TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUARTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass INSCREVA-SE

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Surviving and Thriving in the Human Economy

Fabiola Eyholzer
We all bring unique traits and qualities to our work. The ability to leverage these strengths will be the source for competitiveness and success going forward. However, transitioning from a Knowledge to a Human Economy has profound implications and requires an unequivocal commitment to human potential.
10:25 às 10:40

Zup Open Source: Conheça o Charles, Beagle e Ritchie

Jomar Silva
Iremos apresentar os projetos Open Source desenvolvidos e lançados pela Zup, com o intuito de transformar a experiência de desenvolvimento de aplicações, permitindo que testes de hipótese sejam feitos com agilidade, segurança e confiabilidade em ambiente de produção.
10:45 às 11:20

APIs internas e externas: uma classificação simples que pode acelerar a adoção de suas APIs com menos atritos

Elemar Rodrigues Severo Júnior

APIs genéricas, construídas para atender tanto clientes internos quanto externos, costumam ser difíceis de usar e acabam criando dificuldades para a adoção e atritos na manutenção. Em um mundo em que APIs são cada vez mais importantes, reduzir barreiras é preocupação fundamental, tanto para o negócio quanto para os times técnicos. A classificação de APIs em "internas e externas" facilita consideravelmente o projeto e aumentam as chances de adequação a cada cenário de uso. Tudo isso, reduzindo inclusive os custos de manutenção. Eventualmente, mecanismos de mediação preenchem os gaps deixados entre as partes. Apresentamos o racional para separação de APIs em internas e externas com exemplos.

11:25 às 12:00

Como o Discovery potencializa entregas de resultados - Um case real em game!

Lia Yonekura

O Discovery ainda é algo complexo e caótico, mas todos sabem que hoje é algo essencial para realizar entregas mais assertivas para os produtos. Para poder ajudar a dar insights para PMs e times que querem iniciar ou já estão enfrentando o processo de Discovery, irei fazer uma apresentação de um case real aplicado à um game, no qual será explicado todo o processo realizado do Discovery até o delivery, e que ajudou nas entregas de resultados do produto.

12:05 às 12:25

Seu código Java na era Cloud Native: uma experiência com live coding

Elder Moraes
"Seu código Java está pronto para a era Cloud Native? Há muita ""modinha"" em torno do Cloud Native. Porém as aplicações modernas de fato possuem complexidades como escalabilidade automática, conteinerização, service mesh, observabilidade e por aí vai. Então, como seu código pode estar pronto para tudo isso? O ecossistema Java pode te ajudar? Sem dúvida! Com o novo ciclo de releases do Java, as últimas atualizações do MicroProfile, a orquestração do Kubernetes e a maturidade do Jakarta EE, você pode tornar seu código em Cloud Native agora mesmo. Esta é a hora para usar Cloud Native com Java! E essa sessão 100% prática vai te ajudar a aplicar todas essas tecnologias em seu código ainda hoje."
12:25 às 13:00

Acessibilidade: do design ao desenvolvimento

Milena Pauli Gomes / Maria Eduarda Casanova Nascimento

Cerca de 1 a cada 7 pessoas no mundo tem alguma deficiência, visto isso, planejar com a acessibilidade em mente desde o início do projeto é essencial para que sua interface seja utilizável por todos. Pensando nisso, apresentaremos um Guia Prático baseado no Human Interface Guidelines. Evidenciaremos features e tecnologias que tornam as interfaces acessíveis, abordando boas práticas nas escolhas de design e sua aplicação prática em código. Se você se interessa por acessibilidade e quer saber como começar a aplicar em seus projetos venha se juntar a nós.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da tarde e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:15 às 14:50

Clean Architecture com NodeJS

Rodrigo Souza

Durante os últimos anos vimos toda uma gama de ideias sobre arquitetura de sistemas, algumas delas como Hexagonal Architecture (Alistair Cockburn) , Onion Model (Jeffrey Palermo), DCI (James Coplien). Apesar de serem diferente em seus detalhes, todas possuem um único objetivo: separação de responsabilidades.

Nessa talk iremos dissecar o modelo proposto por Robert C. Martin (conhecido por Uncle Bob) passando pelos principais conceitos como a Regra de Dependência, Use Cases, Entities e Adapters, utilizando uma REST API simples e entender porque essa arquitetura vem ganhando fama nos últimos tempos.

14:55 às 15:30

Utilizando o Conceito de Sprints para Criar um Processo Seletivo mais Rápido e Eficaz

Amanda Bizzinotto

Perder talento nunca é bom. Perder talento devido ao processo seletivo... pior ainda. Um anúncio ruim desmotiva bons candidatos. Processos muito longos, com muitas etapas ou longos períodos de espera, muitas vezes desmotivam candidatos bons ou resultam nesses candidatos aceitando outras propostas. E análise incompleta do perfil do candidato leva a alta rotatividade, resultando em gastos maiores com treinamento e mais processos seletivos. Adaptando o conceito de sprints, é possível criar um processo seletivo iterativo que incorpora feedback de várias equipes, inclusive da equipe técnica, possibilitando superar esses desafios e criar uma experiência melhor para a empresa e para o candidato.

15:35 às 16:10

Garantindo sua aplicação com cypress, dashboards e gh-actions

José Ernesto da Silva Barbosa / Samuel Lucas

Cypress é uma ferramenta para testes end-to-end, ui, componentes e unidade para aplicações web. Atualmente, é considerada uma das principais ferramentas de automação de testes não só por QA's mas também por desenvolvedores front-end. Nesta palestra, vamos apresentar de forma direta como iniciar os testes na ferramenta, com execução em seu serviço de dashboard, relatórios de execução com o Allure e integração contínua usando o serviço disponibilizado recentemente pelo Github, o Github Actions.

16:15 às 16:35

Tecnologia como resposta

Sergio Buria
Nesta talk iremos compartilhar como o Grupo Boticário está utilizando a tecnologia para responder aos recentes desafios que o varejo está enfrentando.
16:40 às 17:15

Kubernetes é seguro por default ou à prova de má configuração?

João Paulo da Cunha Freire

Quando pensamos em serviços em container rodando em um cluster Kubernetes, uma das primeiras coisas que nos vem a mente são suas vantagens e é quase impossível não pensar no isolamento dos recursos e granularidade de acesso providos por ele. Mas será que realmente é assim na pratica, tudo pronto por padrão?

17:25 às 18:15

Keynote | Building Technical Communities The Wrong Way

Jono Bacon
In this new keynote from Jono Bacon, a leading community consultant and author, he will share a collection of anti-patterns of what not to do when building technical developer communities. From his experience working with companies including GitHub, Canonical, HackerOne, Mattermost, Digital Asset, and others, Jono will share a series of common and less common mistakes and show attendees how to invert those mistakes to build amazing technical communities. This will be an in-depth session with a lot of content.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM QUARTA


Patrocinadores