TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TESTES

Vamos fazer com que a qualidade seja responsabilidade de todos!

Continuamos a busca incessante por qualidade em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento, e sim, juntos o time pode aprimorar e entregar softwares melhores.

Então vamos nessa, vamos debater mais sobre os temas envoltos a qualidade? Traremos cases interessantes, tendências, experiências, insights, enfim.

Vamos compartilhar temas que nos traga reflexões e, principalmente, possibilidades de aplicar no dia a dia.

Você topa?

Data

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Surviving and Thriving in the Human Economy

Fabiola Eyholzer
We all bring unique traits and qualities to our work. The ability to leverage these strengths will be the source for competitiveness and success going forward. However, transitioning from a Knowledge to a Human Economy has profound implications and requires an unequivocal commitment to human potential.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

As 8 melhores práticas e formas de simplificar e estruturar todos seus Testes Automatizados

Guilherme Rogatto

Podemos de forma prática estruturar e organizar nossos projetos de automação de testes de uma maneira que teremos ganhos expressivos em velocidade, execução e manutenibilidade. Teremos exemplos práticos das 8 melhores práticas e formas de estruturar sua automação de testes.

11:25 às 12:00

Vamos repensar nossos testes - Investindo em abstrações

Pablo Lacerda de Miranda

Quando criamos uma nova aplicação ou uma nova feature para nossa aplicação, gastamos várias horas questionando se as abstrações estão corretas. Criando e refatorando até conseguirmos o balanço correto entre mantenabilidade e clareza do código. Mas quando vamos escrever testes parece que estamos escrevendo programas estruturados da década de 80! Por que não investimos o mesmo tempo em abstrações, manutenção e clareza do código para nossos testes?! Nessa palestra vou mostrar como é importante investir tempo também em abstrações na camada de teste para facilitar o teste de aplicações, a manutenção e clareza do código do teste.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Performance Engineering: garanta confiabilidade de seu release

Alexsander Hage de Melo

?O sistema é lento demais?: Quem nunca recebeu este péssimo diagnóstico de seu chefe, usuário ou cliente? Fazer uso de Performance Engineering demonstra-se uma excelente estratégia para alterar tal quadro, sem implicar atritos as práticas ágeis desenvolvimento ou à esteira DevOps implantada.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Testes em uma arquitetura com messageria/streaming (Kafka)

Robson Agapito Correa

Com as arquiteturas cada vez mais complexas e novas tecnologias surgindo, hoje se torna imprescindível utilização de filas, com processos sincronos e assincronos, e com isso torna-se cada vez mais difícil a realização dos testes. Vou falar e demonstrar como realizamos os testes em um projeto real que utilizamos a tecnologia do Apache Kafka na arquitetura da aplicação a ser testada.

14:55 às 15:30

Testes para Android: desafios e aprendizados de um time de automação de testes para dispositivos móveis.

Maria Clara Bezerra

Trabalhar com testes para a plataforma Android requer um alto esforço de manutenção dos testes a cada ano com a chegada das novas versões de Android para seus usuários. Como exemplo, o Android Q trouxe novas interações e possibilidades com os gestos. O Android 11 (R) está chegando com compatibilidade com 5G e novos recursos para dispositivos com telas dobráveis. O impacto destas mudanças também é um dos grandes desafios para o time de automação de testes que precisa planejar um alto esforço de manutenção do código que, algumas vezes, precisa ser praticamente refeito. Nesta palestra irei falar sobre alguns dos desafios e aprendizados de se trabalhar com automação de testes para Android.

15:35 às 16:10

Garantindo sua aplicação com cypress, dashboards e gh-actions

José Ernesto da Silva Barbosa / Samuel Lucas

Cypress é uma ferramenta para testes end-to-end, ui, componentes e unidade para aplicações web. Atualmente, é considerada uma das principais ferramentas de automação de testes não só por QA's mas também por desenvolvedores front-end. Nesta palestra, vamos apresentar de forma direta como iniciar os testes na ferramenta, com execução em seu serviço de dashboard, relatórios de execução com o Allure e integração contínua usando o serviço disponibilizado recentemente pelo Github, o Github Actions.

16:15 às 17:15

Vamos debater mais sobre Testes Não funcionais?

Alessandra Monteiro Martins / Raphael Mantilha / Julio de Lima / Bruno Pulis / Luiz Lohn / LUAN LINARES
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Building Technical Communities The Wrong Way

Jono Bacon
In this new keynote from Jono Bacon, a leading community consultant and author, he will share a collection of anti-patterns of what not to do when building technical developer communities. From his experience working with companies including GitHub, Canonical, HackerOne, Mattermost, Digital Asset, and others, Jono will share a series of common and less common mistakes and show attendees how to invert those mistakes to build amazing technical communities. This will be an in-depth session with a lot of content.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha TESTES


Patrocinadores