TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha INTERNET DAS COISAS

Desafios com a internet das coisas: soluções atuais para uma sociedade mais sustentável.
A necessidade de conectar dispositivos, armazenar e analisar dados em tempo real está cada vez mais presente nas nossas atividades. Através de soluções com Internet das Coisas é possível implementar em um único dispositivo uma série de novas tecnologias incluindo sensores, mecanismos de comunicação e armazenamento de dados. Dessa forma, para a Trilha IoT vamos compartilhar experiências e projetos que envolvem o grande desafio de solucionar problemas atuais e os que ainda estão por vir com a ferramenta poderosa de Internet das Coisas.

Data

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:50

Pareando com Silvio Meira: Como programar o futuro FIGITAL

Silvio Meira
Neste painel Yara Senger e Bruno Souza vão conversar com o Silvio Meira sobre sua visão de futuro FIGITAL que combina o FÍSICO, DIGITAL e SOCIAL com objetivo de descobrir como nós, profissionais de TI podemos participar ativamente da construção desse futuro utilizando nosso conhecimento técnico e de negócios. Achou que a palavra FIGITAL está escrita errada ? Então para tudo e assista esse keynote incrível que ele apresentou "Os 5Es de um "nem tão novo" mundo figital
09:50 às 10:20 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Ferrovia 4.0

GUILHERME DE PAIVA

Nos últimos anos a ferrovia vem recebendo uma injeção de recursos e uma pegada de inovação. Nesta apresentação vamos explicar um pouco sobre as fases que passamos e em que estágio estamos para auxiliar a predizer acidentes melhorando a qualidade no transporte ferroviário brasileiro com auxílio da indústria 4.0 e a cloud da AWS.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

"Suas definições de saúde foram atualizadas!"

Isabelle Zacara Vieira da Silva

De uma pedrada na cabeça para melhorar dores de cabeça para moldes de orgãos em impressoras 3D, não há dúvidas em dizer de como a medicina avançou com o passar dos anos, o que se destaca é em como a tecnologia participou dessa evolução, mas quais podem ser os próximos passos? O mercado já está desenvolvendo tecnologias novas como a aplicação da telemedicina e próteses inteligentes, e com a utilização da IOT, teremos uma nova revolução na área de saúde

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Aprendi na Rússia a fazer um mini carro autônomo em uma cidade de patinhos de borracha

Alexandre Mendonça Álvaro

O framework Duckietown é utilizado mundialmente para ensinar sobre aplicação de hardware com sistemas embarcados, sensores, câmeras, sistemas operacional para Robótica (ROS) e Visão computacional para montar um mini carro autônomo em uma cidade miniatura com patinhos de borracha. Vou contar sobre minha experiência no Winter School na Universidade de Saint Petersburg em minha primeira viagem pra Rússia, onde aprendi a utilizar esse framework, com breves explicações sobre a aplicação de cada uma das disciplinas envolvidas neste processo.

14:40 às 15:15

Plugando LGPD a um projeto de IoT

Marcelo Gomes / Thiago Moraes

Por que devo me preocupar com LGPD no desenvolvimento de IoT? Isso é algo com que o desenvolvedor do software deve se preocupar, e meu projeto de hardware não tem nada com isso, certo? Não é bem assim: a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados é a Lei Federal nº 13.709/2018, e traz uma série de consequências ao tratamento de dados pessoais. Os holofotes da LGPD estão voltados às grandes corporações, mas TODOS devem tomar cuidado com qualquer tratamento de dados, pois mesmo dados que não parecem ser pessoais podem ser juridicamente classificados como tal. E as penalidades para quem não tomar os devidos cuidados podem lhe retirar do mercado! Pense em segurança e em privacidade desde o projeto!

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Escalando sistemas IoT com GCP

Ladson Gomes

Muito se fala sobre as aplicações, possibilidades, hardware e redes para IoT, porém o software que vai receber esses dados não é tão falado assim. Para nível de protótipo, raramente é pensado em uma arquitetura cloud que dê suporte ao crescimento do seu projeto. E então fica a pergunta: O que fazer quando o seu sistema IoT começa a escalar? Nessa apresentação vamos falar sobre um case que tivemos na Pitang, para arquitetar um sistema para IoT utilizando Google Cloud Platform.

16:25 às 17:00

Por que o 5G é tão importante para a IoT?

Eduardo Ribeiro Heitor

À medida que o ecossistema da IoT evolui por meio de um número crescente de dispositivos e usuários, há uma ampla gama de requisitos que precisam ser atendidos. Espera-se que a rede 5G melhore ou expanda maciçamente a segurança da IoT, aumente muito a velocidade, aumente a operação do celular com maior largura de banda e, ao mesmo tempo, resolva vários desafios de rede enfrentados nas gerações anteriores de redes móveis. Ao longo desta palestra, o advento do 5G será discutido e sua vantagem e desafios na interconexão com a Internet das Coisas explicados.

17:05 às 18:00

Oportunidades de IoT no Brasil ainda não exploradas

Tiago Barros / Marcel Stefan Wagner / Vinicius Senger
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha INTERNET DAS COISAS


Patrocinadores