TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha FLUTTER

Desenvolvimento multiplataforma com performance e qualidade

Estreando no TDC esse ano, Flutter é uma jovem framework cross-platform que vem conquistando cada vez mais visibilidade e adeptos pelo mundo; Sua linguagem de uso padrão é o Dart, também desenvolvida pela Google.

Flutter vem ganhando muito foco devido a sua incrivel performance e vem mostrando que é possível produzir aplicações para vários dispositivos utilizando uma única base de código.

Data

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Software for Happiness - SW4:D

Marcio Namiki
"A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda humanidade" (Dr. Daisaku Ikeda) Numa era onde a humanidade global está sendo desafiada à sobrevivência e uma série de impactos sociais ainda serão observados, nós, da área de tecnologia, temos não somente uma situação privilegiada de empregos numa era de desemprego. Nós temos em mãos a oportunidade de potencializar a capacidade humana e escolhermos onde queremos injetar nossos talentos para virar este jogo em prol de todo o povo de uma nação! Se você já estava motivado a participar deste TDC, prepare-se para sair ainda mais inspirado com o que irá ouvir e para despertar um novo potencial em seu crescimento profissional, sua carreira e seu impacto social.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Consumindo API em Flutter Utilizando o Dio

Toshi Ossada

O consumo de API (Application Programming Interface) é uma das funcionalidades mais comuns a serem desenvolvidas durante a produção de um aplicativo. Quem nunca precisou obter os dados de um usuário, carregar informações sobre produtos ou armazenar um comentário, por exemplo? O Dio é um cliente HTTP muito poderoso para Dart, ele suporta interceptores, download de arquivo, timeout, entre outras funcões. Nesta apresentação falaremos um pouco mais sobre ele

11:25 às 12:00

Interação com a plataforma em Flutter

Rully Alves

Nessa palestra, vamos falar sobre a escrita de código específico da plataforma, mostrando como utilizar recursos nativos como: bluetooth, permissões, camera e outros, além disso, vamos falar sobre o platform view e a forma como o Flutter nos permite exibir visualizações da platforma com o PlatformView.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Developer Experience no Nubank

Letticia Nicoli

Você já ouviu falar sobre Developer Experience? Entenda como provemos uma melhor experiência para as pessoas desenvolvedoras aqui no Nubank e possibilitamos que os times de produtos se concentrem no que é mais importante: liberar novas funcionalidades para nossos clientes, de maneira rápida, consistente e confiável.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Cubit, Freezed, Dartz a tríade perfeita!!!

Rodrigo Almeida Rahman

Trazendo o beneficio da programação funcional, com o poder do BLoC simplificando pelo Cubit e Turbinando os seus modelos e exceptions com Freezed. Vamos construir um código juntos para entender como essa tríade pode nos ajudar nos desenvolvimento de Apps com segurança e sem tryCatch.

14:55 às 15:30

Impulsionando a integridade da sua UI com Testes de Widget.

Kelven Galvão

A maior quantidade de código de uma aplicação mobile se concentra em telas, e é nosso dever como desenvolvedor, garantir que nossa UI esteja coberta de testes e dá para ter essa cobertura de testes de uma maneira barata com o Testes de Widget.

15:35 às 16:10

Automation tests for Flutter

Monica Cachoni

Writing automated tests can be a challenging task by the particularity of this kind of coding. If your plan is to use it inside a Devops software development process, which uses intensively automation, both for testing and infrastructure as a code, it?s importantto make tests run fast and reliable. In this talk we would like to show you how we write the tests in flutter, the challenges we encounter and how we use the BDD methodology to achieve a good level of quality for the application we were developing.

16:15 às 17:15
17:25 às 18:15

Keynote | Como Magalu escalou seu time de tecnologia de 2 para 1000+ CODERS para construir um sistema operacional para o varejo Brasileiro

Andre Fatala
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha FLUTTER


Patrocinadores