TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DEVTEST

Porque qualidade é responsabilidade de todos

Dentro de um time de desenvolvimento todos os papéis são responsáveis pela entrega, portanto conhecer do negócio é peça chave desse processo.

Assim também se faz importante os membros de um time conhecerem tecnicamente o seu produto e como desenvolve-lo com maior qualidade.

O objetivo principal dessa trila é inserir o mindset de qualidade durante todo o processo de desenvolvimento, principalmente na parte técnica.

Data

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Software for Happiness - SW4:D

Marcio Namiki
"A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda humanidade" (Dr. Daisaku Ikeda) Numa era onde a humanidade global está sendo desafiada à sobrevivência e uma série de impactos sociais ainda serão observados, nós, da área de tecnologia, temos não somente uma situação privilegiada de empregos numa era de desemprego. Nós temos em mãos a oportunidade de potencializar a capacidade humana e escolhermos onde queremos injetar nossos talentos para virar este jogo em prol de todo o povo de uma nação! Se você já estava motivado a participar deste TDC, prepare-se para sair ainda mais inspirado com o que irá ouvir e para despertar um novo potencial em seu crescimento profissional, sua carreira e seu impacto social.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Lições aprendidas utilizando Cypress para testes frontend e backend

Samuel Lucas

Cypress é uma ferramenta para testes end-to-end, ui, componentes e unidade para aplicações web. Atualmente, é considerada uma das principais ferramentas de automação de testes não só por QA's mas também por desenvolvedores front-end. Venho utilizando o Cypress em alguns projetos, e nesta palestra irei compartilhar algumas lições aprendidas, dificuldades e aprendizados que obtive usando esta ferramenta para automação de testes frontend e backend.

11:25 às 12:00

Introdução a testes de propriedade com FSCheck

Arthur Fücher

Hoje é muito difundido teste de unidades, integração, aceitação. Porém pouco se fala sobre teste de propriedade, onde testamos propriedades do nosso código ao invés de testar a entrada e saída simplesmente. Um problema que temos é pensar em entradas que façam sentido para nossos testes, e qual a quantidade ideal? Será que pensamos em tudo? Como gerar diversas entradas sem deixar o teste complexo e longo? FSCheck é uma biblioteca que facilita a escrita testes de propriedade, com facilitadores para gerar diversas entradas e definir as propriedades a serem testadas.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Incluindo Testes de Performance em ambientes de integração continua

José Ernesto da Silva Barbosa / Fábio Araújo

Venha conosco saber mais sobre formas de planejar estratégias de execução de testes de performance em ambientes com integração contínua e descubra quais os benefícios desta abordagem.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Arquitetura para automação de testes - Patterns e boas práticas!

Bruno Lusa da Costa

Projetos de automação de testes podem dar muita dor de cabeça. Principalmente se seu projeto inevitavelmente se transformar em um monolito, onde não é possível executar testes, identificar problemas e dá até medo de tocar!

Então, qual a melhor forma de estruturar um projeto de automação utilizando Java? Quais práticas posso seguir para manter uma boa qualidade de código e uma manutenção simples? Posso aumentar a cobertura com menos código?

Neste talk busco compartilhar algumas boas práticas no desenvolvimento de testes automatizados onde o foco está na automação de API's utilizando Design Patterns, Clean Code, acoplamento, DRY e mais.

14:55 às 15:30

Quem vigia o vigilante

Ana Paula Genari Martin

Muito se fala sobre cobertura de código utilizando testes unitários, e o quanto a cobertura de código pode nos ajudar a encontrar bugs nas nossas aplicações. O objetivo dessa palestra é falarmos sobre mais uma técnica que pode nos ajudar a prevenir bugs e garantir que os nossos testes unitários realmente estão preparados para identificar as falhas no nosso código.

15:35 às 16:10

Integração da IA nos processos de QA & Testing

Rui Rodrigues

Utilizando linguagem natural na validação e verificação de aplicações com o apoio de aprendizado de máquina e inteligência artificial.

16:15 às 17:15

IA aplicado em Testes - você está preparado?

Calebe Bianchini / Fernando Favoretti / Márcio Maestrelo Funes / Rui Rodrigues
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Como Magalu escalou seu time de tecnologia de 2 para 1000+ CODERS para construir um sistema operacional para o varejo Brasileiro

Andre Fatala
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DEVTEST


Patrocinadores