TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DESIGN THINKING

Design Thinking e pessoas: conexões para impacto positivo

Design Thinking sempre teve a missão de conectar tecnologia com necessidades reais das pessoas. Hoje, mais do um discurso bonito, essa conexão humana já é pré-requisito básico para falarmos em inovação de verdade.

Nos últimos meses, nossas rotinas e comportamentos já passaram por mudanças bastante drásticas, trazendo a necessidade de reinvenção e de reflexão do que vai ficar desses comportamentos após a pandemia. Diversas empresas acabaram entrando em um processo de ?Transformação Digital Forçada?, no qual entender o comportamento e os anseios das pessoas vai ser peça chave para sobreviver e continuar gerando valor.

Com esta trilha queremos ajudar os nossos líderes a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática, envolver todas as esferas de atuação (setores público e privado), áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos, nos resultados e na sociedade.

Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas nas pessoas.

Aguardamos vocês nesta jornada onde juntos construímos o amadurecimento do Design Thinking frente nossos desafios de escalar em mundo de entrega contínua e onde cada vez mais precisamos gerar valor de verdade para as pessoas.

Data

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Kanban Maturity Model: What is in it for me?

Teodora Bozheva
The new release of the Kanban Maturity Model is coming soon. Be the first one to learn from its co-author what is in it for you and your company. Find out what needs of Agile and Kanban practitioners it responds to. Understand what problems of project and service managers as well as business unit managers it resolves. Learn how to drive organizational change and achieve greater agility, resilience and better customer satisfaction. Develop your company's agility in an evolutionary manner.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Design Thinking na transformação digital do setor elétrico: um Videowall para preservar a consciência situacional de usuários

Luma dos Santos Corrêa

Como potencializar a consciência situacional de usuários orientando suas decisões por design de dados? Esse foi o ponto de partida para a concepção do produto "IACOT" - uma solução de inteligência artificial que utiliza design para fornecer dados de apoio a tomada de decisão, de Operadores de uma sala de controle de Energia Elétrica. As pesquisas que guiaram o trabalho de Design foram conduzidas pelo processo de Design Thinking realizado pelo CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Nesta palestra queremos contar como inovamos pelo Design, acelerando a transformação digital do setor elétrico brasileiro com o case do primeiro Videowall dinâmico na visualização de dados.

11:25 às 12:00

Fast Design Sprint - uma abordagem 50% mais rápida.

Brunno Barranco

Que tal diminuir 50% o tempo que você gasta para rodar um Design Sprint? Conheça a metodologia criada por Brunno Barranco e duas especialistas e que já foi validada por mais de 120 startups no programa StartupSP do SEBRAE em 2019. Nessa palestra, Brunno vai mostrar cada uma das ferramentas utilizadas no construção de sua própria metodologia, pontuar questões de atenção e seus principais aprendizados. Prepara o bloco de notas por que será revelado o passo-a-passo para você sair fazendo!

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Validando oportunidades de Machine Learning com Design Sprint

Pedro Lelis / Mikaeri Ohana

Esse é um case real de como adaptamos e implementamos o método Design Sprint e de como este método tem nos auxiliado a impactar os negócios envolvendo oportunidades de Machine Learning.

A apresentação terá o seguinte roteiro: 1. Apresentar o método Design Sprint original (5 dias) e sua versão 2.0 (4 dias); 2. Discutir sobre as adaptações realizadas no método, a fim de considerar oportunidades de Machine Learning; 3. Dar exemplos de aplicações do método; 4. Finalmente, discutir como "modularizar" e "enxugar" o método, a fim de encaixar o sprint na agenda do cliente (1 ~ 4 dias).

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Como foi possível elevar a taxa de sucesso de conversão de clientes com o fechamento dos postos de atendimento na pandemia

Moisés Simões / Tadeu Sarmento

Ao assumirmos o desafio de desenvolver um chatbot inédito com foco em otimizar os processos de atendimento na esfera pública, não imaginávamos que esse projeto seria atropelado pela pandemia do Covid-19 e nos veríamos num momento de obrigação moral, onde a oportunidade de negócio também significava salvar vidas. Quando os postos de atendimentos foram fechados e serviços essenciais ainda não estavam preparados para serem automatizados, revisar o processo e enxergar uma nova forma de atender a população foi fundamental para que pudéssemos responder dentro da urgência que a situação necessitava. Queremos compartilhar nossas experiências em toda essa fase, mostrando os sucesso e aprendizados.

14:55 às 15:30

Usando um DT para mudar de gestão por entrega para gestão por resultados

Luis Renato dos Santos / THIAGO HIGA

Empresas tradicionais utilizam a gestão por entrega de projeto/funcionalidade para orientar os times de técnicas. O Design Thinking é uma ferramenta poderosa de co-criação e foco no consumidor. E também pode ser uma ferramenta poderosa para mudar essa visão da companhia de como acompanhar as entregas de um time: de feature para resultado.

15:35 às 16:10

Privacy by Design além do Design

Simone Solato

Por que após mais de 25 anos, da sua criação, o Privacy by Design se tornou tão importante e imprescindível na concepção de produtos e serviços? Abordaremos como aplicar a metodologia na concepção do produto/serviços, a usabilidade do usuário e o futuro da privacidade.

16:15 às 17:15

Design Thinking Online - verdade ou desafio

Cléo Cardinale / Brunno Barranco / Monica Bizzotto / Bruna Plentz
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Liberdade e Inovação: como ferramentas livres vao guiar a sua jornada como Desenvolvedor e Cientista de Dados

Gabriela de Queiroz
Como Cientista de Dados (ou aspirante a Cientista de Dados), ficamos perdidos com a quantidade de conhecimento que precisamos ter e adquirir. Todos os dias surge uma nova técnica, uma nova metodologia, um novo modelo. Nos últimos anos, por exemplo o Deep Learning se tornou um tema quente. Mas por onde podemos começar? E como podemos continuar nessa jornada? Onde podemos encontrar exemplos de códigos que funcionam e que podemos usar sem nos preocupar com a licença? Nesta palestra, vou demonstrar algumas das ferramentas que desenvolvemos na área de Data Science e Inteligência Artificial. Vale notar que todas as ferramentas estão disponíveis em código livre e tem o objetivo de simplificar a adoção de IA.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DESIGN THINKING


Patrocinadores