TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Desbravando a IA e seus superpoderes
Inteligência artificial é um grande campo de pesquisa que engloba vários áreas como machine learning, sistemas especialista, robótica, visão computacional, processamento de linguagem natural e processos automatizados. E por ser uma área ampla, vem crescendo cada vez mais e na trilha iremos discutir seus avanços, novidades e como podemos nos adaptar e trabalhar em uma das área mais inovadoras.

Data

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Protagonismo Humano na Era Digital®

Rodrigo Giaffredo
Tecnologias não são um fim em si mesmas. O traço comum das empresas mais competitivas da Era Digital, é a capacidade que possuem de criar o ambiente ideal para que a inteligência relacional dos profissionais flua, mirando sempre a alta performance. Procura-se gente sensível, criativa e empática, disposta a protagonizar a maior revolução nos negócios e na sociedade da nossa Era. Gente pronta para estabelecer o Protagonismo Humano na Era Digital®. Conhece alguém com esse potencial?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Elementos da experiência do usuário em inteligência artificial

Patricia Prado

Aplicação de inteligência artificial em serviços de segurança pública. Para o desenvolvimento da solução diversas etapas foram estudadas construidas e validadas, como captura dos atendimentos a clusterização dos temas, o ensino da máquina para realizar os atendimentos, entre outros. O objetivo dessa apresentação é sensibilizar da importância de considerar o ser humano no treinamento da máquina e mostrar os resultados obtidos por meio dessa abordagem.

11:25 às 12:00

A Maldição da Dimensionalidade: como selecionar características em problemas complexos?

Felipe G S Teodoro

Embora possa parecer nome de filme de piratas, a maldição da dimensionalidade é um problema real e muito comum em problemas de Inteligência Artificial e Machine Learning. Sabemos que nem sempre é possível recorrermos ao uso de técnicas de Deep Learning para extrair e selecionar características, mas então como fazer seleção de características em problemas de alta dimensionalidade, quando temos um conjunto muito grande de características? Nesta palestra veremos um grupo de heurísticas como Algoritmos Genéticos Otimização de Enxame de Partículas aplicados a seleção de características em 2 cases: uma ferramenta de disgnósticos para paralisia facial e biometria com uso de Eletrocardiograma.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Interpretabilidade em Deep Learning utilizando Grad-Cam: entendendo as predições do seu modelo

Suzana Viana Mota / João Pedro Lanzarini Lopes

Frequentemente, ouvimos que as redes neurais CNN, são um algoritmo de caixa preta: oferecemos um dataset de input, desenvolvemos o modelo e as predições são realizadas. No entando, é importante entender quais características da imagem são determinantes na predição do modelo, com o Grad-Cam isso é possível. Demonstraremos como o Grad-Cam pode ser utilizado para visualizar os mapas de ativação do modelo em cada imagem utilizada na predição, assim podemos ter mais confiança nas predições, evitamos possíveis vieses e podemos tomar decisões com melhores embasamentos, dessa forma, é possível aumentar a produtividade do nosso pipeline de treinamento e desenvolver melhores datasets.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Como respondemos a pergunta de 1,5 milhão de reais

Douglas Nunes de Oliveira / Dauberson Mól

Horas antes da final do Big Brother Brasil 20 a STILINGUE já havia previsto o vencedor, mas como será que nós descobrimos isso? Será que tinha algum infiltrado amigo do Boninho ou decidimos na sorte e fizemos um mutirão para votar na Thelma? Não! Isso foi possível através da análise automática de milhões de publicações, da utilização de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina com ajuda de uma plataforma Made in Brazil. Nessa palestra abriremos o jogo e contaremos tudo, quais dados usamos, características extraídas, técnicas e dificuldades ao longo do projeto. Vem ver a aplicabilidade de IA em um dos cases de marketing com maior sucesso dos últimos tempos da nossa empresa.

14:55 às 15:30

Uma aplicação de Inteligência Artificial em estudos pré-clínicos de medicamentos anti-depressivos..

Thiago Matias Martins

Este ano encontramos uma grande demanda para descoberta e desenvolvimento de novos remédios e vacinas. O que a inteligência artificial pode contribuir nesse processo? Um projeto real sobre a aplicação de um conjunto de técnicas de inteligência artificial, com processamento de imagem e ciência de dados, para a padronização de testes realizados com camundongos para estudos de anti-depressivos. Mostrando desafios e soluções usadas com inteligência artificial para padronizar interpretações humanas.

15:35 às 16:10

Detecção de lesões pulmonares em imagens de tomografia computadorizada

Fernanda Wanderley

Visão computacional tem sido frequentemente utilizada na extração de conhecimentos a partir de imagens médicas, seja no auxílio ao diagnóstico, seja na triagem de pacientes. A tomografia computadorizada é um exame que, tal que o raio-x, utiliza radiação para produzir uma série de imagens de uma determinada parte do corpo. No caso do tórax, frequentemente é indicado para detectar presença de tumores e suas evoluções. Nesta apresentação você poderá entender como é obtida e como é feito o processamento de uma imagem de tomografia computadorizada. Além disso, será apresentado um modelo de detecção de lesões utilizando uma Rede Neural Convolucional.

16:15 às 17:15

A evolução da inteligência artificial: o que vem a seguir?

Pâmela Marinho Rezende / Carla Vieira / Vinicius Caridá / Estevão Uyrá
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Happy Hour #ZupNoTDC as 18:00

18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Patrocinadores