TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ARQUITETURA DE DADOS

Discutir e compartilhar experiências sobre arquitetura de dados RDBMS, NoSQL, BigData e tudo mais relacionado ao universo de dados!

Nos dias de hoje com a infinidade de tecnologias de armazenamento de dados disponíveis, é imprescindível que tenhamos uma arquitetura bem definida para tirarmos melhor proveito de nossas bases de dados.

Utilizar um conceito ou uma classe específica de banco de dados para uma ou outra aplicação dependendo do que ela se trata!

Data

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Kanban Maturity Model: What is in it for me?

Teodora Bozheva
The new release of the Kanban Maturity Model is coming soon. Be the first one to learn from its co-author what is in it for you and your company. Find out what needs of Agile and Kanban practitioners it responds to. Understand what problems of project and service managers as well as business unit managers it resolves. Learn how to drive organizational change and achieve greater agility, resilience and better customer satisfaction. Develop your company's agility in an evolutionary manner.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Introdução ao Azure Synapse Analytics.

SIDNEY CIRQUEIRA

Nessa sessão apresentarei uma introdução sobre o Azure Synapse Analytics, um serviço de análise ilimitado que reúne arquitetura de data warehousing corporativo, data lake e análise de Big Data com uma experiência unificada para ingerir, preparar, gerenciar e servir dados para necessidades imediatas de BI e aprendizado de máquina. Além de todas as novidades anunciadas no ultimo Microsoft Build 2020 já disponíveis para utilização no Microsoft Azure.

11:25 às 12:00

Desvendando a Equação = SQL Server + Docker + Ambiente de Produção

Rodrigo Crespi

Você colocaria seus bancos de dados SQL Server para rodar em Docker no ambiente de produção? Conheça toda a flexibilidade de entrega de um ambiente Docker rodando SQL Server. Veja como tirar proveito, esclareça suas dúvidas e conheça os mitos sobre SQL Server rodando em contêineres.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Arquitetando um processo similar a ETL orientado a eventos!

Flávio Pimenta

Para atender uma demanda de construir um processo que aparentemente se aproximava de um ETL para integrar dados com um CRM surgiu uma solução genérica de carga e envio de dados fazendo uso de event-sourcing e serverless! Além disso as cargas ainda tinham dependências de execução entre elas. Pretendo mostrar como foi o design e principais desafios desta solução que hoje integra mais de 5 milhões de registros diariamente e com um custo inferior a 1 dólar mensal!

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Mensageria com Kafka: manipulando dados em tempo real

Rodrigo Souza / Danilo Lima

Se algum dia você precisou criar um sistema de mensageria, sabe como o esforço pode ser grande para criar aplicações produtoras, consumidoras e também dashboards de gerenciamento. Aqui vamos mostrar como o ecossistema do Kafka abstrai boa parte da dificuldade, apresentando ferramentas plug and play para que você tenha, em pouco tempo, uma stream de eventos funcional. Com o Kafka Connect você importa dados rapidamente tanto de um bucket S3 da AWS, como de um índice do Elasticsearch, por exemplo, para que fiquem disponíveis para manipulação com o KSQL (tão simples quanto fazer um SELECT).

14:55 às 15:30

Data Lake: Bom, bonito e barato! Processando +20M produtos/dia sem sofrimento

Bruno Andrade Santos

O pessoal de engenharia de dados, está constantemente buscando otimizar 3 coisas: custos, velocidade e versatilidade. Nós encontramos uma arquitetura que atende bem esses requisitos, por um preço bem acessível.

15:35 às 16:10

NoSQL design pitfalls with Java

Otávio Santana

Non-relational databases have come with the promise of assisting software in the Big Data age, handling the challenges of variety, velocity, and volume that come with it. However, several points plague even the most experienced software architects: How do I migrate my data to NoSQL and which one? Where are the relationships? Should I use some ORM? The purpose of this talk is to answer all of these questions and provide some essential tips so that your NoSQL experience is not a disaster.

16:15 às 17:15

Como estruturar um processo de Arquitetura de Dados visando o Melhor Investimento X Cultura Data Driven X Segurança X Agilidade?

Pianel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Liberdade e Inovação: como ferramentas livres vao guiar a sua jornada como Desenvolvedor e Cientista de Dados

Gabriela de Queiroz
Como Cientista de Dados (ou aspirante a Cientista de Dados), ficamos perdidos com a quantidade de conhecimento que precisamos ter e adquirir. Todos os dias surge uma nova técnica, uma nova metodologia, um novo modelo. Nos últimos anos, por exemplo o Deep Learning se tornou um tema quente. Mas por onde podemos começar? E como podemos continuar nessa jornada? Onde podemos encontrar exemplos de códigos que funcionam e que podemos usar sem nos preocupar com a licença? Nesta palestra, vou demonstrar algumas das ferramentas que desenvolvemos na área de Data Science e Inteligência Artificial. Vale notar que todas as ferramentas estão disponíveis em código livre e tem o objetivo de simplificar a adoção de IA.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha ARQUITETURA DE DADOS


Patrocinadores