TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ANDROID

Conheça o que há de mais moderno no desenvolvimento Android atual!

Após 10 anos de existência da plataforma Android, o que podemos esperar do futuro? Além disso, como podemos também aprender a construir aplicações excelentes e com muita qualidade?

Venha conhecer as melhores práticas de desenvolvimento Android disponíveis no mercado, além de novas ferramentas e soluções para a construção de aplicações para a plataforma!

Data

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Kanban Maturity Model: What is in it for me?

Teodora Bozheva
The new release of the Kanban Maturity Model is coming soon. Be the first one to learn from its co-author what is in it for you and your company. Find out what needs of Agile and Kanban practitioners it responds to. Understand what problems of project and service managers as well as business unit managers it resolves. Learn how to drive organizational change and achieve greater agility, resilience and better customer satisfaction. Develop your company's agility in an evolutionary manner.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Como implementar verificações de análise estática usando Lint para deixar seu código mais seguro

Guilherme Krzisch

O Android possui um conjunto de verificações de análise estática usando Lint, que são úteis no dia-a-dia da programação. Você sabia que há uma maneira fácil de aumentar esse conjunto, implementando suas próprias verificações customizadas?

Como esse assunto não é uma prática muito comum, nessa apresentação irei dar um visão geral de como implementar sua primeira verificação, e usar ela nos seus próprios projetos (e eventualmente compartilhar com a comunidade).

Como exemplo, irei implementar verificações no tratamento de exceções, e das suas diferenças entre Java e Kotlin. Iremos tentar endereçar essas diferenças, para chegar mais perto do nosso objetivo de ter um código seguro e robusto.

11:25 às 12:00

Robot Pattern - Escrevendo testes legíveis para minha aplicação Android.

Daivid Vasconcelos Leal

A palestra consistirá em apresentar para a audiência sobre o Robot Pattern. Partindo de um código pre existente a platéia terá a experiência de ver como refatorar um código "lagado" até chegar no padrão esperado pelo Robot Pattern. A aplicação do pattern será apresentada com exemplos para Testes Instrumentados.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Styles e Themes: conheça os aliados na construção dos SuperApps globais e multimarca da Natura &Co

Marcella Souza / Bianca Canezim Letti

Um design system pode ser definido como a fonte de verdade que agrupa todos os elementos que permitirão às equipes projetar, realizar e desenvolver a parte visual de um produto. A construção de um design system, por si só é um grande desafio, e os seus benefícios ainda são difíceis de serem entendidos por empresas. Poder dividir a experiência sobre a construção de um sistema que engloba todas as plataformas e marcas do maior grupo de beleza do Brasil, a Natura &Co, que é um dos maiores do mundo, pode agregar bastante valor para a comunidade.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Criando Androids mais inteligentes

Luiz Gustavo Martins

Nessa talk iremos falar sobre como usar Machine Learning em sua aplicação Android e quais ferramentas estão disponíveis para nos auxiliar nesta jornada e entregar a melhor experiência do usuário possível.

14:55 às 15:30

Automatizando Android Workflows com Github Actions

Ubiratan Soares

Para grandes projetos Android automação em CI pode ser tornar um GRANDE desafio : enquanto sabemos que os detalhes obscuros do mundo de Continuous Integrations não são o foco da maioria dos desenvolvedores (de funcionalidade) em geral, pipelines de CI sólidos e eficientes são um ?game changer? para equipes Mobile uma vez que eles permitem releases mais rápidos, ciclos de feedback menores e muito mais.

Nessa talks nós vamos aprender mais sobre Github Actions, uma nova solução de CI oferecida pelo Github. Nós vamos mergulhar nessa plataforma e aprender como todos os tipos de pipelines para Android podem ser automatizados com máxima performance.

15:35 às 16:10

MVI com Qualidade: Testando um App MVI

Renato de Olivio Corrêa

Venha nessa palestra ver como aumentar a qualidade da sua aplicação através de testes!
Utilizando JUnit & Mockito vamos implementar testes na nossa aplicação feita com MVI. Vamos não só tirar os testes unitários da sombra como os trazer para os dias de glória!

Jetpack Compose: a nova forma de implementar UI no Android

Nelson Glauber

O Jetpack Compose é o novo framework de UI do Android que permite criar interfaces gráficas de forma declarativa utilizando a linguagem Kotlin. Nessa apresentação veremos como dar os primeiros passos com esse framework, conhecer seus principais conceitos e entender como se preparar para essa mudança de paradigma na implementação do front-end de aplicações Android.

16:15 às 17:15

Desenvolvimento Android Moderno: o que podemos esperar?

Marcella Souza / Nelson Glauber / Bianca Canezim Letti / Ubiratan Soares
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Liberdade e Inovação: como ferramentas livres vao guiar a sua jornada como Desenvolvedor e Cientista de Dados

Gabriela de Queiroz
Como Cientista de Dados (ou aspirante a Cientista de Dados), ficamos perdidos com a quantidade de conhecimento que precisamos ter e adquirir. Todos os dias surge uma nova técnica, uma nova metodologia, um novo modelo. Nos últimos anos, por exemplo o Deep Learning se tornou um tema quente. Mas por onde podemos começar? E como podemos continuar nessa jornada? Onde podemos encontrar exemplos de códigos que funcionam e que podemos usar sem nos preocupar com a licença? Nesta palestra, vou demonstrar algumas das ferramentas que desenvolvemos na área de Data Science e Inteligência Artificial. Vale notar que todas as ferramentas estão disponíveis em código livre e tem o objetivo de simplificar a adoção de IA.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha ANDROID


Patrocinadores