TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha KOTLIN

Venha conferir as novidades do mundo Kotlin, a linguagem para JVM que faz programadores mais felizes

Kotlin é uma linguagem de programação moderna, cross-platform e multiuso. Conhecida pela sintaxe concisa e design pragmático, Kotlin garante muitas oportunidades para compartilhamento e reuso de código entre múltiplos projetos e plataformas.

A trilha trará palestras sobre os assuntos do momento e diversos pontos de vista sobre a capacidade da linguagem.

Data

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Protagonismo Humano na Era Digital®

Rodrigo Giaffredo
Tecnologias não são um fim em si mesmas. O traço comum das empresas mais competitivas da Era Digital, é a capacidade que possuem de criar o ambiente ideal para que a inteligência relacional dos profissionais flua, mirando sempre a alta performance. Procura-se gente sensível, criativa e empática, disposta a protagonizar a maior revolução nos negócios e na sociedade da nossa Era. Gente pronta para estabelecer o Protagonismo Humano na Era Digital®. Conhece alguém com esse potencial?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Vai começar uma nova aplicação em Java? Por que não Kotlin?

André Ignacio

Serão discutidas nessa apresentação diversas razões pela quais você deve começar um projeto em Kotlin e não em Java 8, 11 ou 14. Serão abordados temas como: Interoperabilidade, Imutabilidade, NullCheck, API de Collections, Funcional Programming, Extension Functions e Coroutines. Essa apresentação não será sobe aplicações Mobile.

11:25 às 12:00

Kotlin Flow: uma alternativa ao Rx?

Felipe Porge Xavier

Kotlin Flow permite a criação e gerenciamento de streams assíncronos baseados em coroutines. Venha conosco conhecer as principais características dos flows, incluindo suas vantagens e desvantagens quando comparada ao Rx.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Arquitetura evolutiva: Evoluindo até a linguagem

Luram Archanjo

Ao longo dos anos a arquitetura de microservices vem sendo amplamente adotada, por prover inúmeras vantagens como: heterogeneidade tecnológica, escalabilidade, desacoplamento etc.

Nesse sentido a arquitetura de microservices atendem as definições de uma arquitetura evolutiva, ou seja, uma arquitetura projetada para mudanças incrementais até mesmo mudanças de linguagens.

Nesta palestra irei abordar as características do Kotlin, motivações de sua adoção nos microservices ao invés de linguagens já consolidadas e lições aprendidas durante sua adoção e migração até sua entrega em ambiente produtivo.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Sequences x Iterable em Kotlin, comparando a sua eficiência com a biblioteca Android Jetpack Benchmark

Angélica Oliveira

O Kotlin possui muitas features de linguagem que possibilitam escrever um código bem simples e fácil de entender. E para tratar listas, não é diferente, existem muitas funções que facilitam as operações, como ordenação, filtragem, transformações, etc. Mas, podemos usar essas operações com tipos de dados diferentes, que representam as listas, como Sequence e Iterable. Na minha apresentação, irei mostrar a diferença de performance entre as duas abordagens, usando a biblioteca Jetpack Benchmark para fazer a comparação.

14:55 às 15:30

Degustando SpringBoot 2.3.0 com os amigos Kotlin e Gradle

Marcelo Bezerra

A palestra se inicia com uma apresentação dos principais recursos novos adicionados na nova release do Spring 2.3.0 e em seguida parte para uma sessão de live coding, criando ao vivo uma API REST e/ou um cliente REST em backend (com OpenFeing) para esta API com Kotlin, Gradle e o Spring Boot 2..3.0 "do zero", desde a geração do projeto no Spring Initialzrl até ter o ambiente disponível e rodando em container com o uso do Docker Compose.

15:35 às 16:10

Reuso de código com Kotlin Multiplatform

Felipe Costa

Essa palestra visa apresentar o conceito de multiplataforma do Kotlin, com suas vantagens e desvantagens, e como esse conceito é diferente de soluções cross-platform no que tange a reuso de código entre plataformas. Por fim, será mostrado a aplicação desse conceito em um simples chat feito com kotlin para web, android e iOS além de algumas referências.

16:15 às 17:15

Kotlin e o mercado de trabalho - Vale a pena investir?

Angélica Oliveira / Gabriela Moraes / João Paulo Gomes / Daniel Passos
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Happy Hour #ZupNoTDC as 18:00

18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha KOTLIN


Patrocinadores