TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha API

Estejam plugados nas novidades das APIs em tempos de transformações contínuas
As transformações se fazem de forma contínua e rápida nas empresas, prover APIs é a melhor maneira de unir Negócios, Tecnologia e Cliente. Vamos discutir na trilha importantes pontos do momento e que estão por vir no Gerenciamento Full Lifecycle de APIs.

Data

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Surviving and Thriving in the Human Economy

Fabiola Eyholzer
We all bring unique traits and qualities to our work. The ability to leverage these strengths will be the source for competitiveness and success going forward. However, transitioning from a Knowledge to a Human Economy has profound implications and requires an unequivocal commitment to human potential.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

APIs internas e externas: uma classificação simples que pode acelerar a adoção de suas APIs com menos atritos

Elemar Rodrigues Severo Júnior

APIs genéricas, construídas para atender tanto clientes internos quanto externos, costumam ser difíceis de usar e acabam criando dificuldades para a adoção e atritos na manutenção. Em um mundo em que APIs são cada vez mais importantes, reduzir barreiras é preocupação fundamental, tanto para o negócio quanto para os times técnicos. A classificação de APIs em "internas e externas" facilita consideravelmente o projeto e aumentam as chances de adequação a cada cenário de uso. Tudo isso, reduzindo inclusive os custos de manutenção. Eventualmente, mecanismos de mediação preenchem os gaps deixados entre as partes. Apresentamos o racional para separação de APIs em internas e externas com exemplos.

11:25 às 12:00

ScanAPI: Automatização de Testes de Integração para a sua API

Camila Maia

A ScanAPI é um framework de código aberto escrita em Python que possibilita a criação de testes de integração para REST APIs.

Através de um arquivo de configuração (YAML/JSON), você consegue implementar testes automatizados para os endpoints da sua API. O framework gera um relatório de execução dos testes que também pode ser utilizado como a própria documentação da API

Essa palestra visa mostrar um pouco do funcionamento da ScanAPI, como ela pode ajudar o seu time na sua arquitetura de micro serviços e discutir os próximos passos a serem seguidos

Link do projeto: https://github.com/scanapi/scanapi

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Escalando a governança de APIs com automação de processos de validação

Igor Emmanuel Silva Mendonça / Humberto Corrêa da Silva

A demanda por serviços digitais, torna a integração entre sistemas uma necessidade primária para atuação no mercado. Ferramentas de gestão de APIs são formas de suprir tal necessidade. Porém em cenários de grande escala de APIs, os times de governança, responsáveis por definir as diretrizes do ciclo de vida das APIs, são fortemente exigidos e se tornam gargalos no processo de entrega de valor. Para resolver esse problema, técnicas como Design Guide, aliadas a processos automatizados de validação, como pipelines CI/CD ou linters, podem ser usados para dar suporte e dinamismo a construção de contratos de APIs. Nesta palestra, vamos mostrar, na prática, como esse cenário pode ser implementado.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

HTTP/1, HTTP/2 e HTTP/3 - O passado, o presente e o futuro das APIs

Roan Brasil Monteiro / Otávio Santana

Muita gente continua utilizando REST em TODAS as integrações de API Microsserviços. Antigamente tudo se baseava em HTTP/1 (passado), mas hoje essa integração só é aceita em um determinado ponto da aplicação. Existem alternativas no presente que implementam HTTP/2 como gRPC ou até RSocket, que apesar de implementar TCP, WebSocket, Aeron, ele também implementa HTTP/2 com streams como protocolo de transporte. E existem alternativas nascendo para o futuro da API que é o HTTP/3. Afinal, o que vem por ai?

14:55 às 15:30

Como (não) derrubar suas APIs em testes de performance!

Flávio Pimenta

Os testes de performance em APIs muitas vezes negligenciados são importantes e podem fazer a empresa economizar muito em infraestrutura e na experiência de uso do cliente. Pretendo mostrar uma demo rápida com o locust que é uma ferramenta nova, escalável e que vem ganhando bastante adoção. Vou mostrar as principais dificuldades em realizar um teste de performance e como o Locust nos ajuda a resolvê-las.

15:35 às 16:10

Segurança em APIs RESTful

Thiago Lima

Cada vez mais o tema segurança ganha importância no mundo das APIs, seja por iniciativas como o Open Banking, ou pelo consumo de APIs públicas ter aumentado drasticamente nos últimos anos.

Nessa palestra vou apresentar os principais conceitos de segurança do mundo das APIs, desde autorização, métodos de autenticação, políticas de acesso, e até um guia de boas práticas.

16:15 às 17:15

API, segurança e mercado? Qual a realidade hoje e qual a ideia para o futuro?

Edgar Silva / Francisco Ribeiro / Ana Paula Simiqueli / Fabrício Castelar de Brito Alves / Thiago Lima
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Building Technical Communities The Wrong Way

Jono Bacon
In this new keynote from Jono Bacon, a leading community consultant and author, he will share a collection of anti-patterns of what not to do when building technical developer communities. From his experience working with companies including GitHub, Canonical, HackerOne, Mattermost, Digital Asset, and others, Jono will share a series of common and less common mistakes and show attendees how to invert those mistakes to build amazing technical communities. This will be an in-depth session with a lot of content.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha API


Patrocinadores