TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha NODE.JS

Javascript em alto desempenho e evolução constante

Node.js é a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups que estão apenas engatinhando até grandes empresas como Google e Facebook.

A plataforma não só amadureceu rapidamente pelo apoio e suporte da comunidade, como se tornou a principal opção para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações, tendo evoluido muito através do Typescript e novidades constantes no runtime do Node.

Data

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Surviving and Thriving in the Human Economy

Fabiola Eyholzer
We all bring unique traits and qualities to our work. The ability to leverage these strengths will be the source for competitiveness and success going forward. However, transitioning from a Knowledge to a Human Economy has profound implications and requires an unequivocal commitment to human potential.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Deno: por que?

Giovanni Bassi

O mercado todo está discutindo o Deno, a nova plataforma de JavaScript no backend que quer destronar o Node.js. A tecnologia, também criada por Ryan Dahl (o criador do Node.js) promete trazer grandes inovações para o JavaScript. Será? Nesta palestra veremos porque o Deno é tão importante, o que ele propõe de novo, e explicamos se você já deveria estar olhando para ele.

11:25 às 12:00

Otimizando uma aplicação Node.js - Deep dive

Gustavo Oliveira
Sabemos que Node.js é single-threaded, mas se engana quem acha que não dá para usar todos os núcleos do processador. Podemos criar um cluster com vários workers! Mas aí surgem algumas dúvidas sobre workers: como fazer o load balancer? como reiniciar caso algum morra? Existem alguns frameworks que abstraem esses problemas de forma elegante. Mas é preciso entender bem alguns conceitos para não entrar em desespero quando houver algum bug em produção. Vamos entender como eles funcionam "por baixo dos panos" e como aumentar sua performance.
12:05 às 13:00

Typescript, Deno e futuro do Node

Giovanni Bassi / Lucas Soares / Hugo Iuri Cordeiro / Gustavo Bellini Bigardi
Painel Digital desta Trilha
13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Clean Architecture com NodeJS

Rodrigo Souza

Durante os últimos anos vimos toda uma gama de ideias sobre arquitetura de sistemas, algumas delas como Hexagonal Architecture (Alistair Cockburn) , Onion Model (Jeffrey Palermo), DCI (James Coplien). Apesar de serem diferente em seus detalhes, todas possuem um único objetivo: separação de responsabilidades.

Nessa talk iremos dissecar o modelo proposto por Robert C. Martin (conhecido por Uncle Bob) passando pelos principais conceitos como a Regra de Dependência, Use Cases, Entities e Adapters, utilizando uma REST API simples e entender porque essa arquitetura vem ganhando fama nos últimos tempos.

14:55 às 15:30

Transactional NodeJS microservices com SAGA Pattern

Rafael Benevides / Roan Brasil Monteiro

Com a crescente utilização de microservices, as arquiteturas, principalmente transacionais tem virado verdadeiras teias de aranha. Quando uma transação falha, fica difícil saber até que ponto ela chegou para dar continuidade do ponto em que a falha ocorreu. Para isso existe o SAGA Pattern, um padrão que pode resolver esse problema transacional em sistemas distribuídos. Apresentaremos um exemplo prático de microservices com o SAGA Pattern.

15:35 às 16:10

Streams, a melhor e mais incompreendida idéia do Node.js!

Roberto Alves

O Node.js se tornou popular pela facilidade e velocidade de desenvolvimento de APIs com qualidade, porém, pouco se fala (quando se fala) de Node.js Streams, um dos recursos mais poderosos e maduros desse runtime. Venha descobrir o motivo de Node.js ser a escolha certa quando o assunto é processar e receber arquivos sob demanda.

16:15 às 16:35 Open Space

16:40 às 17:15

Serverless: o framework que vai te levar para as nuvens!

Ana Carolina Manzan / Renicius Pagotto Fostaini

Você provavelmente já deve ter ouvido o termo serverless em algum momento da sua carreira, né? Mas se não ouviu, aqui é o lugar! Nesta talk vamos explicar o conceito de serverless e utilizar o framework serverless do Node.js para criar um serviço e fazer o seu deploy para diversas nuvens!

17:25 às 18:15

Keynote | Building Technical Communities The Wrong Way

Jono Bacon
In this new keynote from Jono Bacon, a leading community consultant and author, he will share a collection of anti-patterns of what not to do when building technical developer communities. From his experience working with companies including GitHub, Canonical, HackerOne, Mattermost, Digital Asset, and others, Jono will share a series of common and less common mistakes and show attendees how to invert those mistakes to build amazing technical communities. This will be an in-depth session with a lot of content.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha NODE.JS


Patrocinadores