TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha INOVAÇÃO SOCIAL e EMPREENDEDORISMO

Venha se conectar com as novas tendências e modelos de negócios de base tecnológica que colaboram para um mundo melhor
Esta trilha apresentará novos conceitos, modelos de negócios, iniciativas e projetos inovadores de base tecnológica que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de possibilitar ganhos financeiros!

Data

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:50

Pareando com Silvio Meira: Como programar o futuro FIGITAL

Silvio Meira
Neste painel Yara Senger e Bruno Souza vão conversar com o Silvio Meira sobre sua visão de futuro FIGITAL que combina o FÍSICO, DIGITAL e SOCIAL com objetivo de descobrir como nós, profissionais de TI podemos participar ativamente da construção desse futuro utilizando nosso conhecimento técnico e de negócios. Achou que a palavra FIGITAL está escrita errada ? Então para tudo e assista esse keynote incrível que ele apresentou "Os 5Es de um "nem tão novo" mundo figital
09:50 às 10:20 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Empreendedorismo no Ensino Médio da match?

Elam Oliveira

Será que empreendedorismo só funciona para homens com paletó e com cabelo grisalho? O objetivo dessa apresentação é mostrar o impacto que programas sociais de empreendedorismo podem causar no ecossistema, além de exemplificar como foi possível adolescentes ainda no ensino médio se lançarem no mercado de tecnologia com desejo de criar mudanças significativas na sociedade, criatividade, e jogos.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

O poder da multidão (crowdsourcing) na inovação social

Allan Degasperi

A influência e intervenção da multidão nos negócios está cada vez mais crescente no empreendedorismo, e por que não utilizar a dinâmica do crowdsourcing no desenvolvimento de inovações sociais, com o intuito de criar valor aos usuários por meio do fortalecimento das comunidades. Nesta palestra vamos conversar como o poder das multidões podem impactar e influenciar positivamente o desenvolvimento de novos empreendimentos sociais e principalmente como os empreendedores sociais podem se adequar há essa dinâmica de negócios inovadora e que possibilita o envolvimento de diversos agentes importantes para o sucesso do negócio.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Inovação e Sustentabilidade:por que precisamos de inovação para enfrentar os grandes desafios globais (e que inovação é essa)

Emanoel Querette

A Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) refletem a crescente preocupação com um desenvolvimento que não comprometa gerações futuras. Os desafios são grandes e complexos (mudança climática, desigualdade econômica, segurança alimentar, equidade racial e de gênero, entre muitos outros) e exigem ação sistêmica e inovação: novas formas de produzir, consumir, trabalhar, se locomover, etc. É preciso inovação, não apenas no sentido tradicional, mas uma inovação transformadora. Nessa conversa discutiremos a emergência de tipos especiais de inovação (social, frugal, inclusiva, grassroots) e sua materialização em negócios inovadores de impacto socioambiental positivo.

14:40 às 15:15

A IMPORTÂNCIA DAS COMUNIDADES NA LUTA CONTRA A DESIGUALDADE DE GÊNERO

Milena de Almeida Santos / Ana Beatriz Ducla

O Tech Is For Women é um projeto criado para destruir os bloqueios que foram impostos através da disparidade de gênero no mercado da tecnologia. Nessa palestra vamos contar a história da comunidade, mostrar como a mulher sempre foi uma parte importante na história da tecnologia e como conseguimos impactar tantas mulheres através do instagram. O objetivo é abordar e debater assuntos sobre o mundo da tecnologia na perspectiva das mulheres.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

TI Verde: Faça por que quer antes que te obriguem!

Luiz Henrique Rauber Rodrigues

De uma forma potencialmente menos chata e inclusiva à ate quem não é de informática e aos nerds, pretende-se explanar tópicos que deverão estar presentes em todas as empresas, ligados a TI Verde ou Green IT (e seus relacionados) que estão sendo constantes ao desenvolvimento da minha tese do doutorado em Tecnologia Ambiental, como: obsolescência programada; lixo eletrônico (e-waste); ISO; ACV (Análise do Ciclo de Vida) e ACV-S; cidades inteligentes e ainda algumas sugestões de soluções tecnológicas (ou não) que podem fazer bem ao seu bolso e ao meio-ambiente, pensando-se nos 3 pilares da sustentabilidade (que é outro tópico da palestra).

16:25 às 17:00

Combatendo a desinformação: Confere.ai, jornalismo com inteligência artificial

Matheus BARRETO LINS MARINHO / ALICE DE SOUZA

O Confere.ai é um medidor de características de desinformação, que identifica padrões de conteúdos falsos ou enganosos em textos ou links de notícias que circulam nas redes sociais e internet. O projeto envolve a pesquisa, análise e formatação de um banco de dados com mais de 22 mil notícias, além do desenvolvimento de web crawlers para busca de conteúdos e de uma inteligência computacional para análise e busca de padrões. Um dos projetos vencedores do Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina, o Confere.ai também produz conteúdos educativos para ensinar o público a identificar conteúdos falsos ou enganosos.

17:05 às 18:00

Como um negócio de base tecnológica pode dar lucro e impactar a sociedade?

Pettrus Nascimento / Thayane Belchior
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha INOVAÇÃO SOCIAL e EMPREENDEDORISMO


Patrocinadores