TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DESIGN DE CÓDIGO

Planeje seu código para que seja humanamente entendível, simples e escalável.

Design de Código é planejar seu código para maior facilidade de leitura, entendimento e manutenção, como forma de entregar maior valor com software. O objetivo dessa trilha é compartilhar conhecimento e experiências sobre boas práticas de desenvolvimento de software, que ajudem a melhorar nossas tomadas de decisões e a forma que escrevemos código no dia a dia. Nesse ambiente de mudanças intensas em que vivemos há algo que tem se mantido intacto: não importa a linguagem, paradigma, ou o padrão a ser utilizado, na hora de escrever o código devemos escrevê-lo com qualidade. Fazemos isso não apenas porque achamos bonito (e, sim, achamos) ou porque somos pessoas apaixonadas por isso (e, sim, somos), mas porque temos a convicção de que escrever código com qualidade é um diferencial estratégico para nossos projetos. Saber pensar sobre o Design de Código faz a diferença entre ser uma pessoa restrita a uma linguagem ou framework e ser uma pessoa desenvolvedora de software capaz de entregar valor em qualquer projeto ou empresa. Aprender uma sintaxe nova é fácil, o que tem valor mesmo para nossas carreiras é saber escolher o caminho certo para resolver cada tipo de problema.


Tópicos:

-Diferença entre paradigmas: Funcional, Orientação a Objetos, etc

-Domain Driven Design

-Test Driven Design

-Testes

-Reactive Programming

-Linguagens estáticas ou dinâmicas

-Design patterns

-Técnicas de refactorings e redesigns

Data

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Os robôs já chegaram: tecnologia e transformação econômica no século XXI

Christian Reis
Além de muitas más notícias, 2020 nos deu de presente uma fotografia do futuro, uma foto meio esquisita, mas que claramente mostra a tecnologia como grande agente transformador. Mas o que velocidade de CPU, APIs digitais, pagamentos móveis e modelos de negócio de software têm a ver com essa reviravolta política, social e econômica que vivemos? Nesta apresentação vou colocar algumas explicações possíveis, e deixar duas perguntas para o público: se esta é de fato a cara do futuro, qual é o papel do Brasil nele? E o que vamos fazer sobre isso?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

O bê-a-bá da arquitetura de software!

Marcel Gonçalves dos Santos

Nesta palestra vamos falar sobre arquitetura de software e o impacto que ela tem no projeto de uma aplicação. Vamos introduzir conceitos como arquitetura e design de código, entender qual é a sua importância e falar sobre complexidade essencial e acidental. E, por fim, apresentaremos os estilos arquiteturais mais utilizados como MVC, onion-architecture, clean-architecture e arquitetura hexagonal (ou ports and adapters). Venha conferir!

11:25 às 12:20

Por que requisitos e arquitetura nem sempre evoluem no mesmo ritmo?

Thiago Barradas / Arthur Fücher / Graziella Bonizi
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Complexidade Cognitiva - Uma Alternativa mais Moderna para Medição de Complexidade

Douglas Alcantara

Apresentação da medida de software "Complexidade Cognitiva" que é apresentada como alternativa mais moderna e acurada em relação à complexidade ciclomática para indicar a complexidade de um software. Ela pode ser usada mara medir classes e módulos além de levar em conta recursos de linguagens mais novas como os operadores de "null safe" e lambdas.

14:40 às 15:15

TDD: Construindo uma API com Test Driven Development usando NodeJS e Jest

Elaine Manoelle

Você sabe a importância dos testes unitários na prática? Sabe qual a diferença entre fazer os testes antes ou depois do desenvolvimento? Isso vai fazer muita diferença na sua carreira como dev! Nessa palestra vamos mostrar na prática que o desenvolvimento orientado a testes é uma técnica que aumenta a qualidade do software, evitando bugs e ajudando a construir um código mais limpo e consistente. Você verá que começar com os testes pode melhorar muito a produtividade. Os testes servirão como um guia para o seu desenvolvimento, um roteiro step-by-step que vai organizar as suas ideias e acelerar o desenvolvimento do código.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

High Order Functions em Go - Aprendizados da passagem de um paradigma OOP para um desenvolvimento agnóstico

Leonardo Zamariola

Neste talk abordaremos os aprendizados de um time que passou de uma experiência de desenvolvimento exclusivamente em Java (Orientado a objetos) para um desenvolvimento em Go com ferramental funcional. Mostraremos como Functional Interfaces podem tornar a escrita e manutenção do código muito mais fácil e como é possível utilizar e encadear high order functions substituindo a tradicional abordagem de lambdas em functional interfaces

16:25 às 17:00

O que podemos aprender com as PEP's do Python?

Daniele Nazaré Tavares

O que sã PEP's(Index of Python Enhancement Proposals)? As PEP's são arquivos que são liberados pela comunidade para apresentar alguma funcionalidade nova, uma boa prática,um propósito, um ambiente, entre outros temas relacionados a linguagen python .A PEP 8 foi escrita pelo Guido Van Russum e Barry Warsaw para mostrar práticas de código Clean Code em um projeto feito Python. Nessa talk irei mostrar a importância das PEP's para a linguagem assim como a PEP8. Mas o que podemos aprender de Clean Code com a PEP8? Também veremos boas práticas de desenvolvimento de modo genérico usando a PEP como referência nessa Talk. Partiu? ;-Python

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

3 lines of code: protegendo um faturamento milionário

Fabiano Modos / Luiz Deschamps

Nessa palestra será apresentado como estruturamos as camadas de um projeto para permitir a aplicabilidade de conceitos de resiliência e monitoria sem afetar a regra de negócio da aplicação. Além de demonstrarmos como utilizamos alguns Design Patterns.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DESIGN DE CÓDIGO


Patrocinadores