TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DEVOPS

Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a colaboração, comunicação e integração entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável.

Venha conhecer nesta trilha casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua carreira e empresa.

Data

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Software for Happiness - SW4:D

Marcio Namiki
"A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda humanidade" (Dr. Daisaku Ikeda) Numa era onde a humanidade global está sendo desafiada à sobrevivência e uma série de impactos sociais ainda serão observados, nós, da área de tecnologia, temos não somente uma situação privilegiada de empregos numa era de desemprego. Nós temos em mãos a oportunidade de potencializar a capacidade humana e escolhermos onde queremos injetar nossos talentos para virar este jogo em prol de todo o povo de uma nação! Se você já estava motivado a participar deste TDC, prepare-se para sair ainda mais inspirado com o que irá ouvir e para despertar um novo potencial em seu crescimento profissional, sua carreira e seu impacto social.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

De código estável a software estável, Implantando DevOps sem saber o que era DevOps

Jefferson Quesado Neto

DevOps é uma palavra da moda hoje em dia. Todo mundo quer DevOps. Agora, todo mundo precisa de DevOps? Acompanhe aqui a jornada de um programador recém formado das mudanças feitas em um contexto de desenvolvimento ancião e ultrapassado em direção a um desenvolvimento de melhor performance. Uma transição crítica desde o sistema de versão de código SVN para o Git, testes de diversas estratégias de ramificações e a parceria com nossos fornecedor TotalCross para migrar totalmente do Jenkins para o GitLab-CI para podermos versionar também a geração do executável. Tudo práticas que descobri no meio do caminho serem parte do caminho para DevOps

11:25 às 12:00

Canary Release - Chega de deploy big bang!

Gabriel Fava

Sua equipe pratica TDD? Não é TDD de testes mas sim o 'Tensão depois do deploy'? Se sim, talvez seja o momento de repensar o jeito que vocês fazem o release de novas versões da sua aplicação. Vamos descobrir juntos as metologias de release mais comuns, especialmente o Canary release, uma solução simples e que pode ser uma mão na roda na hora de entregar grandes mudanças em ambiente produtivos sem impactar negativamente demais o seu usuário. Bora nessa?

12:05 às 13:00

Warning! Cases de superação de falhas na promoção da cultura DevOps! Aqui vamos falar de: ambiente seguro, coragem, soft skills, excelência técnica e muitas conversas difíceis.

Junilson Souza
Painel Digital desta Trilha
13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Codacy, CodeClimate, Sonarqube e outras formas de garantir a qualidade e o padrão do seu software

Thiago Barradas

Ferramentas de análise de qualidade de código. Porque usar? como usar? como plantar a cultura e o padrão? qual a melhor? Nesse talk falaremos desses pontos e também sobre os benefícios, como garantir a qualidade e principalmente o padrão, falaremos também das ferramentas mais famosas Codacy, CodeClimate e Sonarqube, comparando sua aplicação nas diversas tecnologias, seja cloud ou on premise.

14:55 às 15:30

Times de plataforma: o estado-da-arte e da prática para acelerar a entrega contínua

Leonardo Leite

Como organizar as interações (humanas) entre devs e ops num contexto de entrega contínua? Em uma pesquisa com 46 pessoas, de 44 empresas, em 8 países, em meu doutorado na USP, identifiquei 4 estruturas organizacionais. Entre elas, destaca-se a que denominei de ?times de plataforma?: o time de infra passa a fornecer serviços altamente automatizados para empoderar os desenvolvedores, que por sua vez se tornam responsáveis pela operação de seus serviços. Apesar dos desafios, esse esquema contribui para um alto desempenho de entrega. Nesta palestra, você entenderá o que é um time de plataforma e suas consequências; somada à minha experiência no Serpro, discutirei essa abordagem para as empresas.

15:35 às 16:10

Banco de dados & Kubernetes: Database as a Service aonde você quiser

Denis Rosa

Desenvolvedores sempre esperaram que baco de dados funcionassem "out-of-the-box", mas históricamente o que acontece é exatamente o oposto. Nós até mesmo dedicamos uma pessoa especifica apenas para cuidar do banco, o famoso DBA.

Mas com a chegada do Kubernetes, StatefulSets e Operators muita coisa mudou. e começamos a avaliar como rodar o banco de dados em containers de forma viável. Nessa palestra você vai aprender as vantagens e desvantagens dessa abordagem, e ver ao vivo como fazer o deploy de um banco, como recuperar o sistema em caso de falha, como fazer o scale up /out com praticamente nenhuma intervenção manual.

16:15 às 16:35 Open Space

16:40 às 17:15

Automate daily tasks and reduce toils

Guillaume Falourd

Introduction to Ritchie, an automation tool to transform daily tasks into simple commands. This CLI uses tree decisions, allowing the community to create, store and share its own commands securely to execute any kind of automations (environment creation & configurations, scaffolds generator, access & secrets management, monitoring, and so on..

17:25 às 18:15

Keynote | Como Magalu escalou seu time de tecnologia de 2 para 1000+ CODERS para construir um sistema operacional para o varejo Brasileiro

Andre Fatala
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DEVOPS


Patrocinadores