TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha CLOUD e CONTAINERS

Criando soluções escaláveis, estáveis e distribuídas na nuvem

A adoção de Cloud Computing tem crescido a cada dia e se tornada estratégica para o sucesso de produtos e serviços oferecidos em um mercado altamente competitivo. Precisamos entender que Cloud Computing é um grande guarda-chuva com várias áreas relacionadas: Containers, Computação Distribuída, Cloud Native, Serverless, Migração, Arquitetura, Segurança, Custos, DevOPS, etc.

Esta trilha é dedicada para troca de experiências e disseminação de novos conhecimentos, mostrando como esta área se posiciona e como a utilização de containers tem um papel importante neste universo.

Data

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Impacto Social: Tecnologia e Afeto

Maria Flávia Bastos

Já faz algum tempo que falo sobre um novo capitalismo, uma economia baseada no afeto!

Em função da pandemia apresento meu 4° livro, e agora palestra, num desejo de provocar a tomada de consciência para a necessidade, urgente e real, da retomada de processos coletivos e humanos, onde todos precisam entender que os problemas que temos, seja na economia, nos relacionamentos ou no meio ambiente, somente serão resolvidos por meio de uma ação cooperativa!

Então, se o caos que parecia distante se tornou real, como poderemos enxergar para além dele? Nesta palestra falaremos como a pandemia pode ser a grande chance que temos de mudar a nossa vida e a das pessoas que estão ao nosso lado e, pouco a pouco, a do mundo em que vivemos!

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Um ecossistema de containers: Service Mesh e o que podemos extrair disso

Talita Bernardes Pereira

Atualmente os containers se tornaram os queridinhos, mas o que podemos fazer quando temos 10, 20, 50 microsservices convivendo? Entenda como o service mesh nos auxilia nesse processo de monitoramento, tracing, segurança, entre outros.

11:25 às 12:20

Como a cloud pode apoiar o desenvolvimento de estudantes da rede pública

Glauber Gallego / Flavio Rescia Dias / Prof. Robson IFSP_Guarulhos
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Implantando APIs em cenários Multicloud

André Dias

Esqueça aquela discussão sobre "Qual nuvem é melhor?". No mundo real, temos que lidar com vários provedores de cloud e, em alguns cenários, até mesmo combiná-los para atender requisitos de nossos porjetos. Então, vamos ver na prática como implantar uma API no Azure com AKS, no Google Cloud Platform com o GKE e no OpenShift. É isso aí, multicloud na prática com demos completamente do zero para você entender e aplicar no seu dia a dia.

14:40 às 15:15

Rastreamento em aplicações Cloud-Native: Do Stack trace até o Opentracing

Rafael Benevides

Nós, desenvolvedores, estávamos acostumados a depurar a execução de uma aplicação uma Thread por vez. Entretanto, com o advento das arquiteturas orientadas a micro-serviços, o que costumava ser apenas uma pilha de execução em uma única máquina, passou a ser de várias pilhas de execução espalhadas por diversos computadores. Venha para esta sessão e veja como funciona, e como fazer um tracing distribuído da sua aplicação utilizando Jaeger com o Opentracing. E se você quiser automatizar a depuração utilizando técnicas de Service-mesh com Istio, esta sessão também é para você.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

10 Ferramentas Para Kubernetes Que Você Tem Que Conhecer

Edson Yanaga

Se você trabalhar com Kubernetes, além do amor ao YAML também precisa de amor ao kubectl. Mas será que a sua vida não poderia ser ao menos um pouco mais fácil? Participe dessa palestra para conhecer como 10 ferramentas para Kubernetes podem tornar o seu dia-a-dia um pouco mais fácil e agradável. Porque o YAML infelizmente vai continuar...

16:25 às 17:00

Desafios de transição estado em um mundo de cloud sem estado (stateless)

Alex Coqueiro

Um das recomendações de melhores práticas em aplicações nativas na nuvem é manter microserviços sem estado facilitando a escalabilidade. Entretanto o que acontece quando temos microserviços corporativos em que necessito estabelecer um mecanismo de orquestração complexa lidando com transições de estado de forma desacoplada. Neste cenário exploraremos cenários de aplicações nativas na nuvem que endereçam este problema que é muito mais comum do que se imagina. Utilizaremos exemplos baseados no AWS Step Functions lidando com transações de estado complexas que suportem escalabilidade em nível global.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Kubernetes o famigerado dia 2

João Brito

Criar um cluster ou colocar sua aplicação para rodar no kubernetes já é uma etapa ultrapassada, porém os desafios residem no dia 2, o que não te contaram?

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha CLOUD e CONTAINERS


Patrocinadores