TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha PYTHON

Pessoas > Tecnologia
Abordaremos temas de diversas áreas do conhecimento, teremos muita troca de conhecimento e traremos o melhor que o Python tem para oferecer, sua comunidade.

Data

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Os robôs já chegaram: tecnologia e transformação econômica no século XXI

Christian Reis
Além de muitas más notícias, 2020 nos deu de presente uma fotografia do futuro, uma foto meio esquisita, mas que claramente mostra a tecnologia como grande agente transformador. Mas o que velocidade de CPU, APIs digitais, pagamentos móveis e modelos de negócio de software têm a ver com essa reviravolta política, social e econômica que vivemos? Nesta apresentação vou colocar algumas explicações possíveis, e deixar duas perguntas para o público: se esta é de fato a cara do futuro, qual é o papel do Brasil nele? E o que vamos fazer sobre isso?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Python como ferramenta de ensino de POO no curso de Sistemas de Informação

Tiago Bacciotti Moreira

O objetivo dessa apresentação é compartilhar a experiência de usar a linguagem Python para o ensino da disciplina de Programação orientada a Objetos II. Dificuldades encontradas, abordagem pedagógica utilizada, práticas de exercícios realizadas com os alunos além, claro, da experiência em desenvolver isso de forma online durante a pandemia da COVID-19.

Objetivo da palestra: * Compartilhar práticas pedagógicas para ensino de POO na graduação * Mostrar como um professor ensina POO e programação em geral * Exemplos de atividades realizadas, projetos e exercícios

11:25 às 12:20

Projeto Open Source, como é ser mantenedora?

Ana Paula da Silva Mendes / Ana Paula Gomes / Camila Maia
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Construir microservices em python nunca foi tão simples como com o Nameko!

Flávio Pimenta

Pretendo mostrar os caminhos que segui na definição de uma arquitetura de referência em microservices que neste caso tinha como pré-requisito a linguagem python. Mas independente da linguagem, a ideia é passar pelos pontos a serem considerados na decisão final. Ao arquitetar um ecossistema de microservices em python, foi necessária uma POC (prova de conceito) entre frameworks consolidados (como Flask e Django Rest Framework) contra tecnologias mais novas como o Nameko Partindo do conceito de Domain Driven Design vou mostrar como o Nameko ajuda a focar o desenvolvimento orientado ao negócio!

14:40 às 15:15

Pane no sistema: alguém me configurou, aqui está minha voz de robô

Chaina Oliveira

Aplicações que utilizam síntese e/ou reconhecimento da fala estão nas paradas do sucesso. É bem provável que você (siiim, você que está lendo este texto!!) já tenha usado alguma aplicação assim em algum momento de sua vida. Em nosso encontro no TDC, iremos falar sobre a união de Python com serviços da Google para fazer a mágica acontecer. Vamos lá ver como deixar nossas aplicações, além de tudo, mais acessíveis!?

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Desenvolvimento Orientado a Documentação? Utilizando doctests para tornar seu código Python legível

Adam Brandizzi

Doctest é um módulo da biblioteca-padrão de Python para criar documentação executáve. É uma ferramenta conhecida mas pouco popular. É uma pena: com ele, documentar pode se tornar algo tão interessante e efetivo quanto escrever testes em TDD. Mas, se usado da maneira certa, doctest pode fazer ainda mais: pode alertar seu time quando o código começa a ficar incompreensível!

Nesta apresentação, faremos uma breve introdução ao módulo, para os iniciantes. Exploraremos uma das razões de sua impopularidade: a comparação injusta com testes unitários . Por fim, mostraremos como, analogamente a como TDD tende a melhorar a arquitetura do código, a documentação pode melhorar a legibilidade.

16:25 às 17:00

Como fazer oportunidades caírem do céu com Web Scraping usando Python?

Ana Clara Cavalcante / Henrique Wildes Veiga Farias

Todo mundo gosta de ser selecionado para uma oportunidade legal. Uma empresa que paga mega bem e cobre realocação, uma competição que dá bolsa ou aquele projeto incrível que só de ler já te anima. Mas encontrar essas oportunidades é outra história: requer UM TEMPÃO entrando e saindo de vários links online. Se você é do tipo que gosta de trabalhar de forma mais inteligente do que mais trabalhosa, vamos nesse workshop aprender a construir um web scraper com Python que coleta as informações e te entrega tudo bonitinho!

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Programando melhor com SOLID

Gilliano Menezes
O termo SOLID é um acrônimo para cinco princípios de design de projetos orientados a objetos. Esses princípios foram criados para facilitar o entendimento, desenvolvimento e manutenção de softwares. A teoria por trás desses princípios foi apresentada por Robert C. Martin no artigo "Design Principles and Design Patterns", publicado no ano de 2000. Mais tarde, o acrônimo SOLID foi cunhado por Michael Feathers, que se baseou nas ideias apresentadas por Martin anteriormente. A vantagem de seguir os princípios SOLID é que eles proporcionarão um código mais fácil de se entender, manter, estender e com menor acoplamento. Assim, dominar esses princípios torna-se uma habilidade fundamental.
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha PYTHON


Patrocinadores