TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha MOBILE

Venha se aprofundar nesse mundo Mobile

O que os dispositivos móveis são capazes de fazer hoje em dia é impressionante. A quantidade de usuários conectados cresce constantemente. Pessoas desenvolvedoras na área de mobile agora terão novos desafios para enfrentar.

A trilha Mobile reúne informações sobre design, desenvolvimento, testes, DevOps e todos os outros processos dentro do contexto específico de aplicativos móveis e tecnologias mobile. Essa trilha é para quem quer entender de tudo sobre a área. Se você quer ficar por dentro de como criar e manter um aplicativo seguindo as melhores práticas, esse é o seu lugar.

Data

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:50

Pareando com Silvio Meira: Como programar o futuro FIGITAL

Silvio Meira
Neste painel Yara Senger e Bruno Souza vão conversar com o Silvio Meira sobre sua visão de futuro FIGITAL que combina o FÍSICO, DIGITAL e SOCIAL com objetivo de descobrir como nós, profissionais de TI podemos participar ativamente da construção desse futuro utilizando nosso conhecimento técnico e de negócios. Achou que a palavra FIGITAL está escrita errada ? Então para tudo e assista esse keynote incrível que ele apresentou "Os 5Es de um "nem tão novo" mundo figital
09:50 às 10:20 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Compartilhando código entre Android e iOS com Kotlin Multi Plataforma

Pether Silva / Haldny Santos

Nos dias atuais é preciso ter velocidade no desenvolvimento de aplicativos para as plataformas Android e iOS, essa velocidade pode definir quem vai liderar um determinado mercado. Mas nem sempre é possível ter uma equipe dedicada para cada plaforma. O Kotlin Multi Plataforma surge como uma alternativa onde é possível criar aplicativos tanto para Android como para iOS utilizando a linguaguem Kotlin compartilhando códigos de regra de negócio entre as plataformas. Nessa palestra vamos mostrar como criar 2 aplicativos (um Android e outro iOS) utilizando Kotlin Multi Plataforma que compartiham a mesma regra de negócio para realizar os requests para acessar dados de uma API REST.

11:25 às 12:20

Quais os próximos capítulos do desenvolvimento híbrido?

Carlos Henrique Carmo / Toshi Ossada / Felipe Costa
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Criando uma experiência com backend driven UI

Rodrigo Carvalho da Silva

Nessa apresentação, quero compartilhar a jornada que tive criando do zero uma experiência com backend driven UI no iFood Loop. Vamos falar sobre o que é esse tal de backend driven UI, porque seguimos esse caminho, como chegamos na solução e quais desafios enfrentamos. Vamos entender também o potencial que esse tipo de solução pode trazer para o produto tanto comercialmente quanto no dia a dia do trabalho.

14:40 às 15:15

Aplicando Design System numa aplicação flutter sem usar context

Fausto Blanco Diniz Leal de Souza

Ja imaginou usar Flutter de uma forma diferente e sem packages, vocês mesmos sendo donos da solução? Vou mostrar como fazer uma solução de implementação de design system diferente usando Gerencia de estado com extensions para termos a troca entre os temas dark e light e os temas possam ser usados fora do context da aplicação o que as vezes é necessário para criar alerts e modais de notificação.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Robot Pattern - Escrevendo testes legíveis para minha Aplicação Mobile

Daivid Vasconcelos Leal

A palestra consistirá em apresentar para a audiência o Robot Pattern. Partindo de um código preexistente a plateia terá a experiência de ver como refatorar um código de testes até chegar no padrão esperado pelo Robot Pattern. A aplicação do pattern será apresentada com exemplos tanto para Testes Instrumentados como para testes Unitários.

16:25 às 17:00

Gestalt aplicada a interfaces - como a percepção visual molda experiências digitais

Renata Porto

Através da visão, recebemos estímulos luminosos que são interpretados pelo nosso cérebro. Assim, conseguimos absorver diversas informações que estão a nossa volta. Com as leis da Gestalt, conseguimos entender melhor como essa interpretação acontece e como as pessoas são guiadas visualmente em nossos artefatos. Isso significa que podemos essas para ajudar nossos usuários a interpretar os elementos de nossas interfaces e torná-las mais intuitivas - criando experiências ainda melhores.

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Mobile Blazor Bindings - Por que ficar de olho neste experimento

Gustavo Bellini Bigardi

Já ouviu falar do Mobile Blazor Bindings? Usar Razor, Blazor para criar alicações Nativas? Tudo isso com base no Xamarin? Nesta talk, vamos conhecer este projeto, ainda experimental, criado pela Microsoft, que utiliza o Blazor e Xamarin Forms como base para a criação de aplicações móveis, qual o potencial da ferramenta e opniões sobre seu futuro.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha MOBILE


Patrocinadores