TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DEVOPS

Potencializando a sinergia entre times, buscando entregar valor e cada vez mais conectar-se ao negócio.
DevOps continua sendo um dos tópicos mais discutidos nos últimos tempos. Engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre as pessoas, visando aumentar a colaboração, comunicação e integração entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops), a fim de entregar soluções cada vez mais confiáveis para os negócios.

Data

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Os robôs já chegaram: tecnologia e transformação econômica no século XXI

Christian Reis
Além de muitas más notícias, 2020 nos deu de presente uma fotografia do futuro, uma foto meio esquisita, mas que claramente mostra a tecnologia como grande agente transformador. Mas o que velocidade de CPU, APIs digitais, pagamentos móveis e modelos de negócio de software têm a ver com essa reviravolta política, social e econômica que vivemos? Nesta apresentação vou colocar algumas explicações possíveis, e deixar duas perguntas para o público: se esta é de fato a cara do futuro, qual é o papel do Brasil nele? E o que vamos fazer sobre isso?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Google: The cost of failure is education!

Gabriela Dias / Mirian Seffrin

Segundo o Google, criador do modelo Engenharia de Confiabilidade, uma das principais responsabilidades das equipes de SRE é o GERENCIAMENTO EFICAZ DE INCIDENTES. Prática fundamental para limitar a interrupção causada por um incidente e restaurar as operações normais o mais rápido possível.

A menos que tenhamos algum processo formalizado de aprendizado (Postmortems) com esses incidentes, eles podem voltar a ocorrer mais rápido do que gostaríamos.

A ideia dessa palestra é mostrar como o PagSeguro vem trilhando esses dois princípios do SRE de forma automatizada usando um conjunto de ferramentas e processos que ajudam a consolidar cada vez mais essa cultura na organização.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Sometimes All You Need is Chaos

Leonardo Souza Mattos

Chaos engineering in action is about automatically injecting failure to systems to find problems proactively. Drawing from hands-on experience of doing this in a high-availability environment, we learn to design a chaos engineering experiment.  Drawing from hands-on experience of automatically injecting failure to systems to find problems proactively in a high-availability environment, we learn to design a chaos engineering experiment. 

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Quais paisagens você consegue ver no seu caminho para produção ?

João Paulo Sabino de Moraes

A experiência de uma viagem pode ser ainda mais encantadora quando apreciamos as paisagens do caminho. Fazendo um paralelo com caminho para produção, pensei em alguns questionamentos q podem elucidar novas paisagens ou percepções: Você conhece os objetivos do seu produto ou da organização em que você trabalha ? Como saber se sua entrega está de fato entregando valor ? Quais hábitos de desenvolvimento e aspectos culturais do time podem tornar a sua entrega contínua? Nesta apresentação pretendo mostrar como proximidade entre time de desenvolvimento e produto, preocupação com pessoas e bons hábitos de desenvolvimento podem fazer com que sua entrega traga mais valor e menos riscos ao negócio.

14:40 às 15:15

DevSecOps ? Onde a agilidade encontra a segurança

Mariana Bueno Amaral dos Santos

Para muitos DevSecOps é uma evolução do DevOps, o aprimoramento de práticas que trazem o fator de segurança como um adicional. Mais do que isso ? DevSecOps é pensar na segurança de infraestruturas e aplicativos, desde o início de sua construção, até o final do pipeline da entrega. Vamos falar sobre a cultura DevSecOps, as ferramentas e tudo o que é necessário para que sua equipe se desenvolva com segurança.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Continuous Delivery com ArgoCD

Rodrigo Souza

Para otimizar nosso tempo e diminuir incidentes causados por erro humano, adotamos o conceito de CI/CD no nosso dia a dia. Acontece que, muitas vezes, por limitações técnicas e dificuldade de integração entre plataformas, deixamos a automatização de deploy de lado e ficamos, no melhor das hipóteses, só com os testes automatizados.

Não seria ótimo se os desenvolvedores pudessem se preocupar só com o versionamento de código, e todo o resto acontecesse magicamente por debaixo dos panos?

Nessa talk aprenderemos como automatizar o seu deploy de maneira fácil com o ArgoCD, uma ferramenta de automatização de deploy para Kubernetes, e porque é importante separar o CI do CD.

16:25 às 17:00

Promovendo uma cultura "data-informed" em Confiabilidade

Renato Higor do Nascimento

O uso de dados tem se tornado ubíquo para a prospecção de usuários e no desenvolvimento de produtos. No entanto, conquistar um novo usuário é só parte da história - depois que eles se registraram no seu produto, é seu papel continuar fornecendo experiências sempre confiáveis em um contexto de melhoria contínua.

Nessa apresentação, vamos olhar como medir e interpretar várias métricas, como SLOs, Error Budgets e as conhecidas "four key metrics", que no final do dia podem auxiliar nossos times a ter conversas produtivas e encontrar o balanço ideal entre confiabilidade e inovação.

17:05 às 18:00

Inclusão, Complexidade & Empatia: Três ideias que se conectam cada vez mais na evolução do DevOps

Maristela Rebonato / Vinicius Pontes / Jamilson Batista Antunes

Painel Digital desta Trilha


Neste painel iremos compartilhar experiências de como as empresas (& você!) se conectam com temas atuais, que provaram ser fundamentais para a cultura DevOps.

Já ouviram falar em ICE? Abreviação de Inclusão, Complexidade e Empatia trazem reflexões sobre:

- Importância da comunidade DevOps tornar-se cada vez mais Inclusiva

- Ambientes e sistemas de TI cada vez mais Complexos, incentivam à adoção de ferramentas & práticas DevOps

- O papel essencial da Empatia na evolução e adoção desta cultura, que tem se mostrado tão eficaz

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DEVOPS


Patrocinadores