TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JAVASCRIPT e NODE.JS

Quer aprender um conteúdo massa, fundamental para trabalhar com desenvolvimento Web? Se inscreve na Trilha de JavaScript e NodeJS que vamos te guiar por esses conteúdos.

Para desenvolver aplicações disponíveis na internet precisamos de conhecimento em algumas tecnologias, uma das principais acredito que seja a linguagem JavaScript, que nos permite atribuir e realizar ações em interfaces simples e complexas, que vai muito além de validação de formulário.

Com o passar do tempo JavaScript ganhou ainda mais espaço, permitindo que chegasse a trabalhar se comunicando direto com os servidores com o NodeJS, podendo atingir uma boa performance sendo comparada com varias linguagens consolidadas do mercado.

O ano de 2020 trouxe ao mundo o DenoJS, para balançar a comunidade de NodeJS. Do mesmo criador do NodeJS, veio uma versão que promete solucionar problemas que o Node apresentou ao longo dos anos, mas com uma nova roupagem e com alguns aliados como o TypeScript.

Ficou interessado, confere as grade de palestras que montamos especialmente para você

Data

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:50

Pareando com Silvio Meira: Como programar o futuro FIGITAL

Silvio Meira
Neste painel Yara Senger e Bruno Souza vão conversar com o Silvio Meira sobre sua visão de futuro FIGITAL que combina o FÍSICO, DIGITAL e SOCIAL com objetivo de descobrir como nós, profissionais de TI podemos participar ativamente da construção desse futuro utilizando nosso conhecimento técnico e de negócios. Achou que a palavra FIGITAL está escrita errada ? Então para tudo e assista esse keynote incrível que ele apresentou "Os 5Es de um "nem tão novo" mundo figital
09:50 às 10:20 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Quem tem medo do TypeScript?

William Grasel

Typescript e Flow tem feito um grande barulho na comunidade! De uma hora para outra parece que grandes projetos como o Angular, Vue, Slack e RxJs resolveram que era uma boa ideia tipar seus projetos em Javascript, tanto no front quanto no back. Vamos entender o que esta acontecendo, quais são as vantagens, como isso pode ajudar em nossos projetos e como promover uma adoção aos poucos conforme fizer sentido para você.

11:25 às 12:20

Como é o mercado de trabalho para quem programa em JavaScript?

Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Criando um chatbot no WhatsApp com NodeJS

César Nascimento

Conheça o poder que o open-source e os pacotes NPM oferecem criando um chatbot para o WhatsApp em poucos minutos utilizando NodeJS como servidor.

14:40 às 15:15

Entendendo herança e composição com React e Hooks

Arthur Reis Puthin

Se você já leu sobre código limpo e padrões de projeto, possivelmente já se deparou com o princípio de "preferir composição ao invés de herança" para reutilização de código. Verdade seja dita, tanto composição quanto herança podem ser úteis. As duas abordagens tem sua origem na Programação Orientada a Objetos, e por mais que JavaScript não seja uma linguagem focada em OO, podemos aplicá-las na construção de aplicações front-end modernas, como as construídas com componentes React. Vamos entender como esses fundamentos são utilizados em uma aplicação React, o que muda a partir da utilização de Hooks e como isso pode ser vantajoso na criação de código mais reutilizável e escalável.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Tribulações e aprendizados: como estou desbravando o mundo do Node.js

ALESSANDRO V DIAS

Eu trabalho com Java há mais de 20 anos (e com bancos de dados relacionais há ainda mais tempo) e este ano me coloquei em um desafio: aprender outra stack, levando todo o conhecimento que tinha, mas me dispondo a conhecer um outro mundo. E então o mais legal e interessante aconteceu, troquei de empresa e neste novo desafio uma nova oportunidade de aprendizado: como desenvolver em Javascript usando o Node.js, MongoDB, ElasticSearch, entre outros, tudo rodando no Heroku, ou seja, uma stack totalmente diferente e que me propôs muitos desafios com derrotas e vitórias. Gostaria de compartilhar com todos como a gente se coloca numa "encrenca" dessas com o objetivo de sempre crescer e aprender !

16:25 às 17:00

Programação Funcional na prática: O que é? Como aplicar? Quais os benefícios? Mudança de visão.

Gisely Lucas

Um paradigma de programação que tem conquistado quem o conhece. A primeira vista pode parecer difícil ou complexo, mas é uma mudança de mentalidade que torna a nossa aplicação muito mais limpa, simples e consistente. Vamos entender na prática alguns exemplos de como podemos usar esse paradigma e quais os seus ganhos. Além de ver linguagens que podemos aplicar e algumas dicas.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Clean Architecture em NodeJS

Rodrigo Souza

Durante os últimos anos vimos toda uma gama de ideias sobre arquitetura de sistemas, algumas delas como Hexagonal Architecture (Alistair Cockburn) , Onion Model (Jeffrey Palermo), DCI (James Coplien). Apesar de serem diferente em seus detalhes, todas possuem um único objetivo: separação de responsabilidades.

Nessa talk iremos dissecar o modelo proposto por Robert C. Martin (conhecido por Uncle Bob) passando pelos principais conceitos como a Regra de Dependência, Use Cases, Entities e Adapters, utilizando uma REST API simples e entender porque essa arquitetura vem ganhando fama nos últimos tempos.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha JAVASCRIPT e NODE.JS


Patrocinadores