TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha WEB / FRONT-END

Venha conhecer as novidades em desenvolvimento web e front-end

O desenvolvimento web / front-end é uma área que envolve diversas tecnologias e são os principais responsáveis pela interface e apresentação de um site ou sistema, além de utilizar técnicas de usabilidade e acessibilidade para garantir uma navegabilidade melhor nos sites ou sistemas criados.

Venha expandir os seus conhecimentos, ficar por dentro das tecnologias, ferramentas e boas práticas que estão sendo mais utilizadas no momento que podem aumentar sua produtividade e facilitar o seu dia-a-dia como desenvolvedor.

Data

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Kanban Maturity Model: What is in it for me?

Teodora Bozheva
The new release of the Kanban Maturity Model is coming soon. Be the first one to learn from its co-author what is in it for you and your company. Find out what needs of Agile and Kanban practitioners it responds to. Understand what problems of project and service managers as well as business unit managers it resolves. Learn how to drive organizational change and achieve greater agility, resilience and better customer satisfaction. Develop your company's agility in an evolutionary manner.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

O poder da Semântica em aplicações web

Gisely Lucas

Sabe aquele ponto fundamental e que influencia e conduz todo o resto da sua aplicação? Eu diria que na web esse ponto seria a Semântica do HTML. Pois ela influencia muitas coisas em nossa aplicação, claro que não tudo. Mas influencia bastante. Principalmente quando olhamos para aplicações acessíveis. O foco desta palestra é mostrar como podemos construir boas aplicações. Como podemos pensar melhor na estrutura do nosso HTML em tempo de desenvolvimento, para influenciar na acessibilidade, performance, navegação e usabilidade das páginas web.

11:25 às 12:00

Desenvolvendo uma web acessível

Rafael Tomé de Souza

As aplicações Web permitem resolver problemas diários online de forma rápida. Com a dependência da Web, torna necessário pensar em atender públicos com diversas necessidades tais como pessoas cegas, daltônicas entre outras deficiências. Pensar no desenvolvimento Web considerando o suporte de acessibilidade e como implementar torna-se um problema diário de um desenvolvedor. O tópico tem como ponto apresentar caminhos a seguir para um desenvolvimento acessível, o que é WCAG e como resolver os problemas por meio do código. O resultado é um desenvolvimento de código mais consciente usando recursos disponíveis no vasto ambiente tecnológico deixando o nosso site mais democrático.

12:05 às 12:25 Open Space

12:25 às 13:00

Layouts responsivos com CSS Grid

Felipe Do Espirito Santo

CSS Grid já é uma realidade em todos os navegadores atualizados, sua introdução adicionou ferramentas incríveis para a construção de layouts para a web, temos um controle muito grande sobre o posicionamento do nosso conteúdo ao utilizá-lo. Nessa palestra vamos conhecer os fundamentos do CSS Grid e construir alguns exemplos para entender melhor seu funcionamento. Quem sabe não é a hora de atualizar aquele site antigo e utilizar o CSS Grid no seu projeto?

13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Otimizando o front-end: uma breve introdução sobre complexidade de tempo e estruturas de dados

Gustavo Oliveira

Quando pensamos em otimizar o front-end, geralmente pensamos em como baixar rapidamente os elementos da página como html/css/imagens. Daí uma das primeiras soluções que vem a cabeça é em como comprimir as imagens ou em como paralelizar esses downloads etc. Mas e quando a página já está 100% carregada no cliente (spa, por exemplo), não precisamos mais nos preocupar com performance? Errado! Vamos olhar o problema de outra perspectiva: a de código! Vamos entender de uma forma simples e com exemplos em React, como medir a complexidade de tempo e também como aplicar estruturas de dados como tabelas hash, árvores e alguns outros algoritmos comuns do nosso dia a dia como sorts e buscas

14:55 às 15:30

Svelte, uma nova abordagem para criar aplicações Web.

Andre Lins

Mesmo com a vasta quantidade de frameworks e bibliotecas para criação de aplicações web, ainda existem vários pontos de melhorias para todos. Tanto que vemos diariamente a criação de vários novos frameworks tentando resolver esses pontos de melhoria. Nesse contexto nasce um framework que vem cada vez mais se destacando, o Svelte. Ele vem com o intuito de resolver boa parte dos problemas dos frameworks mais utilizados, como reatividade, Virtual DOM e simplicidade de escrita. Venham comigo nesse novo mundo.

15:35 às 16:10

TypeScript e Testes - A Web não é mais aquela que você se lembra

João Pedro Pianta

Por muito tempo nós pensamos em web como um ecossistema muito ruim para desenvolvimento de sistemas complexos. Vários fatores levaram à isso, desde um liberdade extrema que JavaScript possuí até uma comunidade que não botava testes na sua linha principal de stack. Pois aqui estou pra te mostrar que esse tempo faz parte do passado. TypeScript e desenvolvimento baseado em testes estão aqui pra ficar.

16:15 às 17:15

Home office e novas tecnologias: qual será o futuro do front-end?

Larissa Abreu / Fanny Vieira / Loiane Groner
Painel Digital desta Trilha
17:25 às 18:15

Keynote | Liberdade e Inovação: como ferramentas livres vao guiar a sua jornada como Desenvolvedor e Cientista de Dados

Gabriela de Queiroz
Como Cientista de Dados (ou aspirante a Cientista de Dados), ficamos perdidos com a quantidade de conhecimento que precisamos ter e adquirir. Todos os dias surge uma nova técnica, uma nova metodologia, um novo modelo. Nos últimos anos, por exemplo o Deep Learning se tornou um tema quente. Mas por onde podemos começar? E como podemos continuar nessa jornada? Onde podemos encontrar exemplos de códigos que funcionam e que podemos usar sem nos preocupar com a licença? Nesta palestra, vou demonstrar algumas das ferramentas que desenvolvemos na área de Data Science e Inteligência Artificial. Vale notar que todas as ferramentas estão disponíveis em código livre e tem o objetivo de simplificar a adoção de IA.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha WEB / FRONT-END


Patrocinadores