TDC CONNECTIONS
Building Software in the Connected World

Trilha UI DESIGN

A interface é uma ferramenta muito importante para uma boa experiência do usuário.

UI Design (User interface Design) é uma trilha focada nos processos de construção de interfaces digitais, layout e os elementos interativos que compõe a entrega de design. Por intermédio da UI existe uma interação entre duas faces de um sistema, o indivíduo e um dispositivo, software ou aplicativo.

É papel do UI Designer garantir que a interação seja bem-sucedida resultante de uma facilidade de uso e acesso à interface gráfica, tendo como premissa interfaces claras e objetivas para que a utilização do usuário seja intuitiva e sem entraves. Nossos palestrantes Irão compartilhar suas experiências e casos sobre como trabalhar com o design de interfaces.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Junho de 2021

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

1 trilha: de R$ 145 por R$ 110
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 198
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 285
* preço válido até 26/04, veja tabela completa

1 trilha: de R$ 145 por R$ 130
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 230
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 330
* preço válido até 28/05, veja tabela completa

1 trilha: R$ 145
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 260
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 370
* preço válido até 10/06, veja tabela completa

Como se inscrever

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Horário Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:35 às 10:25

Tecnologias exponenciais para geração de impacto.

Mariana Brunelli / Gustavo Pereira. / Iglá Lear Generoso
Com uma tese de impacto social que está beneficiando mais de 450 mil devs e as empresas mais inovadoras do mundo, gerando centenas de oportunidades de emprego todos os meses, a sessão abordará como a Digital Innovation One (DIO) está usando Big Data, Cloud, Tecnologias Móveis e Growth Hacking para acelerar a transformação social através da educação e empregabilidade.
10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Implantação de UX/UI Design em empresas.

Gabriel Guizelini

A cultura UX/UI está em alta no mercado, mas muitas empresas não implantam por medo ou não conhece essa ferramenta que é um dos pilares para a qualidade de um produto. Com isso, irei passar minha experiência na implantação do UX/UI em uma empresa de TI com mais de 18 anos no mercado e que não possuia essa cultura.

11:30 às 12:05

Interface intuitivas para smartglasses, em uma solução onde público-alvo pertence ao setor elétrico

Samira e Silva Amaral Ribeiro

Imagine desenvolver uma solução totalmente disruptiva para um público que nem sempre tem familiaridade com tecnologias. Isso mesmo, uma solução onde você não usará o mouse para navegar pelas telas e sim comando de voz. Este foi o desafio de um projeto de pesquisa do Instituto Atlântico, que desenvolveu uma solução de Realidade Aumentada com uso do smartglasses RealWear HMT-1 para resolver um problema dos eletricistas de uma companhia de energia brasileira. O HMT-1, possui uma tela muito pequena, o que para muitas pessoas, dificulta a interação, despertando uma maior atenção do design na escolha das cores e fontes. Além disso, precisa funcionar em condições adversas, como chuva e pouca luz.

12:10 às 12:45

Conceitos de Neurociência para uma interface amigável e intuitiva

Tereza Alux

Como fazer uso das técnicas e pesquisas em neurociência e psicologia para entender o comportamento dos usuários, entender e trabalhar suas emoções de modo que nos permita construir interfaces que além de cumprir seu objetivo base, também sejam fáceis, amigáveis e encantadoras.

12:50 às 13:50 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Como é o processo de construção de interface de um produto multi plataforma?

Rafael Brandão

A palestra mostra o passo a passo do processo de construção de interface do novo produto digital do Telecine. Conta todo processo, da construção da visão de produto, passando pelos rituais de co-criação (design sprint, lean inception, strategic inception, etc), priorização das hipóteses, construção de arquitetura e interface e vai até o handoff para os times de tecnologia e dados. Passa pela complexidade em se trabalhar em diferentes plataformas, de aplicativos mobile até Smart TVs, Roku e Xbox, mas tranquiliza ao ressaltar que o mais importante é entender jornadas e ficar atento à coerência da documentação e entregas constantes e incrementais.

14:50 às 16:05

Interfaces, design e mediação de relações - O design de interface e suas conexões com outras áreas de conhecimento em design e tecnologia.

Poe Belleentani
Painel Digital desta Trilha
16:10 às 16:25 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

O impacto da UI na percepção do usuário

Gabriela Nart Gonçalves / Flávia de Oliveira Guaresi

Você já parou pra pensar naqueles produtos que são esteticamente agradáveis, porém são confusos de usar? Só que você ainda tem um apego... Nessa talk vamos falar um pouco sobre como a estética do produto pode mudar a percepção dos usuários e como podemos projetar pra unir essas duas linhas de pesquisa e tornar nossos produtos agradáveis e funcionais!

17:05 às 17:40

Por que precisamos entender UI e UX como coisas distintas?

Ubiratan Silva

O tema da palestra visa esclarecer a relação existente entre duas áreas de conhecimento distintas dentro do design digital e que comumente são tratadas como a mesma coisa pelo mercado, estudantes e pesquisadores causando uma certa confusão de conceitos que cada vez mais se faz importante que seja esclarecida para que se entenda que UI design embora integrado ao processo de UX tem seu processo e técnicas próprias e relação com outras áreas de conhecimento como engenharia, psicologia e comunicação.

17:45 às 18:20

Escalando a gestão de arquivos de design de interfaces com Abstract

Elvis Alves Soares

A complexidade em organizar arquivos de design de interface sempre foi uma dor para os profissionais da área, porém, exploramos pouco métodos, técnicas e ferramentas para facilita a gestão de arquivos. Proveniente da ciência da informação, a curadoria digital pode ser definida, como "atividades e técnicas relacionadas a gestão de dados, desde o planejamento até a disponibilidade, passando pela consulta, manutenção, preservação e atualização de dados ". Conforme o produto e o time cresce, a quantidade de arquivos cresce junto, e não ter diretrizes pode causar problemas irreversíveis em processos que deveriam ser simples.

18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações

Patrocinadores




Apoio

Apoio Trilha


Apoio Mídia


Realização