TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JAVA

Venham conhecer as principais novidades e funcionalidades da linguagem e da plataforma Java que esse ano completou 25 anos!!

Desde quando surgiu até os dias atuais, a comunidade brasileira acompanha a evolução do ecossistema Java.

O uso dos paradigmas reativos e funcionais, novas bibliotecas e features a cada nova versão, microsserviços e cloud native são temas cada vez mais consolidados no ecossitema Java.

Este ano ela completa 25 anos!!

Vamos falar sobre cases, novidades, boas práticas e outros fatores que ajudam o Java ser cada vez mais utilizado e que foram determinantes para que seja uma das linguagens mais utilizadas.

Data

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Software for Happiness - SW4:D

Marcio Namiki
"A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda humanidade" (Dr. Daisaku Ikeda) Numa era onde a humanidade global está sendo desafiada à sobrevivência e uma série de impactos sociais ainda serão observados, nós, da área de tecnologia, temos não somente uma situação privilegiada de empregos numa era de desemprego. Nós temos em mãos a oportunidade de potencializar a capacidade humana e escolhermos onde queremos injetar nossos talentos para virar este jogo em prol de todo o povo de uma nação! Se você já estava motivado a participar deste TDC, prepare-se para sair ainda mais inspirado com o que irá ouvir e para despertar um novo potencial em seu crescimento profissional, sua carreira e seu impacto social.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

QUARKUS: The Joy of Developing

Mario Rezende

Desenvolver uma aplicação exige muito tempo dedicado a programar e testar as regras de negocio na maquinha do Desenvolvedor. Este período em que a aplicação fica "morando" em nossas maquinhas, pode ser muito agradável ou (as vezes) até traumatizante. Nesta palestra quero expor algumas funcionalidades que QUARKUS oferece para tornar o dia-a-dia do Desenvolvedor muito mais agradável.

11:25 às 12:00

Programação Reativa com Java: Primeiros passos com WebFlux

Kamila de Fátima Santos Oliveira
Vamos falar sobre os princípios da programação reativa e como o Java foi evoluindo desde a orientação a objetos, os conceitos de programação funcional que começaram a vir com o Java 8 e como isso encaminhou para o surgimento do webflux. Ainda veremos um exemplo de uma API com Spring webflux utilizando a library reactor e o servidor assíncrono netty.
12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Java 14: 5 Novidades que você tem que saber!

Edson Yanaga

Java já está na versão 14, mas você ainda está usando Java 8? Quer saber o que está você está perdendo? Se você quer respostas para essa e muitas outras perguntas, não perca esta palestra sobre cinco novas funcionalidades do Java 14 que vão melhorar muito o seu código.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Clean Code com Features do Java 8 a Java 14

Roan Brasil Monteiro / Paula Santana

Vejo que muitas pessoas utilizando do Java 8 ao 14 em suas empresas, mas quando olhamos mais de perto, as features utilizadas continuam sendo antigas mesmo eles utilizando as versões mais recentes do Java. Poucos se arriscam em utilizar a forma Declarativa de uma maneira mais elegante, em utilizar um código menos verboso, em estruturar suas classes e interfaces com features que deixam seu código mais estruturado, utilizando o SOLID, etc. Aqui busco apresentar melhor práticas de Clean Code utilizando algumas das features novas do Java, ajudando as pessoas a ter um código mais limpo e utilizando as features dos Java lançadas recentemente.

14:55 às 15:30

Rastreamento em aplicações Cloud-Native: Do Stack trace até o Opentracing

Rafael Benevides

Nós, desenvolvedores, estávamos acostumados a depurar a execução de uma aplicação uma Thread por vez. Entretanto, com o advento das arquiteturas orientadas a micro-serviços, o que costumava ser apenas uma pilha de execução em uma única máquina, passou a ser de várias pilhas de execução espalhadas por diversos computadores. Venha para esta sessão e veja como funciona, e como fazer um tracing distribuído da sua aplicação utilizando Jaeger com o Opentracing. E se você quiser automatizar a depuração utilizando técnicas de Service-mesh com Istio, esta sessão também é para você.

15:35 às 16:10

Spring 2.3 - Você deve atualizar sua versão!!

Vinicius Soares / Cléber da Silveira

Em maio de 2020 foi anunciado a release do springboot que contém muitas melhorias em relação a performance e bug fixes. A principal melhoria diz respeito a nova feature de containerização da aplicação onde você poderá trabalhar com uma melhor tranquilidade com as layers do docker economizando em tempo de build e espaço em disco.

16:15 às 17:15

Carreira Java: o novo normal

Bruno Souza / Michelli Britto / Loiane Groner / Julio Machado Faerman
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Como Magalu escalou seu time de tecnologia de 2 para 1000+ CODERS para construir um sistema operacional para o varejo Brasileiro

Andre Fatala
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha JAVA


Patrocinadores