TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SEXTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Os robôs já chegaram: tecnologia e transformação econômica no século XXI

Christian Reis
Além de muitas más notícias, 2020 nos deu de presente uma fotografia do futuro, uma foto meio esquisita, mas que claramente mostra a tecnologia como grande agente transformador. Mas o que velocidade de CPU, APIs digitais, pagamentos móveis e modelos de negócio de software têm a ver com essa reviravolta política, social e econômica que vivemos? Nesta apresentação vou colocar algumas explicações possíveis, e deixar duas perguntas para o público: se esta é de fato a cara do futuro, qual é o papel do Brasil nele? E o que vamos fazer sobre isso?
10:25 às 10:40

Cinco pilares arquiteturais para sobreviver a onda "cloud-native"

Karina Macedo Varela

Com a chegada da era de aplicações orientadas para cloud, o nosso leque de tecnologias e práticas é enorme. Essa diversidade nos traz incertezas no momento de tomada de decisão técnica, afinal de contas, com tantas opções, como saber se estamos fazendo a melhor escolha?

Com uma base sólida, decisões técnicas se tornam mais assertivas. Com isto em mente, junte-se a nós e entenda em 15 minutos quais são os cinco pilares técnicos que você precisa fortalecer desde já:


* Perspectiva técnica sobre o problema de negócio a ser resolvido;

* Devo criar uma aplicação cloud-native?

* Como entrego essa aplicação?

* Onde essa aplicação será executada?

* Como garantir que entregamos o que é de fato solicitado?

10:45 às 11:20

A jornada que moveu elefantes: Como escalamos UX através do sentimento de propósito

Keyle Barbosa de Menezes

Como fomentar uma cultura de UX na maior empresa pública de TI do Brasil, onde para cada designer existem mais de 100 devs? Nesta palestra, pretendo contar como capacitamos devs em UX de forma a escalar sua aplicação na empresa. E também como outros desafios se desdobraram a partir dessa jornada, como o de sustentar sua continuidade e medir seus impactos, e o que essa experiência me ensinou sobre gestão e liderança humanizada.

11:25 às 11:40

A jornada integrada do Developer na nuvem

JACKSON DINAJAR SARAIVA FEIJO FILHO
Vamos conversar sobre a jornada do Developer enquanto criador de soluções modernas e inovadoras, com métodos, processos e ferramentas que o auxiliem na produtividade do dia-a-dia. Tudo dentro de um caminho integrado e livre para escolha do melhor stack de desenvolvimento para cada aplicação.
11:45 às 12:20

Sometimes All You Need is Chaos

Leonardo Souza Mattos

Chaos engineering in action is about automatically injecting failure to systems to find problems proactively. Drawing from hands-on experience of doing this in a high-availability environment, we learn to design a chaos engineering experiment.  Drawing from hands-on experience of automatically injecting failure to systems to find problems proactively in a high-availability environment, we learn to design a chaos engineering experiment. 

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55

LGPD e os impactos no desenvolvimento de produtos

Leonardo Cassuriaga Lima
14:00 às 14:35

Governança de Portfólio em ambiente ágil com Kanban

Mariana Zaparolli Martins

A construção de uma governança enxuta, ágil e colaborativa é um desafio. Várias dúvidas aparecem: O que observar? Como observar? Quem é responsável pelo o que? Como um Kanban pode ajudar? Nessa apresentação compartilharei os aprendizados obtidos após 4 anos de condução da Governança de Portfólio do PagSeguro. Mostrarei os resultados de alguns experimentos feitos, prós e contras e algumas recomendações.

14:40 às 15:15

Pane no sistema: alguém me configurou, aqui está minha voz de robô

Chaina Oliveira

Aplicações que utilizam síntese e/ou reconhecimento da fala estão nas paradas do sucesso. É bem provável que você (siiim, você que está lendo este texto!!) já tenha usado alguma aplicação assim em algum momento de sua vida. Em nosso encontro no TDC, iremos falar sobre a união de Python com serviços da Google para fazer a mágica acontecer. Vamos lá ver como deixar nossas aplicações, além de tudo, mais acessíveis!?

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

High Order Functions em Go - Aprendizados da passagem de um paradigma OOP para um desenvolvimento agnóstico

Leonardo Zamariola

Neste talk abordaremos os aprendizados de um time que passou de uma experiência de desenvolvimento exclusivamente em Java (Orientado a objetos) para um desenvolvimento em Go com ferramental funcional. Mostraremos como Functional Interfaces podem tornar a escrita e manutenção do código muito mais fácil e como é possível utilizar e encadear high order functions substituindo a tradicional abordagem de lambdas em functional interfaces

16:25 às 17:00

Efeito Borboleta: como um único atendimento ruim pode gerar grandes prejuízos

Hiram Damin

A cultura popular fala o bater de asas de uma borboleta poderia provocar um tufão do outro lado do mundo. Ou na cultura do atendimento, um gesto ruim com o cliente pode gerar efeitos de grandes prejuízos. Como isso acontece e como evitar?

17:05 às 17:20

Transforme insights de inovação em resultados, 5 passos para o sucesso

Gabriel Augusto Rissan Marchelli
Conheça algumas das melhores técnicas para transformar Insights em projetos inovadores, conhecendo os diferentes passos que devem ser seguidos para transformar suas observações em soluções. Se aprofunde em um ciclo de inovação simples, mas eficaz, com técnicas de observação, aprenda com extremos, conduza uma entrevista para descobrir o não óbvio, conduza experiências para gerar empatia e compartilhe seus insights com os outros para estimular duscussões.
17:25 às 18:00

Implantando uma Arquitetura de Microsserviços com Alta Disponibilidade no Azure

André Dias

Nesta palestras vamos ver como combinar Azure Front Door, Application Gateway, API Management, Application Gateway Ingress Controller, Web Application Firewall, Azure Kubernetes Services, Azure Container Registry e CosmosDB em um cenário multi region para prover um arquitetura de microsserviços com alta disponibilidade.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM SEXTA


Patrocinadores