TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha INTERNET DAS COISAS

Que tal se conectar ao novo futuro? Conheça hoje a Internet das Coisas da sua vida do amanhã
Internet das coisas é um conceito tão disruptivo, que em breve, não será mais necessário falar que uma coisa tem conexão à internet, será algo tão normal, que deixará de fazer sentido ressaltar essa conexão. Hoje, por conta da pandemia, também temos visto o quanto um mundo conectado nos permite reinventar a nossa forma de trabalhar e se relacionar. Venha entender como o IoT já vem colaborando com a nossa nova realidade e o que ainda está por vir.

Data

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Software for Happiness - SW4:D

Marcio Namiki
"A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda humanidade" (Dr. Daisaku Ikeda) Numa era onde a humanidade global está sendo desafiada à sobrevivência e uma série de impactos sociais ainda serão observados, nós, da área de tecnologia, temos não somente uma situação privilegiada de empregos numa era de desemprego. Nós temos em mãos a oportunidade de potencializar a capacidade humana e escolhermos onde queremos injetar nossos talentos para virar este jogo em prol de todo o povo de uma nação! Se você já estava motivado a participar deste TDC, prepare-se para sair ainda mais inspirado com o que irá ouvir e para despertar um novo potencial em seu crescimento profissional, sua carreira e seu impacto social.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Prototipando uma solução completa de IoT com tecnologias de custo zero: uma abordagem para novatos

Andre Luiz Maciel Santana

Nesta palestra são abordados os conceitos fundamentais de Internet das Coisas com a apresentação de ferramentas gratuitas para a prototipação de soluções IoT. Ainda, são abordadas ferramentas e estratégias para validar o comportamento de captura de dados, com sensores (com TinkerCad), o envio de dados para um CloudService (ThingSpeak) e o uso de atuadores que operem, com base no consumo destas informações.

11:25 às 12:00

Quais são os verdadeiros desafios da IoT no Brasil?

Eronides da Silva Neto

Ainda em 2017, o BNDES lançou o estudo ?Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil?. Neste documento foram destacados as quatro verticais (grandes áreas) que a IoT iria se desenvolver, ou se destacar, no Brasil. Passado quase quatro anos, esta palestra aborda uma paralelo do atual desenvolvimento tecnológico no país e quais principais tipos de soluções de objetos conectados foram desenvolvidos no Brasil. A palestra conta com uma breve apresentação das áreas e atual estado de tecnologias de conectividade e desenvolvimento para IoT.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Conectando seu carro na Internet e adicionando um assistente de voz

Vinicius Senger

Nesta palestra vou mostrar na prática como conectei minha Kombi na Internet para ler os dados em tempo-real do OBD2 e obter informações super valiosas que são acumuladas em um computador de bordo e enviadas para a nuvem quando encontra conectividade. Além disso a Kombi também tem embarcado um dispositvo Alexa com um skill que permite você interagir com o carro por voz e perguntar por exemplo, quanto tempo falta para trocar o óleo ou quando foi a última troca. A palestra será feita de dentro da Kombi!

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Os riscos da utilização da IoT na saúde, uma visão da ciência

Erika Kinjo

Vou compartilhar meu contato inicial com a pesquisa de IoT aplicada na área da saúde. Como o tema da Internet das coisas na área da saúde é abordado nos artigos científicos? Quais os principais os riscos associados ? Os resultados podem ou são aplicados na prática?

14:55 às 15:30

iOT e interfaces Hand Free para o mundo atual e pós-Corona vírus

Mauro Pichiliani

No mundo atual que estamos vivendo é notória a preocupação com o toque em qualquer tipo de superfície (ou mesmo entre pessoas) devido à possibilidade de contaminação. Com base neste contexto, esta palestra vai apresentar algumas soluções de iOT e interfaces hands-free tradicionais e novas onde não é preciso o contato físicos em superfícies com as mão e dedos para a utilização de sistema computacionais e outros elementos tais como botões, maçanetas e até ralos.

15:35 às 16:10

Ferramentas para Hardware Hacking

Julio Della Flora

A palestra busca apresentar ferramentas para pesquisa em hardware hacking, pentest em embarcados e atividades de Red Team. Objetiva extrapolar ferramentas empacotadas e apresentar possibilidades de baixo custo feitas pelo próprio pesquisador ou adquiridas. Veremos nessa apresentação hacker tools como bus pirate, goodfet42, the shikra e seus equivalentes. Possibilidades para extração de memórias em dispositivos embarcados, interfaces jtag de baixo custo, rádio definido por software, rfid, CAN, sniffing de BLE entre outras técnicas incorporadas à segurança ofensiva. Por fim uma pequena lista de dispositivos será apresentada aos ouvintes que buscam iniciar nessa área.

16:15 às 17:15

O que você sempre quis saber sobre IoT e não teve para quem perguntar

Alessandro Cunha / Sergio Polimante
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Como Magalu escalou seu time de tecnologia de 2 para 1000+ CODERS para construir um sistema operacional para o varejo Brasileiro

Andre Fatala
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha INTERNET DAS COISAS


Patrocinadores