sobre isso?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Os desafios e alegrias de se adotar o código aberto no espaço de big data

Igor da Fonte

No coração de toda empresa que oferece produtos baseados em dados existe uma plataforma que empodera os desenvolvedores a prover tais soluções. Essas plataformas são peças complexas de software onde a manutenção e o desenvolvimento são geralmente delegados para terceiros. Uma escolha menos comum consiste em internalizar o desenvolvimento com o objetivo de criar uma experiência mais personalizada a os casos de uso da empresa. Nesta talk, vamos explorar como a inloco escolheu a segunda opção, usando ferramentas open source como kubernetes, spark e presto para prover um ferramental profundamente integrado aos nossos desenvolvedores.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

NoSQL em 2020: O que mudou nos últimos 10 anos?

Denis Rosa

NoSQL é um termo que abrange mais de 200 bancos de dados n?o relacionais de acordo com o DBEngine, o que torna muito dificil para a maioria dos desenvolvedores acompanharem de perto as principais evoluções de cada um ou mesmo de um nicho. Nessa palestra nós navegaremos pelos principais tipos de NoSQL, os principais vendors, as principais inovações dos últimos anos, os desafios e o que ainda está por vir.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

MongoDB IaaS ou DBaaS? Quando e porque escolher!

Leandro Domingues

Muito tem se falado sobre DBaaS, mas e o IaaS, será o fim? Nessa talk veja os pró e contra entre cada um dos modelos de deploy, opções de mercado, como e quando implementá-los através de uma visão prática sobre os dois conceitos voltados para o NoSQL mais utilizado do mundo, o MongoDB!

14:40 às 15:15

Explorando ao máximos queries SQL no Elasticsearch

Thiago Barradas

O Elasticsearch e toda sua Stack vem se tornando um nome cada vez mais presente no mercado. Sua alta "velocidade" e potência na indexação, buscas e agregações é realmente incrível. Mas pode ser um tanto "penoso" elaborar uma query usando a estrutura restful da sua API. Para isso vamos falar e explorar um pouco do universo SQL dentro do Elasticsearch, como executar suas consultas, fazer conversões entre os modos de query e conseguir ainda assim aprender mais sobre sua arquitetura.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Data Analytics na AWS - Mão na Massa from Zero to Hero!

Amanda Quinto

No mercado de trabalho em uma geração data driven, ter o básico de conhecimento sobre o analytics está se tornando essencial. Nesta palestra, falaremos um pouco sobre conceitos e faremos um hands on na AWS para você entender desde a ingestão do dado, até a visualização do mesmo utilizando apenas serviços serverless!

16:25 às 17:00

O impacto do uso do Big Data como estratégia política nas eleições

Fernanda Valdevino

Com o uso cada vez mais presente do Big Data, torna-se imprescindível conhecê-lo e saber as consequências e impactos do seu uso. Através dele temos situações cotidianas, várias vezes não observadas pelos usuários, como técnicas de disposição de produtos em lojas para aumentar o potencial das vendas. Esta palestra tem a intenção de situar a discussão sobre o real cenário do uso do Big Data na política, expondo a dimensão alcançada pela datificação de informações e demonstrando estratégias utilizadas para sua captação. Como exemplo, iremos discutir alguns pontos das eleições presidenciais americanas de 2008, 2012 e 2016, demonstrando o uso do Big Data e as diferentes intenções na política.

17:05 às 18:00

Big data e NoSQL: A evolução dentro do ecossistema para nuvem

Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha BIGDATA e NOSQL


Patrocinadores