TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUINTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass INSCREVA-SE

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Kanban Maturity Model: What is in it for me?

Teodora Bozheva
The new release of the Kanban Maturity Model is coming soon. Be the first one to learn from its co-author what is in it for you and your company. Find out what needs of Agile and Kanban practitioners it responds to. Understand what problems of project and service managers as well as business unit managers it resolves. Learn how to drive organizational change and achieve greater agility, resilience and better customer satisfaction. Develop your company's agility in an evolutionary manner.
10:25 às 10:40

Shift left do Well-Architected Framework

Aloisio Marinho
Você conhece o conceito de Well-Architecture? Aprenda mais um pouco sobre esse podereso framework e como fazer o shif-left desse conceito.
10:45 às 11:20

Autonomia para transformar organizações

Matheus Haddad / Yoris Linhares

Desenvolver autonomia das pessoas no trabalho, ter clareza de propósito e os objetivos e promover a transparência são os reais pilares para alcançar agilidade organizacional. As empresas raramente investem em ?emancipar? seus trabalhadores, evitando que amadureçam profissionalmente. Criar oportunidades para que as pessoas atuem com autonomia faz com que uma organização precise de coragem para cometer erros e confiança para compartilhar informações que são restritas aos gestores. Nessa apresentação você entenderá porque a agilidade nos negócios depende fundamentalmente da substituição do comando-e-controle pela autonomia-e-colaboração para ser real e sustentável.

11:25 às 12:00

Desenvolvendo uma web acessível

Rafael Tomé de Souza

As aplicações Web permitem resolver problemas diários online de forma rápida. Com a dependência da Web, torna necessário pensar em atender públicos com diversas necessidades tais como pessoas cegas, daltônicas entre outras deficiências. Pensar no desenvolvimento Web considerando o suporte de acessibilidade e como implementar torna-se um problema diário de um desenvolvedor. O tópico tem como ponto apresentar caminhos a seguir para um desenvolvimento acessível, o que é WCAG e como resolver os problemas por meio do código. O resultado é um desenvolvimento de código mais consciente usando recursos disponíveis no vasto ambiente tecnológico deixando o nosso site mais democrático.

12:05 às 12:25

Palestra de Patrocinador

Rodolpho Ugolini Neto
12:25 às 13:00

BERT meets ElMo: Da Vila Sésamo aos avanços em PLN

Ahirton Lopes

Os últimos anos têm sido pontos de inflexão com relação aos modelos de aprendizagem de máquina que conseguem lidar com texto (mais precisamente, ligados a rápida evolução da área de Processamento de Linguagem Natural - PLN).

A verdade é que nosso entendimento sobre como se representar melhor palavras e frases para que possamos utilizar significados e relacionamentos tem evoluído cada vez mais rapidamente.

A presente palestra tem como objetivo exemplificar modelos tais como o BERT, ELM, ULMFiT, OpenAI Transformer, dentre outros modelos que têm quebrado paradigmas a respeito do modo como lidamos com as mais diversas tarefas baseadas em idioma.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da tarde e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:15 às 14:50

Criando Androids mais inteligentes

Luiz Gustavo Martins

Nessa talk iremos falar sobre como usar Machine Learning em sua aplicação Android e quais ferramentas estão disponíveis para nos auxiliar nesta jornada e entregar a melhor experiência do usuário possível.

14:55 às 15:30

Aonde vai esse Cartão? Fluxo Kanban, WTF?

Jéssica Ferrari

Aonde vai esse cartão? Essa e uma das perguntas que muitas pessoas, mesmo aquelas experientes em Kanban, se fazem. Pois é, há milhares de cenários diferentes e fluxos diferentes dentro de um fluxo do Método Kanban, administrar e entender isso pode ser complexo e varia de acordo com cada cenário. Aqui vamos entender a essência do fluxo, entender o porque fazemos replenishment, qual a melhor tática de trabalho, a teoria da limitação de WIP, como é o fluxo do dia a dia dentro das filas e classes de serviço, passaremos por todas as práticas do Método Kanban, de maneira que seja possível, enfim eliminar esta pergunta e entender por completo o Método Kanban.

15:35 às 16:10

NoSQL design pitfalls with Java

Otávio Santana

Non-relational databases have come with the promise of assisting software in the Big Data age, handling the challenges of variety, velocity, and volume that come with it. However, several points plague even the most experienced software architects: How do I migrate my data to NoSQL and which one? Where are the relationships? Should I use some ORM? The purpose of this talk is to answer all of these questions and provide some essential tips so that your NoSQL experience is not a disaster.

16:15 às 16:35

Telefone, WhatsApp, Chat e muito mais em sua pipeline de desenvolvimento

Kaique Lupo
Desenvolver centrais telefônicas e soluções de comunicação integradas parecem ser um trabalho longo, demorado e complexo, pois envolve inúmeras variáveis e fluxos que podem ser percorridos. Nesta palestra te mostraremos que criar aplicações de comunicação é muito mais fácil do que parece e que existem ferramentas que deixam o trabalho do dev muito mais fácil e rápido, além de poder ter tudo isso em seu CI/CD.
16:40 às 17:15

Criando pipelines nativos do Kubernetes com Tekton

Edson Yanaga

Já está usando Kubernetes? E qual solução você utiliza para criar os seus pipelines? Se ainda está usando Jenkins, sobrou alguma memória para rodar as suas aplicações? Se você acha que está na hora de evoluir os seus pipelines, então conheça o Tekton.

Crie pipelines automatizados fim-a-fim, do commit do código, com criação de containers, até a execução no seu Kubernetes com Tekton Pipelines. Assista essa palestra para aprender como ser Kubernetes fim-a-fim: do seu commit até os seus pods em produção.

17:25 às 18:15

Keynote | Liberdade e Inovação: como ferramentas livres vao guiar a sua jornada como Desenvolvedor e Cientista de Dados

Gabriela de Queiroz
Como Cientista de Dados (ou aspirante a Cientista de Dados), ficamos perdidos com a quantidade de conhecimento que precisamos ter e adquirir. Todos os dias surge uma nova técnica, uma nova metodologia, um novo modelo. Nos últimos anos, por exemplo o Deep Learning se tornou um tema quente. Mas por onde podemos começar? E como podemos continuar nessa jornada? Onde podemos encontrar exemplos de códigos que funcionam e que podemos usar sem nos preocupar com a licença? Nesta palestra, vou demonstrar algumas das ferramentas que desenvolvemos na área de Data Science e Inteligência Artificial. Vale notar que todas as ferramentas estão disponíveis em código livre e tem o objetivo de simplificar a adoção de IA.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM QUINTA


Patrocinadores