TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Lounge DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE

Um espaço inclusivo e que promove a diversidade e acessibilidade
Compartilhando experiências para fomentar a vivência de real diversidade no ecossistema de tecnologia, além de promover mudança de atitude na forma como encaramos as deficiências em busca da expansão das boas práticas em acessibilidade.

Data

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020
a Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020

9h às 18h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass INSCREVA-SE

Palestras

Hora Conteúdo de Terça
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Mulheres e Tecnologia: Desafios e Inspirações

Marina Tachibana

Há mais de 20 anos atrás escolhi cursar Engenharia de Computação. Na minha turma de 90 alunos, havia somente 8 meninas. Ainda hoje, estes números não mudaram expressivamente. Neste talk pretendo abordar minha história, como cheguei à escolha de computação, como trilhei minha carreira e estudos, e principalmente no que me apoiei nos momentos difíceis. Gostaria de falar para as meninas o que eu gostaria de ter sabido há 20 anos atrás quando escolhi a computação.

11:25 às 12:00

Tinha que ser mulher...MESMO!

Graziella Pusinhol

Quem nunca ouviu ou falou a tão famigerada frase "Tinha que ser mulher?". Essa frase que traz o esteriótipo de mulher, como dona de casa, mãe, que não sabe dirigir, que não é "pai de família", que não sabe desenvolver, que não é agilista! Só que não! Saiba como decidi seguir com a carreira de TI, os desafios e como trilhei o meu caminho até aqui!

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

8 dicas cruciais de acessibilidade para tornar a internet mais inclusiva.

Sheila Barreto / Vinicius Ricieri

Abordaremos nesta palestra a importância da acessibilidade em plataformas digitais, bem como Benefícios trazidos para usuários com e sem deficiência. Demonstraremos, por meio de Exemplos obtidos em sites e aplicativos de grandes empresas das mais diversas áreas, alguns erros que impactam significativamente a usabilidade de uma grande parcela do público em geral e, claro, mostraremos simples correções que podem ser aplicadas a fim de tornar a internet cada vez mais acessível e inclusiva para todos.

14:55 às 15:30

WCAG 2.2 - O que deve vir por aí nas novas diretrizes de acessibilidade na Web?

Reinaldo Ferraz
O W3C publicou uma nova versão das Diretrizes de Acessibilidade na Web (ainda em Working Draft) no início de agosto. Essa versão apresenta algumas novas recomendações que podem (ou não) fazer parte da versão final do documento. O objetivo dessa palestra é apresentar e explicar cada uma dessas novas diretrizes e como elas se aplicam em projetos Web.
16:15 às 17:15

A importância de diversidade e inclusão nas empresas

Igor Caetano / Andreza Lolatto / Matheus Felipe Ferreira / Thienne Czizeweski
Painel Digital Trilha Diversidade
Hora Conteúdo de Quarta
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Das esquinas para os códigos

Luiza Araújo Vieira

Quantas travestis e pessoas trans você já viu trabalhando em um supermercado, em um escritório de advocacia, na gestão de uma equipe? Pessoas trans e travestis são, em sua maioria, invisíveis. Cerca de 90% das travestis e trans no Brasil trabalham com prostituição. Como podemos ajudar a mudar esse cenário? Como empresas perdem dinheiro por não se atentar a diversidade? Vamos juntos discutir esses e mais questionamentos tão vitais.

11:25 às 12:00

Meninas de Cyber Security

Solange Lima

Os esteriotipos associados a cibersegurança e a terminologia é muitas vezes associada a hackers, geeks e nerds (geralmente com conotação negativa na palavra).

"Todo mundo tem uma historia em que você é a unica mulher na sala e é convidada a tomar notas." disse priscilla Moriuchi, diretora da Recorded Future, uma empresa de inteligencia de ameaças ciberneticas de Boston.

O objetivo do teor da palestra é trocar ideias com homens e mulheres sobre o assunto de uma carreira tão desafiadora como essa, onde a representação feminina é tão baixa, sendo 11%.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

A importância da acessibilidade em plataformas digitais durante e pós-pandemia

Daniel Ribeiro Santiago de Oliveira / Alessandra Santos Prado

Nesta palestra falaremos sobre as vantagens e benefícios de possuirmos um site, um aplicativo ou um sistema acessível a todos, de modo que possamos atingir um maior público de pessoas com diversas necessidades especiais. Dessa maneira você ganha mais pessoas que podem consumir seu produto.

14:55 às 15:30

Acessibilidade não é só Voice-over

Lucas César Nogueira Fonseca

O tema de acessibilidade tem crescido muito no mundo do desenvolvimento mas está longe de ser ideal. Na maioria dos casos é levado em consideração apenas acessibilidade por voz, mas existem muitas formas de deixar o aplicativo mais acessível como paleta de cores para daltónicos, tamanho de fonte para pessoas com problemas de visão além dos acessos por voz.

Aqui vamos pôr a prova uma ferramenta que facilita a implementação de Server-Driven UI e como a ela pode impactar a forma como promovemos acessibilidade para os diferentes tipos de usuários.

