TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUINTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:50

Pareando com Silvio Meira: Como programar o futuro FIGITAL

Silvio Meira
Neste painel Yara Senger e Bruno Souza vão conversar com o Silvio Meira sobre sua visão de futuro FIGITAL que combina o FÍSICO, DIGITAL e SOCIAL com objetivo de descobrir como nós, profissionais de TI podemos participar ativamente da construção desse futuro utilizando nosso conhecimento técnico e de negócios. Achou que a palavra FIGITAL está escrita errada ? Então para tudo e assista esse keynote incrível que ele apresentou "Os 5Es de um "nem tão novo" mundo figital
09:50 às 10:20 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:25 às 10:40

Horusec: O Open Source para análise estática de segurança do seu código

Gilmar Esteves Filho
Iremos apresentar o projeto Open Source da Zup anunciado nesta edição do TDC, o Horusec, um software para análise estática de segurança do seu código.
10:45 às 11:20

Como saber se você criou um Monólito Distribuído

Edson Yanaga

Quando venderam Microsserviços para o seu time disseram que a sua produtividade iria aumentar, o software iria escalar, e que tudo na sua vida iria ficar mais fácil. Alguns meses ou anos depois, talvez não tenham sido esses os resultados que sua equipe alcançou. Será que na verdade você não criou um monólito distribuído?

Ficou na dúvida? Então não perca essa palestra onde nós mostraremos os principais sintomas de uma doença chamada microsservicite, e quem sabe possamos inclusive sugerir alguns remédios para os seus problemas.

11:25 às 11:40

Porquê desisti de uma vaga de Head de Produto

Renata Alexandre

Muitas vezes em nossa carreira encontramos a vaga certa, com o salário certo, com a descrição certa, nosso futuro planejado tão esperado.

O que nos faz dizer não?

O que nos coloca em uma posição de olhar o cenário em perspectiva?

Vem comigo que eu te digo o que já me fez dizer não (algumas vezes) para a cadeira de Head de Produto.

11:45 às 12:20

Estruturas organizacionais ágeis

Yoris Linhares / Matheus Haddad

A gestão das organizações que caminham para a agilidade tem sido dificultada pela inflexibilidade das estruturas organizacionais, onde as pirâmides hierárquicas relutam a darem lugar para as estruturas descentralizadas de pequenos times que assumem responsabilidades e governanças próprias. Você conhecerá quais são os impedimentos e as distrações, como adoção de Squads, que mantêm as estruturas organizacionais sem mudanças fundamentais dificultando que as organizações se adaptem na velocidade necessária às necessidades do mercado. E você repensará a organização, a partir de autonomia e colaboração, para ter estruturas de trabalho adequadas a esse contexto organizacional.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55

perifaCode, a comunidade de tecnologia da periferia.

Guilherme Lima Vieira da Silva
Irei apresentar a comunidade perifaCode, uma comunidade de pessoas que moram em periferias, favelas e guetos do Brasil para criar uma rede de apoio para conseguirmos vencer os desafios sociais que nos limitam a entrada ou evolução na área de programação.
14:00 às 14:35

Inovação e Sustentabilidade:por que precisamos de inovação para enfrentar os grandes desafios globais (e que inovação é essa)

Emanoel Querette

A Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) refletem a crescente preocupação com um desenvolvimento que não comprometa gerações futuras. Os desafios são grandes e complexos (mudança climática, desigualdade econômica, segurança alimentar, equidade racial e de gênero, entre muitos outros) e exigem ação sistêmica e inovação: novas formas de produzir, consumir, trabalhar, se locomover, etc. É preciso inovação, não apenas no sentido tradicional, mas uma inovação transformadora. Nessa conversa discutiremos a emergência de tipos especiais de inovação (social, frugal, inclusiva, grassroots) e sua materialização em negócios inovadores de impacto socioambiental positivo.

14:40 às 15:15

Minerando Vocabulários e a BNCC para o Ensino Personalizado: Como a Análise de Dados pode Ajudar no Processo de Aprendizagem

Geraldo Gomes Cruz Júnior

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica, estabelecendo um patamar de aprendizagem a que TODOS têm direito! Porém, percebe-se problemas graves: como verificar quais as áreas de conhecimento os alunos dominam? Como gerar mecanismos de ensino, aprendizagem e avaliação customizados as necessidades de cada aluno? Em turmas com alunos com deficiência cognitiva, como alinhar os conhecimentos? Vamos analisar o vocabulário desses alunos e verificar como técnicas de data Science podem ser úteis para a construção de ambientes de ensino personalizados para cada aluno.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Empoderando times com estratégia de produto

Bianca Santa Cruz / Renata De Souza Grande

O Grupo Boticário está passando por uma Transformação Digital e o pilar dessa transformação é uma mudança cultural nos times de produto. Estamos mudando de uma estrutura focada em entrega de features para times empoderados e focados em entregar resultados. Vamos mostrar nessa palestra quais são os principais pontos para construir uma estratégia de produto que ajude da criação de resultados para os usuários e para o negócio. Queremos mostrar um exemplo de como ajudar a mudar o mindset dos stakeholders e ajudar outras empresas a enfrentaram os desafios de consolidação dessa nova cultura.

16:25 às 17:00

PNSIC, E-Cyber e LGPD: a tríade da segurança em infra crítica e o que você precisa saber para proteger sua empresa

Paula Papis

Fala-se muito em LGPD mas o governo também está de olho em como está sendo tratada a segurança das infraestruturas críticas. Nesta talk, vamos abordar a Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas (PNSIC), o decreto E-cyber, sua conexão com LGPD e o que você precisa saber caso trabalhe em empresas deste segmento.

17:05 às 17:20

Porto Digital, Ciência de Dados e a Pandemia

Pierre Lucena
Vamos conversar com Pierre Lucena presidente do Porto Digital sobre a história e a importância do Porto Digital na cidade, no estado e até no país e conhecer também um projeto incrível que utiliza Ciência de Dados para combate e monitoramento da pandemia.
17:25 às 18:00

Clean Architecture em NodeJS

Rodrigo Souza

Durante os últimos anos vimos toda uma gama de ideias sobre arquitetura de sistemas, algumas delas como Hexagonal Architecture (Alistair Cockburn) , Onion Model (Jeffrey Palermo), DCI (James Coplien). Apesar de serem diferente em seus detalhes, todas possuem um único objetivo: separação de responsabilidades.

Nessa talk iremos dissecar o modelo proposto por Robert C. Martin (conhecido por Uncle Bob) passando pelos principais conceitos como a Regra de Dependência, Use Cases, Entities e Adapters, utilizando uma REST API simples e entender porque essa arquitetura vem ganhando fama nos últimos tempos.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM QUINTA


Patrocinadores