TDC FUTURE
O Papel da tecnologia na construção do amanhã

Trilha DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE

Diversidade que conecta pessoas e promove a inclusão no meio da tecnologia.

Quebrando as barreiras do capacitismo e preconceito na sociedade, um espaço para compartilhar experiências por meio de vivências da real diversidade no ecossistema de tecnologia, propondo mudanças de atitudes na forma como encaramos as necessidades em busca da expansão das boas práticas de inclusão e acessibilidade.

Data

Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
a Quinta-feira, 2 de Dezembro de 2021

9 às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo de Terça
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:25

Um futuro onde ninguém mais é deixado para trás

Marcio Namiki
Uma reflexão e debater sobre o Futuro que já chegou, e que conecta passado e presente. Ou seja, a "este momento" (Niji, termo oriental), que é explicado pelo Dr. Ikeda nas palavras do filósofo Goethe, que escreveu: "Um único momento é decisivo. Determina a existência do ser e estabelece seu destino
10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Seja o impacto: Como a área de Tech Recruiting da Creditas vem apoiando a construção de um mercado de Tecnologia mais diverso

Nikole Fernandes / Mayran Santana / Anderson V V Silva

Hoje o quanto você se sente representado no seu time? Muitas empresas vêm fazendo esforços para construir um ambiente mais equânime, porém sem preparar o processo seletivo e os times para receber esses talentos. A Creditas tem a diversidade no seu DNA e está em um caminho consciente para ser a empresa que melhor reflete o retrato da sociedade Brasileira. Neste paper queremos mostrar como estruturamos e engajamos um processo seletivo intencional para recortes de diversidade, com ações afirmativas, programas de estágio e inciativas de ensino para mulheres cis/trans. O nosso propósito é convidar as pessoas a serem agentes de mudança, tornando o futuro do ecossistema de tecnologia mais diverso.

11:30 às 12:05

Vieses Inconscientes e Síndrome do Impostor - A dupla maligna!

Thais Fernandes

Muitas vezes não sabemos porque enfrentamos tantos obstáculos no nosso dia-a-dia, tanto reais quanto imaginários. Padrões e mais padrões, aqueles que esperamos das pessoas e aqueles que as pessoas esperam da gente: não estamos à altura deles ou nunca estaremos e essa é uma busca sem fim?

Com um olhar sistêmico entenda como os vieses inconscientes trabalham em conjunto com a síndrome do impostor e como podemos quebrar esse looping de reforço sobre o que esperamos das pessoas, o que elas esperam da gente e o que nós mesmos esperamos de nós. Sair da nossa bolha e aceitar a diversidade como algo que vem para mudar e melhorar a nossa visão, despadronizando as expectativas!

12:10 às 12:45

A importância da diversidade de idade, raça e classe na tecnologia

Fernanda Cristina de Souza

Falasse muito em diversidade atualmente, mas sempre de uma forma superficial. Precisamos começar a discutir mais a respeito das razões que fazem que seja cada vez mais urgente que o perfil das empresas sejam compostos por pessoas diversas. Como falar de acessibilidade nos projetos de tecnologia sem pessoas PCD's e de origem periférica incluídas? Como falar de uso para pessoas de todas as faixas etárias se não incluímos as pessoas mais velhas que transicionam de carreira? Como pensar em uma aplicação voltada ao público LGBTQIA+ sem pessoas que entendam a fundo esse público? Essas são problematizações que precisam ser feitas com urgência.

12:50 às 13:50 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Diversidade, você entende a importância de uma empresa diversa?

Anna Karinane de Souza Silva / Carlos Eduardo Amorim Silva

Diversos estudos comprovam que empresas que possuem maior diversidade apresentam retornos financeiros superiores, possuem um diferencial competitivo maior e possuem soluções mais criativas. Nesse talk vamos falar sobre a importância da diversidade dentro das organizações e como promover iniciativas que contribuam para times e organizações mais diversas.

