TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DATA SCIENCE

Data Science para todos

Quer aprender a extrair valor dos seus dados? Na trilha de Data Science você aprenderá a transformar dados em informação para melhorar a tomada de decisão. Teremos conteúdos, desde o entendimento do problema até a entrega da solução.

Venha fazer parte da revolução que está mudando a maneira como as decisões estão sendo tomadas, Seja um Data Driven.

Data

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:50

Pareando com Silvio Meira: Como programar o futuro FIGITAL

Silvio Meira
Neste painel Yara Senger e Bruno Souza vão conversar com o Silvio Meira sobre sua visão de futuro FIGITAL que combina o FÍSICO, DIGITAL e SOCIAL com objetivo de descobrir como nós, profissionais de TI podemos participar ativamente da construção desse futuro utilizando nosso conhecimento técnico e de negócios. Achou que a palavra FIGITAL está escrita errada ? Então para tudo e assista esse keynote incrível que ele apresentou "Os 5Es de um "nem tão novo" mundo figital
09:50 às 10:20 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Data Science and Decision Making

Luciano Vilas Boas

Technical skills is paramount to successfully working as a Data Scientist. While a lot has been said and done towards to leverage technical skills within the Data Science community, and despite of the buzzwords we hear people saying such as "data-driven" culture, very little has been said about the dynamics and intrinsics of decision making. In this presentation, I plan to provide a high-level understanding and bring a lot of information on what decision making really is and how Data Science can work along side business to change a culture and optimize decisions based on data. This topic will become more and more relevant as we navigate towards to a new arquetypo of Data Scientist.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Storytelling com dados

Giane Amorim Branco Pessoa / Bruna Emerich

Os dados estão em pauta ? e em alta. Se tornaram questão de sobrevivência para muitas empresas. Mas falar sobre eles nem sempre é tão simples. Provar a sua eficácia e o poder transformador que ele pode ter nos negócios, é a chave para transformar não só o mindset do time, mas também toda a cultura empresarial. É preciso saber vender a sua ideia. Gráficos e tabelas precisam mostrar muito mais do que evidências: precisam contar uma história. Através do Storytelling de Dados você entenderá como extrair e refinar as informações, apresentar fatos e utilizar elementos visuais para chamar a atenção para o que realmente interessa.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Construindo facilmente dashboards em aplicações web com Plotly Dash

Marcelo Lacerda

Uma das atividades mais importantes na atividade do cientista de dados é a entrega dos dashboards que respondem às perguntas do cliente. Porém, qual a melhor forma de fazê-lo? Entregando o seu jupyter notebook com centenas de linhas de código e mensagens de debug? Pagando dezenas de milhares de dólares em plataformas fechadas? Ou entregando uma aplicação web com os seus dashboards acessíveis de qualquer lugar e, o melhor de tudo, através de uma ferramenta gratuita e aberta? Nesta palestra, você conhecerá o Plotly Dash e aprenderá tudo o que pode ser feito com esta biblioteca maravilhosa para Python. E mais: sem precisar de conhecimentos de desenvolvimento web!

14:40 às 15:15

Minerando Vocabulários e a BNCC para o Ensino Personalizado: Como a Análise de Dados pode Ajudar no Processo de Aprendizagem

Geraldo Gomes Cruz Júnior

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica, estabelecendo um patamar de aprendizagem a que TODOS têm direito! Porém, percebe-se problemas graves: como verificar quais as áreas de conhecimento os alunos dominam? Como gerar mecanismos de ensino, aprendizagem e avaliação customizados as necessidades de cada aluno? Em turmas com alunos com deficiência cognitiva, como alinhar os conhecimentos? Vamos analisar o vocabulário desses alunos e verificar como técnicas de data Science podem ser úteis para a construção de ambientes de ensino personalizados para cada aluno.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Construindo pipelines de Machine Learning com o DVC

Déborah Mesquita

Quando os projetos de Aprendizagem de Máquina vão evoluindo é comum que as coisas comecem a sair do controle e você perca a noção de que script faz o quê ou de que dados foram usados ao rodar o experimento há dois dias atrás, por exemplo. O DVC é um sistema Open Source para versionamento de dados e projetos em Machine Learning que pode nos ajudar nisso. Nessa palestra vamos ver como montar uma pipeline reproduzível usando as ferramentas do DVC para gerenciamento de pipeline e gerenciamento de experimentos.

16:25 às 17:00

Outliers nos Dados Financeiros

Jéssica Costa

Muitas vezes resultados podem ser interpretados de forma errônea devido a presença de outliers, os pontos fora da curva nas bases de dados, o que causa alguns problemas para o desenvolvimento de modelos preditivos e a tomada de decisão, principalmente nas fintechs. Nessa apresentação falarei sobre os impactos dos outliers e algumas técnicas para detectá-los e tratá-los nos dados do mundo financeiro.

17:05 às 18:00

Como iniciar e crescer na carreira em Data Science?

Shaiala R. de C. Araujo Marques / Lucas de Barros Teixeira / Lourenço Taborda
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DATA SCIENCE


Patrocinadores