TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM TERÇA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass INSCREVA-SE

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Software for Happiness - SW4:D

Marcio Namiki
"A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda humanidade" (Dr. Daisaku Ikeda) Numa era onde a humanidade global está sendo desafiada à sobrevivência e uma série de impactos sociais ainda serão observados, nós, da área de tecnologia, temos não somente uma situação privilegiada de empregos numa era de desemprego. Nós temos em mãos a oportunidade de potencializar a capacidade humana e escolhermos onde queremos injetar nossos talentos para virar este jogo em prol de todo o povo de uma nação! Se você já estava motivado a participar deste TDC, prepare-se para sair ainda mais inspirado com o que irá ouvir e para despertar um novo potencial em seu crescimento profissional, sua carreira e seu impacto social.
10:25 às 10:40

O Futuro do Data Warehouse

Lourenço Taborda
Estratégia para inteligência analítica nas organizações e a evolução dos principais elementos para uma arquitetura de solução de Analytics, abordando como Business Intelligence e Data Warehousing podem evoluir com Cloud e Machine Learning. Proposição de uma abordagem prática para a modernização do seu data warehouse a partir das tecnologias mais recentes disponíveis em nuvem pública, levando em consideração aspectos ótimos de software, hardware e computação em nuvem, tudo isso combinado com o uso de inteligência artificial para a operação e manutenção do seu data warehouse com esforço humano reduzido.
10:45 às 11:20

Criando uma cultura de experimentação em um unicórnio português

Cristiano Silveira Basso / Fabiano de Paula Franco Neto

Um dos pilares da agilidade é a melhoria continua, a aplicação de métodos empíricos e o aprendizado. Trazendo isso para um caso muito prático, queremos te apresentar um case evolutivo que estamos fazendo em Portugal e gerar alguns insights na sua jornada agilística na sua empresa. Vamos mostrar uma forma interessante de trazer uma cultura de experimentação baseada em dados que começou na camada de liderança sênior da nossa organização. Ficou interessado? Então vem espiar!!

11:25 às 12:00

Introdução a testes de propriedade com FSCheck

Arthur Fücher

Hoje é muito difundido teste de unidades, integração, aceitação. Porém pouco se fala sobre teste de propriedade, onde testamos propriedades do nosso código ao invés de testar a entrada e saída simplesmente. Um problema que temos é pensar em entradas que façam sentido para nossos testes, e qual a quantidade ideal? Será que pensamos em tudo? Como gerar diversas entradas sem deixar o teste complexo e longo? FSCheck é uma biblioteca que facilita a escrita testes de propriedade, com facilitadores para gerar diversas entradas e definir as propriedades a serem testadas.

12:05 às 12:25

Gamedev Multiplataforma com Flutter e Flame

Erick Zanardo
Flutter é a nova aposta tecnológica no desenvolvimento de aplicações multiplataforma, nesta apresentação irei contar um pouco sobre como é o desenvolvimento de jogos nesta plataforma e também sobre o Flame, um motor de jogos para Flutter, feito por brasileiros!
12:25 às 13:00

Conectando seu carro na Internet e adicionando um assistente de voz

Vinicius Senger

Nesta palestra vou mostrar na prática como conectei minha Kombi na Internet para ler os dados em tempo-real do OBD2 e obter informações super valiosas que são acumuladas em um computador de bordo e enviadas para a nuvem quando encontra conectividade. Além disso a Kombi também tem embarcado um dispositvo Alexa com um skill que permite você interagir com o carro por voz e perguntar por exemplo, quanto tempo falta para trocar o óleo ou quando foi a última troca. A palestra será feita de dentro da Kombi!

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da tarde e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:15 às 14:50

Clean Code com Features do Java 8 a Java 14

Roan Brasil Monteiro / Paula Santana

Vejo que muitas pessoas utilizando do Java 8 ao 14 em suas empresas, mas quando olhamos mais de perto, as features utilizadas continuam sendo antigas mesmo eles utilizando as versões mais recentes do Java. Poucos se arriscam em utilizar a forma Declarativa de uma maneira mais elegante, em utilizar um código menos verboso, em estruturar suas classes e interfaces com features que deixam seu código mais estruturado, utilizando o SOLID, etc. Aqui busco apresentar melhor práticas de Clean Code utilizando algumas das features novas do Java, ajudando as pessoas a ter um código mais limpo e utilizando as features dos Java lançadas recentemente.

14:55 às 15:30

Orchestrating Cloud Events

Mauricio Salatino

Cloud Events is a CNCF sandbox project that standardizes events interchange. By using Cloud Events to communicate between different services you move the decision about transport protocols to the deployment stage. This talk walks you through a complete example, that uses Cloud Events and leverages orchestration to gain visibility and control over the service interactions. You will learn: - What are Cloud Events and why you should pay attention to them - How you can start using Cloud Events in your architecture with KNative - How you can combine Cloud Events with Workflows ? event sequencing and orchestration with Zeebe.io

15:35 às 16:10

Banco de dados & Kubernetes: Database as a Service aonde você quiser

Denis Rosa

Desenvolvedores sempre esperaram que baco de dados funcionassem "out-of-the-box", mas históricamente o que acontece é exatamente o oposto. Nós até mesmo dedicamos uma pessoa especifica apenas para cuidar do banco, o famoso DBA.

Mas com a chegada do Kubernetes, StatefulSets e Operators muita coisa mudou. e começamos a avaliar como rodar o banco de dados em containers de forma viável. Nessa palestra você vai aprender as vantagens e desvantagens dessa abordagem, e ver ao vivo como fazer o deploy de um banco, como recuperar o sistema em caso de falha, como fazer o scale up /out com praticamente nenhuma intervenção manual.

16:15 às 16:35

Sucesso do cliente na prestação de serviços de tecnologia

Leticia Silveira
Vamos explorar boas práticas de sucesso do cliente que podem ser aplicadas tanto na rotina freela quanto em empresas de tecnologia e desenvolvimento.
16:40 às 17:15

Deno: por que?

Giovanni Bassi

O mercado todo está discutindo o Deno, a nova plataforma de JavaScript no backend que quer destronar o Node.js. A tecnologia, também criada por Ryan Dahl (o criador do Node.js) promete trazer grandes inovações para o JavaScript. Será? Nesta palestra veremos porque o Deno é tão importante, o que ele propõe de novo, e explicamos se você já deveria estar olhando para ele.

17:25 às 18:15

Keynote | Como Magalu escalou seu time de tecnologia de 2 para 1000+ CODERS para construir um sistema operacional para o varejo Brasileiro

Andre Fatala
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM TERÇA


Patrocinadores