TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha GO

O futuro é agora

Desenvolvida pelo Google em 2009 para resolver problemas de escalabilidade, concorrência e produtividade, a linguagem Go é ideal para criação de aplicações que necessitam de alto desempenho.

Trazendo novos paradigmas e simplicidade à programação, Go reúne robustez, velocidade e versatilidade. Estas características facilitaram a adoção da linguagem, fazendo dela uma das mais queridas e desejadas do mercado de desenvolvimento.

O objetivo da trilha é apresentar casos de uso e conceitos que tornaram Go uma linguagem tão querida. Tenha o privilégio de conhecer uma das linguagens que mais cresce no mundo.

Data

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Kanban Maturity Model: What is in it for me?

Teodora Bozheva
The new release of the Kanban Maturity Model is coming soon. Be the first one to learn from its co-author what is in it for you and your company. Find out what needs of Agile and Kanban practitioners it responds to. Understand what problems of project and service managers as well as business unit managers it resolves. Learn how to drive organizational change and achieve greater agility, resilience and better customer satisfaction. Develop your company's agility in an evolutionary manner.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Concorrência em Go: O que são as Goroutines e como elas funcionam

Matheus Felisberto

Dividir para conquistar é uma técnica comum na Ciência da Computação. Nessa palestra você entenderá quais as estratégias utilizadas pela linguagem para lidar com códigos concorrentes de forma simples e eficiente.

11:25 às 12:00

Go & linters

Camila Macedo

Nesta apresentação vamos falar sobre da importância e vantagens de utilizar um analisador sintático (linter) em testes de integração contínua nos seus projetos em GO

Também vamos fazer uma breve introdução ao golangci-lint e mostrar alguns casos de sucesso tais como; Kubebuilder e Controller-Runtime que fazem parte da organização Kubernetes e Operator-SDK por exemplo.

12:05 às 13:00

Comunidade e mercado de trabalho

Bianca Rosa de Mendonça / Erika Carvalho / Thiago Avelino
Painel Digital desta Trilha
13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Usei Go pra gastar menos com roupas

Igor Luiz Halfeld

Escrevi um bot que roda diariamente, e procura por promoções nos sites Riachuelo, Renner, Hering e sempre que encontra me manda no telegram já com o link para a compra. O bot foi feito em Golang, e na palestra quero mostrar o processo que levei para fazer e como algumas automações podem ajudar no nosso dia-a-dia. Vou passar por conceitos da linguagem também!

14:55 às 15:30

Hello Generics

Alex Rios

Generics em Go em breve será uma realidade. O que esperar dessa mudança? Nessa talk vamos analisar os ganhos que podemos ter com essa nova feature.

15:35 às 16:10

Diversão com Go e Estruturas de dados probabilisticas

Gleicon Moraes

Nesta palestra vou falar sobre como uso estruturas de dados probabilisticas, que fornecem aproximações para problemas de escala em troca de precisão. As estruturas que vou usar como exemplo serão hyperloglog para contadores e cuckoo filter para conjuntos. Go é usado como parte de pipelines que consomem volume alto de dados. Também é usado como frente para coleta de eventos em escala. Outros softwares como Elasticsearch e Cassandra usam estas estruturas para performance e escala. O exemplo usado vai ser um servidor de Redis e que internamente usa estas estruturas. O código é simples e o objetivo é ajudar as pessoas a terem mais uma ferramenta a disposição para seu dia a dia.

16:15 às 16:35 Open Space

16:40 às 17:15

Frete vs Black Friday

Jéssica Pauli de Castro Bonson

A Black Friday estava chegando, e sabíamos que a nossa API de frete não ia dar conta dos milhões de acessos que receberia. Decidimos refazê-la do zero usando Go e serverless. Foi um sucesso. Nessa palestra eu apresentarei a arquitetura para cálculo de frete que construímos no Olist.

O Olist é uma empresa que permite que logistas e marcas vendam seus produtos nos grandes e-commerces brasileiros, e possui uma arquitetura robusta com mais de uma centena de microserviços.

17:25 às 18:15

Keynote | Liberdade e Inovação: como ferramentas livres vao guiar a sua jornada como Desenvolvedor e Cientista de Dados

Gabriela de Queiroz
Como Cientista de Dados (ou aspirante a Cientista de Dados), ficamos perdidos com a quantidade de conhecimento que precisamos ter e adquirir. Todos os dias surge uma nova técnica, uma nova metodologia, um novo modelo. Nos últimos anos, por exemplo o Deep Learning se tornou um tema quente. Mas por onde podemos começar? E como podemos continuar nessa jornada? Onde podemos encontrar exemplos de códigos que funcionam e que podemos usar sem nos preocupar com a licença? Nesta palestra, vou demonstrar algumas das ferramentas que desenvolvemos na área de Data Science e Inteligência Artificial. Vale notar que todas as ferramentas estão disponíveis em código livre e tem o objetivo de simplificar a adoção de IA.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha GO


Patrocinadores