14:50 às 15:25

Mulheres e Tech: A importância da representação

Pachi Parra

Não é segredo pra ninguém: a porcentagem de mulheres e pessoas não binárias em tech é bem menor do que a de homens. E esse número cai ainda mais em cargos de liderança.

Nessa palestra vamos falar sobre representação: O que é isso? Por que importa?

Como isso literalmente muda a vida das pessoas envolvidas e como você, que não é mulher, pode apoiar e ajudar com ações e não apenas posts no Twitter.

15:30 às 16:05

Imagina Juntas?!

Fernanda Kussama Pellegrini

Imagina Juntas é o grupo de Mulheres do SiDi que tem o propósito de discutir sobre o dia a dia, desafios e perrengues que as mulheres enfrentam no dia a dia, tanto pessoal quanto profissional. Por meio de ações direcionadas ao público feminino, compartilhamos visões e experiências sobre carreira, desenvolvimento profissional, habilidades socioemocionais, maternidade, saúde, estratégias para atração de talentos femininos e em como tornar o SiDi um ambiente mais diverso e cada vez melhor para se trabalhar. Esta apresentação tem por objetivo não só compartilhar a experiência de nós SiDiers na organização deste grupo, mas, principalmente, debater com os participantes as estratégias adotadas.

16:10 às 16:25 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Diversidade nas empresas não é apenas contratar pessoas diversas

Vanda Ferreira dos Santos / Patricia Kost

Ações de Diversidade nas empresas são fundamentais quando falamos sobre respeito a todas as pessoas e capacitismo no mercado de trabalho, sobretudo o de tecnologia. No entanto, contratação de pessoas de algum corte social, não significa necessariamente fomentar diversidade dentro das empresas.

Nesta apresentação abordaremos mais sobre ações efetivas que os time de Marketing e Pessoas da Lambda3 implementam no dia a dia da empresa que hoje é considerada a 5ª Melhor Empresa Para Se Trabalhar no Brasil.

17:05 às 18:20

Grupos de Afinidade nas empresas: Estrutura, Trajetória e Troca de Experiências.

Giulia Zela / Lorena Locks Coelho / Bruno Santos de Souza / Thayane Valente
Painel digital desta trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Hora Conteúdo de Quarta
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:25

Transformação tecnológica atráves de nossa liderança, responsabilidade e revolução

Victor Hugo Germano
Convidado(a) Especial da Trilha Stadium
10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Como Sobreviver a um Shark Tank sendo Mulher?

Laura Oliveira

Você mulher que também sente que enfrenta um tubarão por dia e precisa a todo momento se provar para a sociedade que você é capaz, essa talk é pra você.

Quero compartilhar com você como é transitar em um shark tank diariamente (mais conhecido como área de tecnologia) e o que tenho feito para construir uma carreira e marca pessoal sem deixar com que com o preconceito me pare.

A jornada de uma mulher na área de TI e no mundo de uma forma no geral é extremamente cansativa, mas vou te mostrar que da mesma forma que ocupei espaços você também é capaz de ocupar qualquer espaço!

11:30 às 12:05

Envelhecer: corpo, carreira e tecnologia

Larissa Pessoa Lima

O ideal é que a gente não espere chegar aos 50 anos para falarmos sobre "envelhecer". E por que não agora? A diversidade geracional traz em seu contexto correlações com questões de gênero, classe social, raça e a tal da "tecnologia". Nosso corpo envelhece e vai ficando cada vez mais invisível na sociedade. Como evitar essa invisibilidade? Um app resolveria?

12:10 às 12:45

Gestão de times diversos e projetos de acessibilidade

Maria Augusta torres / Matheus Bitencourt

Gestão de times diversos e inclusivos, como garantir produtividade e equidade em um time diverso. Case de um time majoritariamente diverso e inclusivo, projetos de acessibilidade criados e executados pelos mesmos.

