TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha WEB / FRONT-END

A Web do futuro é para todo mundo
Nos últimos anos o mundo do desenvolvimento web tem se revolucionado cada vez mais, a modern web não é mais um sonho e agora ela é inclusiva a todos. A nossa responsabilidade é de antecipar o que está por vir para que possamos entregar soluções de longo prazo que estejam de acordo com essas tendências. Venha fazer parte e aprender isso e muito mais na trilha web Front End.

Data

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Impacto Social: Tecnologia e Afeto

Maria Flávia Bastos

Já faz algum tempo que falo sobre um novo capitalismo, uma economia baseada no afeto!

Em função da pandemia apresento meu 4° livro, e agora palestra, num desejo de provocar a tomada de consciência para a necessidade, urgente e real, da retomada de processos coletivos e humanos, onde todos precisam entender que os problemas que temos, seja na economia, nos relacionamentos ou no meio ambiente, somente serão resolvidos por meio de uma ação cooperativa!

Então, se o caos que parecia distante se tornou real, como poderemos enxergar para além dele? Nesta palestra falaremos como a pandemia pode ser a grande chance que temos de mudar a nossa vida e a das pessoas que estão ao nosso lado e, pouco a pouco, a do mundo em que vivemos!

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

10 Dicas para Melhorar a Acessibilidade da sua Web App

Tatiane Aguirres Nogueira

De acordo com o IBGE, 6,7% da população tem algum tipo de deficiência, isso significa 14 milhões de usuários com necessidades especiais somente no Brasil. Prazos apertados, releases se aproximando e falta de conhecimento sobre as necessidades de usuários PcD nos fazem esquecer que ter uma aplicação acessível é imprescindível. Nesta apresentação, você aprenderá como solucionar isso desenvolvendo uma aplicação web acessível a partir de dez dicas e truques.

11:25 às 12:20

Uma web para todos: a importância do Front-end na difusão de uma internet acessível para todas as pessoas.

Isabel Mendes / Erick de Almeida Oliveira Riso / Tatiane Aguirres Nogueira / Gisely Lucas
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Road to Hooks: Engenharia e Produto evoluindo juntos

Pedro Neto

Nessa apresentação vamos discutir como podemos evoluir a engenharia e o produto de forma conjunta. Vou trazer alguns pontos de como fazemos isso aqui no iFood e apresentar exemplos de código e como ele foi evoluindo com o tempo. Falarei também sobre algumas práticas e processos do time de engenharia e nosso relacionamento com o time de produto para a construção de um backlog onde possamos evoluir nosso código sem comprometer o Roadmap do produto que estamos trabalhando.

14:40 às 15:15

O CMS distribuído e o futuro do gerenciamento de conteúdo

Preston So

É evidente que o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é simultaneamente um dos exemplos de software mais versáteis e difamados no nosso campo. Mas por que o CMS é uma ferramenta poderosa, e como tem transformado as maneiras de que colaboramos em conteúdo por meio de fluxos de trabalho diferenciados? Nesta análise honesta do passado, presente e futuro do CMS, mapeamos uma trajetória para a próxima geração de sistemas de gerenciamento de conteúdo frente à transformação digital.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Micro Frontends ? Hype ou não?

Raí Siqueira

Nos últimos anos vimos a hype dos backends monolitos serem quebrados em aplicações menores ? aka micro-serviços. Com a constante evolução do cenário de desenvolvimento frontend esse conceito de micro-serviços logo começou a chegar nas comunidades frontend, diversos frameworks e bibliotecas começaram a surgir, e a necessidade de ter times distintos com responsabilidades diferentes fez com que a comunidade pensasse se o conceito de de micro-serviços também poderia ser aplicado no desenvolvimento frontend. Nesta talk vamos falar um pouco do conceito de micro-frontends com exemplos e de como aplicar isso em nossas aplicações.

16:25 às 17:00

Design Systems: One For All

Bruno Lima

Imagina ter um único Design System que atende todos os frameworks e libs web! Esse é o objetivo do Stencil, utilizar os Web Components para atender todos os ecossistemas, independente de ser React, Vue, Angular ou vanilla ;)

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Mobile First & Media Queries: utilizando tecnologias para a criação de um PWA

Anderson Burnes / Janaina Machado Ferracini

Nesta palestra iremos abordar sobre a importância dos Media Queries, com conceitos e aplicabilidades no Mobile First dentro do desenvolvimento de projeto acadêmico com Progressive Web App. Saiba por que investir nessas tecnologias, por que elas merecem tanta atenção e as vantagens sobre o Design Responsivo.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha WEB / FRONT-END


Patrocinadores