TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha KANBAN e LEAN

Lean e Kanban permite a evolução através da melhoria continua!

Ao longo dos últimos anos, muitas organizações têm usado Lean e Kanban para transformar seus ambientes, eliminar desperdícios e potencializar resultados.

O Lean tem o objetivo de maximizar o valor do cliente e eliminar o desperdício inspirado nos 2 pilares do Toyota way: Melhoria contínua e Respeito pelas pessoas.

Por sua vez, o Kanban fornece às organizações Lean visibilidade, métricas e foco.

A visibilidade alinha todos na organização em torno de uma visão compartilhada da capacidade, produtividade, eficiência do processo. As métricas permitem que os times identifiquem oportunidades de melhoria, tomem ações e meçam os impactos de seus esforços de melhoria. Por fim, o foco permite que todos dêem o seu melhor e alcancem a meta Lean de maximizar o valor para o cliente.

Nesta trilha haverão palestras abordando lições aprendidas, sucessos, dificuldades e casos reais de times e empresas que estão usando Lean e Kanban nos seus projetos.

Data

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Os robôs já chegaram: tecnologia e transformação econômica no século XXI

Christian Reis
Além de muitas más notícias, 2020 nos deu de presente uma fotografia do futuro, uma foto meio esquisita, mas que claramente mostra a tecnologia como grande agente transformador. Mas o que velocidade de CPU, APIs digitais, pagamentos móveis e modelos de negócio de software têm a ver com essa reviravolta política, social e econômica que vivemos? Nesta apresentação vou colocar algumas explicações possíveis, e deixar duas perguntas para o público: se esta é de fato a cara do futuro, qual é o papel do Brasil nele? E o que vamos fazer sobre isso?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

A estrutura servindo ao cliente: Fit for Purpose em um reorg de squads

Andressa Chiara / Petrus Moreira

Como é a estrutura da sua empresa? Ela ajuda a omitizar o foco em métricas e entrega de valor para o cliente, ou você sente que às vezes a estrutura acaba criando obstáculos? Será que as decisões poderiam ser mais conectadas com o resultado para o negócio e os propósitos do cliente? Queremos apresentar como fizemos para chegar neste resultado na Veloe. Vem com a gente!

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Lean Thinking - Como utilizar o Toyota kata em sua jornada rumo ao Business Agility

Guilherme Villanova / Ariel Luiz Tomazini

Já pensou numa ferramenta que ajuda você a fazer um diagnóstico da situação atual de todas as suas áreas de negócio, sejam eles da área de IT ou Non-IT? E que além disso mostre o caminho para se converter em times de alta performance sendo este a situação desejada por todos? E como alcançar a sua tão desejada transformação rumo ao Business Agility? Como criar a cultura de melhoria contínua? Veja como a poderosa ferramenta ?Toyota Kata? que busca a aprendizagem contínua, pode te ajudar no desafio da jornada ágil e sua transformação lean.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Governança de Portfólio em ambiente ágil com Kanban

Mariana Zaparolli Martins

A construção de uma governança enxuta, ágil e colaborativa é um desafio. Várias dúvidas aparecem: O que observar? Como observar? Quem é responsável pelo o que? Como um Kanban pode ajudar? Nessa apresentação compartilharei os aprendizados obtidos após 4 anos de condução da Governança de Portfólio do PagSeguro. Mostrarei os resultados de alguns experimentos feitos, prós e contras e algumas recomendações.

14:40 às 15:15

Upstream e Downstream fora do desenvolvimento de produtos, será que funciona?

Bianca Pereira Silva

Eai, será que funciona? Na maioria das vezes estamos vivendo o contexto de produto ou de software, mas o que acontece se expandirmos essas práticas para um time de operações e atendimento ao cliente? Nessa talk compartilharei a história de uma equipe que utilizou o framework de Upstream e Downstream para resolver problemas de priorização e visibilidade e como eles conseguiram executar assertivamente projetos de grande impacto financeiro. Não foi um caminho fácil, então também vamos conversar sobre desafios e lições aprendidas.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Quando ficará pronto?

Rodrigo Almeida de Oliveira

Você sabe responder a está pergunta? Quando ficará pronto? Nesta palestra você irá aprender a como responder a esta e outras questões relativas à previsibilidade e gestão de fluxo por meio das métricas ágeis.

16:25 às 17:00

Previsibilidade antes da data

Antonio Gaspar Gerent Júnior / Raphael Albino

A grande pergunta que sempre motiva papos sobre previsibilidade é: quando fica pronto? Porém antes de coletar os dados e informações, é importante verificar se algumas premissas essenciais estão sendo consideradas. Queremos trazer um debate sobre quais são essas premissas e como elas podem impactar as métricas antes de responder (com 90% de certeza) quando algo vai ficar pronto. Pronto de verdade.

17:05 às 18:00

Como podemos alcançar o pensamento sistêmico nas organizações com ajuda do Hoshin Kanri, Flight Levels e OKR?

Luiz Lula Rodrigues / Christopher Thompson / RAFAEL RECALDE CACERES
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha KANBAN e LEAN


Patrocinadores