TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SEXTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass INSCREVA-SE

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Protagonismo Humano na Era Digital®

Rodrigo Giaffredo
Tecnologias não são um fim em si mesmas. O traço comum das empresas mais competitivas da Era Digital, é a capacidade que possuem de criar o ambiente ideal para que a inteligência relacional dos profissionais flua, mirando sempre a alta performance. Procura-se gente sensível, criativa e empática, disposta a protagonizar a maior revolução nos negócios e na sociedade da nossa Era. Gente pronta para estabelecer o Protagonismo Humano na Era Digital®. Conhece alguém com esse potencial?
10:25 às 10:40

Diversidade Importa

Camila Patricia Bazilio Nunes / André Luiz Nunes Martins / Rafael Siqueira
Desde 2007, a McKinsey & Company tem sido pioneira nas pesquisas sobre a importância de diversidade de gênero no mbiente de trabalho e mais recentemente, ampliamos o foco de nossos estudos para abordar etnia, orientação sexual e seus respectivos impactos na saúde organizacional, além de métricas de performance financeira. Em nossa apresentação falaremos quais são os principais benefícios alcançados nas empresas da América Latina ao promoverem práticas de diversidade.
10:45 às 11:20

Autogestão e OKRs, notícias diretamente das trincheiras

Rafaela Fonseca / Luiz Lula Rodrigues

Quando falamos de Objectives and Key Results é comum que as pessoas tracem um paralelo com hierarquias: "então o OKR estratégico é do C-Level, o tático dos gestores e o operacional dos times?". NÃO, e podemos provar! Nessa palestra trazemos o case da Knowledge21, uma empresa sem chefes e além de contar como isso funciona no dia-a-dia para reforçar nossa cultura trazem-nos também como usamos OKRs neste ambiente sem estrutura hierárquica, usando somente a autogestão para nos organizar.

11:25 às 12:00

UX Writing: construindo experiências com as palavras

Andrea Calvino

As palavras são determinantes para a construção da boa experiência do usuário. Para provar esse ponto, conceituaremos o que é UX Writing, daremos exemplos do cotidiano que mostram como as palavras podem gerar confusão quando mal empregadas, faremos comparações de interfaces com e sem palavras e traremos exemplos de boas práticas de UX Writing, totalmente atreladas aos conceitos de UX que já aplicamos no design de interface.

12:05 às 12:25

JetBrains Space - Ambiente Integrado para Equipes

Luiz Di Bella
Em muitas organizações, há uma divisão entre as ferramentas utilizadas por todos e aquelas usadas por equipes criativas, como marketing, vendas, RH, designers e desenvolvedores de software. Essa ponte geralmente é cruzada com webhooks e integrações personalizadas que podem ser frágeis, sem mencionar um potencial pesadelo de segurança e manutenção para suas equipes de TI. E se houvesse uma plataforma única e integrada que atendesse às necessidades de todas as partes? Nesta sessão, exploraremos o Space, como uma plataforma única que combina chats, equipes, blogs, artigos, reuniões, controle de versão, revisão de código, CI/CD, automação, pacotes de software, issues e muito mais. Veremos as ferramentas integradas para várias equipes e como o Space pode ajudá-las a colaborar com mais eficiência.
12:25 às 13:00

Vencendo os desafios de arquitetura distribuída com Azure DevOps, Kubernetes e DDD

Graziella Bonizi / Thiago Candido

Ao trabalhar com arquiteturas distribuídas, diversos desafios são introduzidos ao ciclo de vida do software. Definir bem os limites dos contextos, otimizar e assegurar a comunicação entre os componentes, prover alta disponibilidade aplicando estratégias de compensação para consistência, e garantir o funcionamento individual dos serviços são alguns dos desafios que podem ser vencidos aplicando princípios do Domain Driven Design aliados com a utilização adequada das plataformas envolvidas. Para demostrar isso, traremos um exemplo de implementação de uma solução distribuída de Carrinho de Compras com Azure DevOps, Kubernetes e RavenDB, entre outras tecnologias.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da tarde e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:15 às 14:50

A transformação não digital é a verdadeira revolução

Daniel Knopfholz

Falar de "Transformação Digital" virou uma moda, um grande buzz word. E todos acham que a tal da "Transformação Digital" acontece através de "times ágeis" , que começam a criar "micro-serviços", que aos poucos vão "matando o legado". Nessa apresentação, você vai descobrir que as verdadeiras mudanças acontecem em outra esfera: na esfera comportamental. Mudanças na forma de colaborar, modelos menos hierárquicos e até a forma com que os gestores se comunicam com as equipes é o que fazem a verdadeira diferença. Daniel Knopfholz, CDO do Grupo Boticário, vai contar, em primeira pessoa, as experiências de transformação cultural que liderou para levar a empresa para um novo patamar no mundo digital

14:55 às 15:30

Melhorando o design de código através de metáforas

GUILHERME SILVA DE LACERDA / ALESSANDRO V DIAS

A metáfora tem sido de grande ajuda para apoiar vários aspectos no desenvolvimento de software, principalmente na manutenção e evolução de software. Nesta palestra, vamos mostrar vários exemplos de metáforas, desde a conhecida dívida técnica (Cunningham), passando pela metáforas das Cidades e a evolução de software (Booch, Lanza e Wettel), Psicologia Forense e códigos suspeitos (Tornhill), 5S e heurísticas de limpeza de código (Lacerda) e, por último, Medicina aplicada ao código (Lacerda). Vamos apresentar também práticas e ferramentas associadas as metáforas e como elas têm sido de grande valia para entender certos fenômenos que acontecem no design de código e sua implicação na qualidade.

15:35 às 16:10

Detecção de lesões pulmonares em imagens de tomografia computadorizada

Fernanda Wanderley

Visão computacional tem sido frequentemente utilizada na extração de conhecimentos a partir de imagens médicas, seja no auxílio ao diagnóstico, seja na triagem de pacientes. A tomografia computadorizada é um exame que, tal que o raio-x, utiliza radiação para produzir uma série de imagens de uma determinada parte do corpo. No caso do tórax, frequentemente é indicado para detectar presença de tumores e suas evoluções. Nesta apresentação você poderá entender como é obtida e como é feito o processamento de uma imagem de tomografia computadorizada. Além disso, será apresentado um modelo de detecção de lesões utilizando uma Rede Neural Convolucional.

16:15 às 16:35

urgente - Proteção de dados: o que fazer agora que a LGPD entrou em vigor?

Andrea Willemin
urgente - Proteção de dados: o que fazer agora que a LGPD entrou em vigor?
16:40 às 17:15

Protegendo suas variáveis sensíveis no deploy

Vinícius Campitelli

Você faz ideia de quantas senhas, credenciais e outros dados sigilosos estão configurados nas variáveis de ambiente de seu sistema de CD? Já imaginou o que aconteceria se alguma conta de serviço fosse comprometida e você precisasse alterar os valores em todos seus repositórios? Ao invés desse trabalho manual, irei mostrar uma abordagem criando um serviço de vault para centralizar suas credenciais e um plugin para consultar essas informações no momento do deploy, utilizando o GitLab como demonstração.

17:25 às 18:15

Happy Hour #ZupNoTDC as 18:00

18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM SEXTA


Patrocinadores