TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JAVA

Venham conhecer as principais novidades e funcionalidades da linguagem mais utilizada no mundo!

Desde quando surgiu até os dias atuais, a comunidade brasileira é parte de todo o processo de evolução da plataforma Java.

O uso dos paradigmas reativos e funcionais, novas bibliotecas e features a cada nova versão, microservices e Cloud Native, são temas cada vez mais consolidados nesse ecossistema que acaba de completar 25 anos!

Junte-se a nós para aprender sobre cases, novidades, boas práticas e outros fatores que fazem do Java a linguagem mais utilizada do mundo, e o que fará esse ecossistema ainda mais relevante pelos próximos 25 anos.

Data

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Impacto Social: Tecnologia e Afeto

Maria Flávia Bastos

Já faz algum tempo que falo sobre um novo capitalismo, uma economia baseada no afeto!

Em função da pandemia apresento meu 4° livro, e agora palestra, num desejo de provocar a tomada de consciência para a necessidade, urgente e real, da retomada de processos coletivos e humanos, onde todos precisam entender que os problemas que temos, seja na economia, nos relacionamentos ou no meio ambiente, somente serão resolvidos por meio de uma ação cooperativa!

Então, se o caos que parecia distante se tornou real, como poderemos enxergar para além dele? Nesta palestra falaremos como a pandemia pode ser a grande chance que temos de mudar a nossa vida e a das pessoas que estão ao nosso lado e, pouco a pouco, a do mundo em que vivemos!

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Java e Containers: o que eu gostaria que tivessem me contado!

Elder Moraes

Eles disseram que usar Java em containers era legal, mas nunca mencionaram que não seria fácil, não é? Não há dúvidas que funcionalidades inerentes aos containers como isolamento e padronização de ambiente são fantásticas, mas e quanto aos problemas de utiliza-los com Java? Gerenciamento de memória, tamanho de imagem, tempo de inicialização? Como faz? Calma! Felizmente existem algumas boas práticas que irão salvar o seu projeto (ou ao menos o seu container). Desde o Dockerfile até as atualizações do Java (do 9 ao 14 e além), você pode ter o melhor dos dois mundos bem na sua mão. Participe dessa sessão prática e transforme sua abordagem de containers com Java. Hoje!

11:25 às 12:20

Como o Java permanecerá no topo pelos próximos 25 anos

Edson Yanaga / Eder Ignatowicz / Otávio Santana / Bruno Souza
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Microsserviços mais resilientes com Circuit Breakers

Vinicius Falcão

Quando trabalhamos com Microsserviços, um dos aspectos que devemos considerar é a possibilidade de falha durante a comunicação entre serviços. Nessa talk vamos falar um pouco sobre resiliência de serviços e como podemos aplicar o padrão Circuit Breaker, utilizando o Resilience4J para tornar nossos serviços mais tolerantes a esses tipos de falhas.

14:40 às 15:15

Modern Cloud-Native Jakarta EE Frameworks: tips, challenges, and trends.

Otávio Santana

Java has a large number of tools and frameworks to facilitate integration with databases, microservices, and so on. These tools have evolved considerably. It all started with class integrated with XML files and has undergone significant evolution with reflections and annotations within the class definitions. In the cloud-native scenario, requirements have changed and this impacts applications in ways that weren't critical before. For example, cold starts and boot time wasn't critical with application servers but is crucial in serverless and microservices. The objective of this presentation is to talk about how these frameworks behave in the native cloud age and they affect Jakarta EE.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Porque eu me apaixonei por Java?

Juliana Onofrio

"Minha história de amor com o Java" Estamos muito acostumados a ouvir que Java por causa da curva de aprendizagem não é uma linguagem boa para iniciar na programação, venho aqui mostrar para vocês o que fez eu me apaixonar pelo Java, porque escolhi essa linguagem para início, as vantagens que temos em utiliza-las e principalmente mostrar que o Java pode ser acessível sim e que pode ser a linguagem de entrada de um programador iniciante no mercado de trabalho.

16:25 às 17:00

Kubernetes para desenvolvedores Java

Sandro Giacomozzi

Do deploy ao debug sem medo!" Nesta talk vamos aprender a montar um ambiente kubernetes local para que possamos aprender a tecnologia sem medo de errar. Vamos criar os recursos necessários para fazer o deploy no cluster e configurar nossa aplicação a fim de fazer debug enquanto ela está rodando no kubernetes.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Java 9 ao Java 15 em 35 minutos: Uma retrospectiva das recentes mudanças na JDK

Rodrigo Graciano

Até a versão 8, as mudanças na linguagem Java eram muito lentas. Com o novo processo de release a cada 6 meses, muitas coisas mudaram e nem todos acompanharam. Venha conhecer algumas das mudanças que aconteceram entre o Java 8 e Java 15 como var, Records, Switch expressions, Text Blocks, Sealed Classes, Hidden Classes, Pattern Matching e muito mais.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha JAVA


Patrocinadores