16:15 às 17:15

Oportunidades de carreira na área de tecnologia para pessoas com deficiência

Leandro Hideo Fialho Horoi / Carla Patricia Patara Sousa / Tais Sabacianskis Teles / Noilson Ornelas Penha
Painel Digital Trilha Acessibilidade
Hora Conteúdo de Quinta
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Diversidade como estratégia - um olhar de negócio

Thienne Czizeweski

Indo além das necessidades sociais de justiça e equidade, estudos comprovam os benefícios de um ambiente de trabalho diverso quando pensamos em lucratividade. Viver a diversidade no ambiente de trabalho é um chamado urgente para o presente e futuro. Então, como identificar os caminhos para atuar com diversidade enquanto estratégia de negócio e não como ações pontuais?

11:25 às 12:00

Sororidade e empoderamento de mulheres através das comunidades

Vanessa Pedra

O que aprendi nesses 20 anos na área de TI e como líder do capítulo de São Paulo da comunidade Ladies That UX é que nós mulheres precisamos nos unir para conseguir nosso espaço dentro de áreas ainda predominantemente machistas, e as comunidades possuem um papel essencial nessa mudança, trocando experiência e nos fortalecendo nessa trajetória.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Principais barreiras de acessibilidade dos sites brasileiros e os desafios para eliminá-las

Simone Freire

Pesquisa recente do Movimento Web para Todos com BigData Corp e W3C Brasil mostrou que menos de 1% dos cerca de 14,65 milhões de sites ativos do país não estão preparados para a navegação de pessoas com deficiência. Conheça a situação de plataformas de e-commerce, corporativas, notícias, educacionais, entre outras. Saiba como os profissionais que desenvolvem canais digitais (devs, designers e conteudistas) podem mudar esse cenário e ajudar as organizações a atuarem de acordo com a lei.

14:55 às 15:30

Testando com usuários: Os desafios e as recompensas da pesquisa em acessibilidade mobile envolvendo pessoas com deficiência.

Marcelo Penha

Os aplicativos móveis estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, independente de idade e habilidades físicas e sensoriais. Todavia, grande parte das aplicações móveis ainda deixam a desejar em termos de acessibilidade, algo que vem sendo combatido a partir de inúmeras pesquisas na área.

Um dos grandes desafios dessas pesquisas está relacionado a execução de testes de usabilidade com usuários. Por outro lado, os resultados desses testes, usualmente, mostram que os esforços estão no caminho certo.

Diante desse quadro, essa palestra se propõe a passar para a comunidade um pouco dos desafios e recompensas proporcionados pela pesquisa envolvendo testes com pessoas com deficiência.

16:15 às 17:15

Diversidade na Tecnologia

Deise Santos de Oliveira / Maria Augusta torres / Vitor Martins / Noah Scheffel
Painel Digital Trilha Diversidade
Hora Conteúdo de Sexta
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Padawan She Force: empoderamento e inclusão das mulheres no mercado de tecnologia!

Perla Grassmann Cenci / Luisa Escobar

Não é novidade que o assunto diversidade tem sido colocado cada vez mais em foco pelas empresas, mas que ainda enfrentam dificuldades em executar ações concretas. A discussão sobre a participação das mulheres no mercado de tecnologia é necessária, mas é preciso ir além e focar em ações que nos permitam mudar esse cenário! Pensando nisso, a HBSIS/Ambev criou o programa de formação Padawan She Force, com foco em abrir as portas para dar a oportunidade às mulheres que queiram se tornar desenvolvedoras. Quer conhecer sobre essa iniciativa no detalhe? Vamos juntas

11:25 às 12:00

Chá de camomila para o comando e controle

Carlos Rosembergue dos Santos

Vivemos em um mundo corporativo onde o comando e controle ainda é muito presente. Trabalhar essa questão tem sido fundamental, afinal nem sempre o controlar demais é saudável e isso pode reprimir o melhor do seu profissional. Te convido a tomar um chá e mostrar os benefícios de trabalhar a colaboração dentro dos times na sua empresa. Bora lá acalmar o comando e controle com uma camomila?

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Aplicações dinâmicas com acessibilidade levada a sério.

Lucas César Nogueira Fonseca

O conceito de Server-Driven UI pode facilitar muito na hora de criar aplicações que precisam de conteúdos dinâmicos, muitos players tem colocado esse conceito a prova com resultados muito legais principalmente se tratando de testes de hipótese. Mas será que na hora de garantir que suas aplicações conseguem ser utilizadas por todos os tipos de usuários, principalmente no modo acessível, o conceito de Server-Driven UI ainda consegue se sair bem ?

Aqui vamos pôr a prova uma ferramenta que facilita a implementação de Server-Driven UI e como a ela pode impactar a forma como promovemos acessibilidade para os diferentes tipos de usuários.

14:55 às 15:30

Desenvolvimento Android Acessível: do código ao usuário.

Sandyara Peres

Nessa palestra voltada para entusiastas em desenvolvimento Android, vamos entender a acessibilidade que o sistema operacional pode fornecer bem como boas práticas no design das aplicações, em código assim como em testes manuais e automatizados.

16:15 às 17:15

Acessibilidade como estratégia de mercado para a sua marca

Thaís Cibim / Ana Clara Schneider / Simone Freire / luis eduardo de faria camilo / Maria Paula Vieira
Painel Digital Trilha Acessibilidade

Grade sujeita a alterações

Coordenação da Lounge DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE



Patrocinadores