TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS

O maravilhoso mundo mágico da Apple.
Fique por dentro das últimas novidades do ecossistema Apple em suas plataformas iOS, tvOS, watchOS e macOS. Aprenda e compartilhe com a comunidade sobre as novas versões dos sistemas, abordando novas ferramentas, tendências e muito mais. Tudo para você se tornar um desenvolvedor de elite!

Data

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Surviving and Thriving in the Human Economy

Fabiola Eyholzer
We all bring unique traits and qualities to our work. The ability to leverage these strengths will be the source for competitiveness and success going forward. However, transitioning from a Knowledge to a Human Economy has profound implications and requires an unequivocal commitment to human potential.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Tests mobile para IOS muito além do convencional

Natali Cabral

A proposta dessa talk é apresentar a todos o meu papel como o agente de qualidade dentro de um time ágil devemos pensar fora da caixinha quando o assunto é testes em geral, mas principalmente em mobile com suas grandes diversidades e características em especifico IOS pretendo apresentar desde testes manuais com ferramentas para melhores praticas à testes automatizados como um guia rápido e apresentar uma poc de automação utilizando appium, cucumber e selenium webdriver (ruby) .

11:25 às 12:00

Monorepo e microfeatures: o que nem todo mundo te conta...

Yasmin Benatti

A popularidade dos monorepos e microfrontends têm aumentado na comunidade de desenvolvimento. O lado positivo desses conceitos é amplamente compartilhado, já as dificuldades nem tanto. É por isso que essa palestra tem como objetivo apresentar os resultados da utilização de Buck e microfeatures no aplicativo do iFood há pouco mais de um ano. Com 35 desenvolvedores e centenas de módulos, pode ter certeza que temos muito para compartilhar.

O novo velho widget do iOS 14

Victoria Andressa Faria

No WWDC 2020, a Apple anunciou a atualização do iOS 14, trazendo várias novidades. Um dos destaques foi as repaginações na tela inicial com os Widgets. Apesar de existirem a um bom tempo, os widgets prometem transformar a experiência do usuário e tornar esses elementos em componentes inteligentes. Nesta talk, irei abordar o que são os widgets, porque cria-los e como podemos construir facilmente para multiplataforma usando toda a capacidade do WidgetKit.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Acessibilidade: do design ao desenvolvimento

Milena Pauli Gomes / Maria Eduarda Casanova Nascimento

Cerca de 1 a cada 7 pessoas no mundo tem alguma deficiência, visto isso, planejar com a acessibilidade em mente desde o início do projeto é essencial para que sua interface seja utilizável por todos. Pensando nisso, apresentaremos um Guia Prático baseado no Human Interface Guidelines. Evidenciaremos features e tecnologias que tornam as interfaces acessíveis, abordando boas práticas nas escolhas de design e sua aplicação prática em código. Se você se interessa por acessibilidade e quer saber como começar a aplicar em seus projetos venha se juntar a nós.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Gestão de memória em iOS e descobertas de Leaks

Renata Faria Gomes

Imagine que seu app está rodando e de repente ele quebra em tempo de execução? ?Erro de memória?. Você não sabe o que fazer, como consertar. E agora?? Você já ouviu falar em memory leak? Por que isso importa? Como descobrir se seu app tem isso? Se você tem essas dúvidas então essa talk é pra você: gerencia de memória é muito importante e é mais fácil do que parece! Tópicos: 1- Ciclo de vida de uma referência | 2- Contagem de referencia (ARC) |3-Ciclo de Referências | 4- Tipos de referência: strong, weak e unowned | 5- Mas e na vida real?| 6- Encontrando leaks com o Xcode | 7- Encontrando leaks com o Instruments

14:55 às 15:30

SwiftUI no mundo real

Txai Wieser

Nessa talk quero falar um pouco sobre a experiencia de usar SwiftUI em contextos reais no Brasil e como revolucionou o jeito que nosso time desenvolvia.

Além dessa parte mais filosófica, quero mostrar nossos aprendizados em termos técnicos, as ferramentas, arquiteturas e padrões que utilizamos e um pouco sobre o modo de pensar em SwiftUI.

Trarei exemplos práticos do nosso aplicativo e como resolvemos.

15:35 às 16:10

Como testar meu Swift e meu UI

Paulo Henrique Santos / Vitor Ferraz Varela

Hoje todo mundo está empolgado com a nova tecnologia desenvolvida pela Apple para construções de Views SwiftUI e como toda nova tecnologia quando surge gera diversas dúvidas, nesta palestra responderemos uma delas: Como testar aplicativos desenvolvidos com SwiftUI?

16:15 às 17:15

Uma conversa sincera sobre o dia a dia de uma pessoa desenvolvedora iOS

Aline Borges / Betina Farias / Victor dos Santos Melo / Wagner Assis / Txai Wieser
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Building Technical Communities The Wrong Way

Jono Bacon
In this new keynote from Jono Bacon, a leading community consultant and author, he will share a collection of anti-patterns of what not to do when building technical developer communities. From his experience working with companies including GitHub, Canonical, HackerOne, Mattermost, Digital Asset, and others, Jono will share a series of common and less common mistakes and show attendees how to invert those mistakes to build amazing technical communities. This will be an in-depth session with a lot of content.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha iOS


Patrocinadores