TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX DESIGN

UX Design é sobre as experiências de pessoas e nada menos que isso.

UX Design é uma área conhecida como um grande guarda-chuva com aplicações em várias áreas.

Com essa trilha queremos apresentar muito mais do que só o básico. Queremos dar um panorama abrangente sobre aspectos importantes da área.

Sempre voltados para o chefe maior: as pessoas que utilizam nossos produtos e aplicações. Mas apresentando a experiência de forma mais abrangente, por que ela não existe apenas em interfaces de computador, mas também na voz e em games.

Data

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Protagonismo Humano na Era Digital®

Rodrigo Giaffredo
Tecnologias não são um fim em si mesmas. O traço comum das empresas mais competitivas da Era Digital, é a capacidade que possuem de criar o ambiente ideal para que a inteligência relacional dos profissionais flua, mirando sempre a alta performance. Procura-se gente sensível, criativa e empática, disposta a protagonizar a maior revolução nos negócios e na sociedade da nossa Era. Gente pronta para estabelecer o Protagonismo Humano na Era Digital®. Conhece alguém com esse potencial?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Proposta de padrões de Interfaces de voz para o Design System de Governo

Keyle Barbosa de Menezes

Esta palestra apresenta um estudo de como estruturar padrões de interface de voz (VUI) para o Design System de Governo, considerando a solicitação de serviços públicos pelos cidadãos através do uso da voz, e também considerando a diversidade da cultura brasileira.

11:25 às 12:00

UX Writing: construindo experiências com as palavras

Andrea Calvino

As palavras são determinantes para a construção da boa experiência do usuário. Para provar esse ponto, conceituaremos o que é UX Writing, daremos exemplos do cotidiano que mostram como as palavras podem gerar confusão quando mal empregadas, faremos comparações de interfaces com e sem palavras e traremos exemplos de boas práticas de UX Writing, totalmente atreladas aos conceitos de UX que já aplicamos no design de interface.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Gamer Experience Design: Projetando Melhores Experiências Para os Seus Jogadores

Alvaro Gabriele Rodrigues

O mercado de desenvolvimento de games no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos anos. Muitos estúdios estão surgindo com boa capacidade criativa e conhecimento técnico. Mas criar experiências significativas para os jogadores através de jogos capazes de gerar lucro para seus desenvolvedores e transformá-los em negócios sustentáveis envolve muito mais do que isso: Design de Serviço, Design de Narrativa, Design de Personagens, Design de Fases, Design de Interfaces são alguns dos conhecimentos que devem ser considerados para criar uma boa experiência para o jogador.

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Lidar com Expectativas é a melhor forma de garantir a Experiência

Marcelo Sales

O quanto você se preocupa em atender as expectativas das pessoas que utilizarão os seus produtos ou serviços? Todo mundo pensa em UI (User Interface), UX (User eXperience), mas ninguém lembra do UE (User Expectations) que é justamente o ponto onde o seu produto ou serviço pode ir pra frente ou não.

Lidar com expectativas é literalmente lidar com o futuro. É prever que o seu usuário irá utilizar o seu produto de formas que você sequer imaginou (e isso tem tudo a ver com acessibilidade para TODOS, verdadeiramente para todos).

Enquanto a maioria das pessoas estiverem focadas no "desenvolvimento e entrega", mas esquecerem da "descoberta e definição" continuaremos a não atender expectativas.

14:55 às 15:30

O viés na pesquisa em UX

Diulia Almada

Tratar UX está na moda e é muito relevante que esteja, mas será que estamos buscando a melhor experiência ou apenas a concordância com as nossas ideias? Nesta palestra vou falar um pouco sobre como alguns tipos de viés podem distorcer, e muito, as pesquisas de Discovery e validação em UX, além de algumas técnicas para ajudar a minimizar este risco.

15:35 às 16:10

Será que meu site é acessível para os Surdos? Como posso tornar meu site acessível para os Surdos?

Francisco Pinheiro Carneiro Junior

Em um mundo globalizado sabemos a importância da internet na vida das pessoas. Porém assim como os conteúdos que encontramos na internet, os seus usuários também são muitos e diversos. Pessoas são diferentes, por esse motivo as formas como elas acessam as informações também são diferentes. Por isso a importância da acessibilidade. Existem muitas dicas para deixar o site mais acessível: Descrição alternativa das imagens para os leitores de telas. Usar mais do que cores para destacar informações. Criar áreas de cliques maiores nos botões. Porém pouco se fala de acessibilidade para Surdos. Vou mostrar a importância desse assunto e o que é preciso fazer para tornar um site acessível para Surdos.

16:15 às 17:15

Diversidade no planejamento da experiência

Mariana Duarte de Oliveira / Nicolle Perico / Renato Paixão / Filipe Bitencourt
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Happy Hour #ZupNoTDC as 18:00

18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha UX DESIGN


Patrocinadores