TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ARQUITETURA .NET

Software escalável, performático e resiliente sem complexidade

A arquitetura de um software consegue determinar se um software será evolutivo ou não, garantindo o seu crescimento sustentável, visto que quando desenhada de forma inadequada pode acarretar em complexidade acidental e atrasar ou limitar o desenvolvimento, resultando em esforço precoce com refactoring, ou ""um novo projeto legado"".

Nessa trilha falaremos sobre modelos de arquitetura distintas e estratégias de desenvolvimento para atender cenários distintos, cobrindo arquitetura emergente, microsserviços, containers, nuvens híbridas etc.

Data

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Protagonismo Humano na Era Digital®

Rodrigo Giaffredo
Tecnologias não são um fim em si mesmas. O traço comum das empresas mais competitivas da Era Digital, é a capacidade que possuem de criar o ambiente ideal para que a inteligência relacional dos profissionais flua, mirando sempre a alta performance. Procura-se gente sensível, criativa e empática, disposta a protagonizar a maior revolução nos negócios e na sociedade da nossa Era. Gente pronta para estabelecer o Protagonismo Humano na Era Digital®. Conhece alguém com esse potencial?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Implantando uma Arquitetura de Microsserviços com Alta Disponibilidade no Azure

André Dias

Nesta palestras vamos ver como combinar Azure Front Door, Application Gateway, API Management, Application Gateway Ingress Controller, Web Application Firewall, Azure Kubernetes Services, Azure Container Registry e CosmosDB em um cenário multi region para prover um arquitetura de microsserviços com alta disponibilidade.

11:25 às 12:00

Mensageria em .NET: quando utilizar RabbitMQ, Kafka, Azure Service Bus ou Azure Queue Storage?

Renato Groffe / Luiz Carlos Farias

Quando pensamos em mensageria temos inúmeras alternativas, levando-se em conta as várias tecnologias oferecidas no mercado e suas diferentes possibilidades...

Acompanhe esta apresentação e saiba como se beneficiar em .NET do uso de soluções de mensageria como Azure Queue Storage, Azure Service Bus, RabbitMQ e Apache Kafka em cenários envolvendo mensageria e microsserviços.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Vencendo os desafios de arquitetura distribuída com Azure DevOps, Kubernetes e DDD

Graziella Bonizi / Thiago Candido

Ao trabalhar com arquiteturas distribuídas, diversos desafios são introduzidos ao ciclo de vida do software. Definir bem os limites dos contextos, otimizar e assegurar a comunicação entre os componentes, prover alta disponibilidade aplicando estratégias de compensação para consistência, e garantir o funcionamento individual dos serviços são alguns dos desafios que podem ser vencidos aplicando princípios do Domain Driven Design aliados com a utilização adequada das plataformas envolvidas. Para demostrar isso, traremos um exemplo de implementação de uma solução distribuída de Carrinho de Compras com Azure DevOps, Kubernetes e RavenDB, entre outras tecnologias.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Orquestração e Coreografia de processos com Azure Functions

Gabriel Schmitt Kohlrausch

Sabe aquele processo de negócio que na hora de fazer a implementação vocês já sabe não vai ser uma simples Action de um Controller? Que vai ter que conversar com APIs de serviços externos! E que com toda certeza tem que rodar em background porque não temos certeza quanto tempo vai levar para terminar! Como Azure Functions podem nos ajudar neste cenário?

14:55 às 15:30

Testando seus testes com Stryker.NET

Robson Amorim

Escrever testes é uma boa forma de de garantir as funcionalidades do sistema. Nós escrevemos testes de acordo com os cenários que imaginamos e confiamos de que pensamos em todos.. Mas e se esquecemos de algum? Quem vai testar nossos testes? Nesta palestra vamos ver um pouco mais sobre testes mutantes com .NET utilizando o Stryker.NET

15:35 às 16:10

Observabilidade já ouviu falar? Use esse conceito em suas aplicações em .Net Core?

Fernando Mendes

Hoje com o crescimento do desenvolvimento com micro-serviços, a necessidade de se entender com precisão como observá-los, entender do que e o porquê os problemas podem ocorrer, é algo super importante, pois sabemos que os problemas podem acontecer.

16:15 às 17:15

Estamos entregando valor ou apenas complexidade em nossa arquitetura?

Graziella Bonizi / Giovanni Bassi / Thaise Medeiros / Elemar Rodrigues Severo Júnior
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Happy Hour #ZupNoTDC as 18:00

18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha ARQUITETURA .NET


Patrocinadores