TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha KANBAN E LEAN

Da filosofia do Lean ao pragmatismo do Kanban através de mudanças evolucionarias.
"Um ato de liderança do Sakichi Toyoda que realizou melhorias na máquina de tear da sua mãe, se tornou a base para o pensamento evolucionário que transformou a indústria de manufatura e serviu de inspiração para pensamento ágil. O outro ato de liderança, agora do David Anderson, expandiu este pensamento através do Método Kanban para todas as indústrias existentes hoje ajudando as empresas a se tornarem eficientes e eficazes."

Data

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Kanban Maturity Model: What is in it for me?

Teodora Bozheva
The new release of the Kanban Maturity Model is coming soon. Be the first one to learn from its co-author what is in it for you and your company. Find out what needs of Agile and Kanban practitioners it responds to. Understand what problems of project and service managers as well as business unit managers it resolves. Learn how to drive organizational change and achieve greater agility, resilience and better customer satisfaction. Develop your company's agility in an evolutionary manner.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

O que aprendi usando STATIK

Romeu Mattos

STATIK ou System Thinking Approach To Introduce Kanban, é um conteúdo que pode ajudar muito a sua jornada de evolução onde você pretende impactar, da área de People até equipes do financeiro da empresa. Nessa palestra quero partilhar o que eu aprendi usando STATIK e que talvez possa te auxiliar também. São 2 anos de uso resumidos em alguns tropeços. Espero te ver por lá :)

11:25 às 12:00

Portfólio previsível: o uso da simulação Monte Carlo nas equipes da RD

Fernanda Lorenzetti

Como três equipes da tribo de Compliance da Resultados Digitais se organizaram para melhorar a visibilidade de suas entregas e se basearam na previsibilidade utilizando a simulação Monte Carlo através das métricas de fluxo, e não de estimativas. Como estruturamos a visão das entregas da tribo acompanhando as datas de uma maneira mais confiável e realista para a entregas vinculadas à entrada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

12:05 às 13:00

Abordagens evolutivas garantem uma empresa sustentável?

Teresa Maciel / Alisson Vale / Rodrigo Yoshima
Painel Digital desta Trilha
13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Com quantos story points se faz uma canoa?

Graziella Pusinhol

Você não sabe? Nem eu sabia!! Quer saber como descobrimos?

O case de um time recém formado, com um produto completamente novo, imerso num sistema legado de mais de 30 anos, que descobriu como ser mais eficiente e eficáz após adotar as práticas do método Kanban.

Como parar com achismos de estimativas e trabalhar com previsilibidade ajudou o time a organizar melhor o trabalho e aumentar sua produtividade?

Por onde começamos? Quais foram as dificuldades encontradas? O que aprendemos com isso?

E a principal pergunta: por que mudar?

14:55 às 15:30

Aonde vai esse Cartão? Fluxo Kanban, WTF?

Jéssica Ferrari

Aonde vai esse cartão? Essa e uma das perguntas que muitas pessoas, mesmo aquelas experientes em Kanban, se fazem. Pois é, há milhares de cenários diferentes e fluxos diferentes dentro de um fluxo do Método Kanban, administrar e entender isso pode ser complexo e varia de acordo com cada cenário. Aqui vamos entender a essência do fluxo, entender o porque fazemos replenishment, qual a melhor tática de trabalho, a teoria da limitação de WIP, como é o fluxo do dia a dia dentro das filas e classes de serviço, passaremos por todas as práticas do Método Kanban, de maneira que seja possível, enfim eliminar esta pergunta e entender por completo o Método Kanban.

15:35 às 16:10

Kanban para times de Suporte, Operação e Atendimento (ITSM)

Felipe Bassan

Kanban não é só para projeto e/ou produto! Nesta apresentação mostraremos um case de como utilizamos o Jira Service Desk para organização, cálculo de métricas e melhoria contínua dos processos de atendimento de requisições de serviço, gestão de incidentes e de mudanças para milhares de colaboradores

16:15 às 16:35 Open Space

16:40 às 17:15

Precisamos falar sobre Classes de Serviço

Luiz Lula Rodrigues

E aí, preparado pra assunto polêmico? Apesar do nome bonitinho, "Classes de Serviço" é assunto que gera muita dúvida e frequentemente é mal utilizado em implementações Kanban. Eu mesmo, Accredited Kanban Trainer, penso duas vezes antes de debater ou usar Classes de Serviço explicitamente. Então bora colocar o bode na sala! Chega de usar de qualquer jeito! Chega de usar por usar! Nesta sessão discutiremos as utilidades desse conceito que o método Kanban nos apresenta, conectando-o com situações do dia-a-dia e problemas reais que Classes de Serviço se propõem a resolver.

17:25 às 18:15

Keynote | Liberdade e Inovação: como ferramentas livres vao guiar a sua jornada como Desenvolvedor e Cientista de Dados

Gabriela de Queiroz
Como Cientista de Dados (ou aspirante a Cientista de Dados), ficamos perdidos com a quantidade de conhecimento que precisamos ter e adquirir. Todos os dias surge uma nova técnica, uma nova metodologia, um novo modelo. Nos últimos anos, por exemplo o Deep Learning se tornou um tema quente. Mas por onde podemos começar? E como podemos continuar nessa jornada? Onde podemos encontrar exemplos de códigos que funcionam e que podemos usar sem nos preocupar com a licença? Nesta palestra, vou demonstrar algumas das ferramentas que desenvolvemos na área de Data Science e Inteligência Artificial. Vale notar que todas as ferramentas estão disponíveis em código livre e tem o objetivo de simplificar a adoção de IA.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha KANBAN E LEAN


Patrocinadores