TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JAVASCRIPT

Venha aprender, se atualizar e obter mais conhecimento em uma das linguagem mais conhecidas e utilizadas na web: JavaScript

JavaScript é a única linguagem presente ao mesmo tempo no browser, servidor, desktop e mobile. Uma linguagem dinâmica, que possibilita o uso de orientação a objeto e uso de conceitos de linguagens funcionais ao mesmo tempo, permitindo assim um grande leque de possibilidades e diversão. É a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups que estão apenas engatinhando até grandes empresas como Google e Facebook.

A plataforma não só amadureceu rapidamente pelo apoio e suporte da comunidade, como se tornou a principal opção para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações.

Descubra o que há de mais inovador nesse ecossistema e como ele pode te ajudar no desempenho e produtividade na sua carreira e na sua empresa.

Data

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Software for Happiness - SW4:D

Marcio Namiki
"A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda humanidade" (Dr. Daisaku Ikeda) Numa era onde a humanidade global está sendo desafiada à sobrevivência e uma série de impactos sociais ainda serão observados, nós, da área de tecnologia, temos não somente uma situação privilegiada de empregos numa era de desemprego. Nós temos em mãos a oportunidade de potencializar a capacidade humana e escolhermos onde queremos injetar nossos talentos para virar este jogo em prol de todo o povo de uma nação! Se você já estava motivado a participar deste TDC, prepare-se para sair ainda mais inspirado com o que irá ouvir e para despertar um novo potencial em seu crescimento profissional, sua carreira e seu impacto social.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Empacotando módulos de forma simples com Rollup

Andre Lins

Nunca foi tão simples empacotar módulos javascript. Rollup possui uma API robusta e simples de usar, com conceitos bem definidos e sem aquela variações de bibliotecas que fazem a mesma coisa. Utiliza o conceito único de plugins e por padrão já utiliza o novo formato de código para módulos ES6. Venha para um mundo sem dores de cabeça ao configurar geradores de bundle para seu framework ou biblioteca javascript.

11:25 às 12:00

Programação Funcional na prática: O que é? Como aplicar? Quais os benefícios? Mudança de visão.

Gisely Lucas

Um paradigma de programação que tem conquistado quem o conhece. A primeira vista pode parecer difícil ou complexo, mas é uma mudança de mentalidade que torna a nossa aplicação muito mais limpa, simples e consistente. Vamos entender na prática alguns exemplos de como podemos usar esse paradigma e quais os seus ganhos. Aplicando todos esses conceitos em JavaScript.

12:05 às 13:00

TypeScript e o futuro do JavaScript

Andre Lins / Erick Eduardo Petrucelli / Gisely Lucas / Americo Neto / Alvaro Camillo Neto
Painel Digital desta Trilha
13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

A primeira muralha! Segurança no front end!

Alvaro Camillo Neto

egurança não deve ser apenas uma preocupação do desenvolvedor back-end ou infra. Ela deve ser uma preocupação de todos! Vamos aprender juntos algumas práticas e técnicas para proteger o seu front-end.

Nessa apresentação mostrarei técnicas e ferramentas para o desenvolvedor front-end. Utilizarei o Angular para os exemplos mais as lições podem ser aplicadas para qualquer framework atual.

14:55 às 15:30

VueGL para renderização reativa de gráficos 3D WebGL com Vue.js e Three.js

Erick Eduardo Petrucelli

Vue é um framework JavaScript progressivo que surgiu como projeto paralelo de um único desenvolvedor e se tornou uma das principais soluções para construção de aplicações Web baseadas em componentes da atualidade. Three.js é uma biblioteca cross-browser para gráficos 3D na Web, construída sobre WebGL. Se utilizar ambos já é promissor, melhor ainda com um pacote que expõe os recursos do Three.js de forma reativa, ou seja, com os objetos tridimensionais reagindo em tempo real às mudanças de dados nos componentes Vue. Nesta talk, exploraremos um poco dos conceitos de computação gráfica 3D nos navegadores modernos e veremos exemplos de código interessantes utilizando o VueGL.

15:35 às 16:10

Scully: Construindo sites estáticos com Angular

Americo Neto

Já ouviu falar de Gatsby com React? Agora também podemos construir sites estáticos utilizando Angular, através da recém-lançada ferramenta Scully! O objetivo dessa palestra é apresentar o conceito de JAMStack, mostrar suas vantagens e, para finalizar, vamos ver um exemplo de CMS baseado em Git utilizando Scully e Netlify.

16:15 às 16:35 Open Space

16:40 às 17:15

Deno: por que?

Giovanni Bassi

O mercado todo está discutindo o Deno, a nova plataforma de JavaScript no backend que quer destronar o Node.js. A tecnologia, também criada por Ryan Dahl (o criador do Node.js) promete trazer grandes inovações para o JavaScript. Será? Nesta palestra veremos porque o Deno é tão importante, o que ele propõe de novo, e explicamos se você já deveria estar olhando para ele.

17:25 às 18:15

Keynote | Como Magalu escalou seu time de tecnologia de 2 para 1000+ CODERS para construir um sistema operacional para o varejo Brasileiro

Andre Fatala
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha JAVASCRIPT


Patrocinadores