TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUARTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Impacto Social: Tecnologia e Afeto

Maria Flávia Bastos

Já faz algum tempo que falo sobre um novo capitalismo, uma economia baseada no afeto!

Em função da pandemia apresento meu 4° livro, e agora palestra, num desejo de provocar a tomada de consciência para a necessidade, urgente e real, da retomada de processos coletivos e humanos, onde todos precisam entender que os problemas que temos, seja na economia, nos relacionamentos ou no meio ambiente, somente serão resolvidos por meio de uma ação cooperativa!

Então, se o caos que parecia distante se tornou real, como poderemos enxergar para além dele? Nesta palestra falaremos como a pandemia pode ser a grande chance que temos de mudar a nossa vida e a das pessoas que estão ao nosso lado e, pouco a pouco, a do mundo em que vivemos!

10:25 às 10:40

Criatividade não serve apenas para gambiarras, serve também para você!

Andre Noel
Programadores e profissionais em T.I. lidam dia a dia com a criatividade para resolver problemas, mas tem um problema que às vezes não sabemos resolver: como fazer com que as pessoas saibam que eu sou bom no que eu faço? Vamos falar sobre como traduzir a criatividade para a sua carreira.
10:45 às 11:20

Primeiros passos para testes de carga em sua API com Jmeter

Ariane Ferreira Izac

Jmeter é uma ferramenta Open Source consolidada no mercado para ser aplicada principalmente em testes de performance, com curva de aprendizagem rápida e fácil aplicação.

A ideia é trazer um overview da ferramenta e insights de como aplicá-la para começar/aprimorar os testes de cargas de sua API de acordo com cada contexto.

11:25 às 11:40

Engenharia de Software Quando o Software é a Nuvem

Marco Righetti
Tecnologias evoluem e por que não a engenharia de software? Usando o caso da Oracle, começando pelo banco de dados, passando pelo ERP e chegando hoje na nuvem, entenda como a engenharia de desenvolvimento de software se transformou para inserir novas capacidades, projetar funcionalidades, construir codigo, testar e entregar hoje em dia. Mais do que "abrir o capô" é importante entender o como, condição chave para quem quer trilhar engenharia de software como carreira
11:45 às 12:20

Do genoma a pandemia: uma análise usando Inteligência Artificial

Rogério Soares

O vírus sarscov2 descoberto na china se espalhou pelo mundo e trouxe consequências negativas para toda humanidade. Nessa abordagem faço uso de machine learning em várias etapas: desde as mutações genómicas do vírus, passando por diagnósticos de pacientes, até previsão de novos casos no Brasil. Venha ver como a Inteligência Artificial está contribuindo para o combate ao covid19 no mundo.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55

ARP: um diferencial estratégico da Tempest Security Intelligence

Gerson Castro
Como educação e pesquisa se tornaram um diferencial competitivo numa empresa de excelência... Venha descobrir como a Tempest Security Intelligence vem se destacando através da articulação de ações com sua reconhecida excelência técnica também empregada em educação, pesquisa aplicada e no mapeamento/atração de talentos, se destacando como marca empregadora. Saiba como essa sua visão estratégica corporativa vem sendo executada, resultando em alto valor agregado aos seus clientes e colaboradores e ainda como se tornar parte deste time.
14:00 às 14:35

Seu time com entregas previsíveis. Um passo a passo para responder "Quando fica pronto?" com previsibilidade estatística.

Caco Mafra

Quando fica pronto? Vamos conseguir entregar no prazo? Tenho certeza que essas são perguntas que estão presentes no seu dia a dia. Principalmente no desenvolvimento de software, em empresas de tecnologia ou ainda em projetos, já tentamos de inúmeras maneiras responder essas perguntas e a única certeza é de que vamos errar, mas posso garantir que calcular o prazo é a melhor abordagem e não é difícil. Vem comigo, pois nessa palestra foi te explicar o passo-a-passo para você responder de forma super fácil usando os dados do seu time.

14:40 às 15:15

O CMS distribuído e o futuro do gerenciamento de conteúdo

Preston So

É evidente que o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é simultaneamente um dos exemplos de software mais versáteis e difamados no nosso campo. Mas por que o CMS é uma ferramenta poderosa, e como tem transformado as maneiras de que colaboramos em conteúdo por meio de fluxos de trabalho diferenciados? Nesta análise honesta do passado, presente e futuro do CMS, mapeamos uma trajetória para a próxima geração de sistemas de gerenciamento de conteúdo frente à transformação digital.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

ScanAPI: Automatização de Testes de Integração para a sua API

Camila Maia

A ScanAPI é um framework de código aberto escrito em Python que possibilita a criação de testes de integração para REST APIs.

Através de um arquivo de configuração (YAML/JSON), você consegue implementar testes automatizados para os endpoints da sua API. O framework gera um relatório de execução dos testes que também pode ser utilizado como a própria documentação da API.

Essa palestra visa mostrar um pouco do funcionamento da ScanAPI, da sua implementação, discutir os próximos passos a serem seguidos e também divulgar a ferramenta para quem possa ter interesse, seja para sua utilização ou contribuição com o projeto.

https://github.com/scanapi/scanapi https://scanapi.dev

16:25 às 17:00

Desafios de transição estado em um mundo de cloud sem estado (stateless)

Alex Coqueiro

Um das recomendações de melhores práticas em aplicações nativas na nuvem é manter microserviços sem estado facilitando a escalabilidade. Entretanto o que acontece quando temos microserviços corporativos em que necessito estabelecer um mecanismo de orquestração complexa lidando com transições de estado de forma desacoplada. Neste cenário exploraremos cenários de aplicações nativas na nuvem que endereçam este problema que é muito mais comum do que se imagina. Utilizaremos exemplos baseados no AWS Step Functions lidando com transações de estado complexas que suportem escalabilidade em nível global.

17:05 às 17:20

Oportunidades do PIX para profissionais de TI

Andre Racz
A menos que você more debaixo de uma pedra, já deve ter ouvido falar do PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos que o Banco Central criou. Mas o que ele significa para os profissionais de TI? Quais oportunidades e desafios ele traz? Como ele vai mudar o mercado de pagamentos? Se você quer a resposta para uma destas perguntas, não perca essa palestra!
17:25 às 18:00

Java 9 ao Java 15 em 35 minutos: Uma retrospectiva das recentes mudanças na JDK

Rodrigo Graciano

Até a versão 8, as mudanças na linguagem Java eram muito lentas. Com o novo processo de release a cada 6 meses, muitas coisas mudaram e nem todos acompanharam. Venha conhecer algumas das mudanças que aconteceram entre o Java 8 e Java 15 como var, Records, Switch expressions, Text Blocks, Sealed Classes, Hidden Classes, Pattern Matching e muito mais.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM QUARTA


Patrocinadores