12:50 às 13:50 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Chave para Inovação!!! Normativas de Grupo versus Inclusão e Diversidade

Jéssica Ferrari

Há tempos organizações começaram a enfrentar desafios que muitas vezes transcendem o acesso a conhecimentos de um grupo. Para inovar e resolver desafios complexos, é necessário trazer algo de novo, dessa forma podemos enxergar com prismas diferentes um mesmo desafio. Carregando uma herança cultural de outras organizações, estamos acostumados a termos padrões para tudo, até mesmo para atrair e selecionar talentos, dessa forma temos uma grande chance de contratar pessoas muito similares. Na contramão de que, se trazemos algo novo dentro das organizações, a tendência humana é ?expulsar? tudo e todos que estejam fora da normativa do grupo. Como resolver este dilema?

14:50 às 15:25

UX Research como ferramenta de Políticas Públicas e Acessibilidade

Ana Silva / Catia Melo Oliveira

UX Research tem sido uma prática latente no mercado, firmando a experiência do usuário como bússola da otimização de produtos e serviços. Esta pratica pôde garantir a democratização do acesso à produtos digitais, gerando inclusão e autonomia para pessoas de diversos perfis. Nesse sentido, UXR é uma das possibilidades viáveis para ampliar o desenvolvimento por meio de políticas públicas garantindo maior acessibilidade. Para isso é necessário que tanto a prática de UX como a de Acessibilidade sejam amplamente divulgadas e fortalecidas no ambiente tecnológico.

15:30 às 16:05

Revolução dos processos à partir da contratação de um profissional PcD

Alexandre Dedinho / Álvaro zermiani

A palestra irá abordar alguns insights de como você poderá implementar processos mais acessíveis desde onboarding até as ferramentas do dia a dia de um profissional PcD. Além disso, mostraremos a evolução dos produtos digitais a partir dessa mudança de cultura e inclusão dentro da organização.

16:10 às 16:25 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Aproximação das diferenças

Amanda Carneiro de Miranda Muller

Os perfis de profissionais que procuram a tecnologia foram sendo moldados pelo mercado a modo de se tornarem cada vez mais homogêneos, limitando a possibilidade de diversidade vinda de diferentes grupos que, no momento, não buscam pela tecnologia como profissão. A grande questão sobre ambientes homogêneos e o desenvolvimento de tecnologias é que cada vez mais os produtos oferecidos ficam limitados a visão de um grupo pequeno e bastante semelhante. Para que a tecnologia acompanhe as evoluções da humanidade e possa abraçar a diversidade, é necessário que os criadores de novas tecnologias sejam diversos e possam trazer os mais distintos pontos de vista sobre todo tipo de situação.

17:05 às 18:20

Diversidade em cargos de liderança.

Caio Albuquerque / Carolina Sperb / Bruno Pulis / Maria Madalena dos Santos
Painel Digital dessa Trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Hora Conteúdo de Quinta
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:25

O advento do Metaverso e seu impacto na prestação de serviços tecnológicos

Mario Gazziro
Não só o antigo Facebook, agora Meta, como também as principais empresas de tecnologia do mundo - como a NVIDIA - têm se voltado para o ressurgimento do mercado de aplicações ao consumidor final em computadores desktop, após praticamente uma década de dominação mobile. A aplicação alvo é o chamado Metaverso, qual promete revolucionar as relações de trabalho e sociais, com o uso de realidade virtual e aumentada (colaborativo e interativo), somado a geração de conteúdo 3D tanto por base de designers, como para coletas de dados realizadas por escâner 3D. Nessa apresentação pretendo mostrar um vislumbre desse novo universo, cheio de possibilidades e que promete tornar a internet atual (baseada em páginas web) tão obsoleta quanto a própria Internet tornou o telex algo extinto.
10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Inteligência artificial na tradução de Língua de Sinais

Ailton Felix de Lima Filho

A apresentação tem como objetivo transmitir um entendimento geral, em alto nível, sobre como uma máquina, através da Inteligência Artificial, pode aprender a traduzir uma sentença em uma língua escrita para uma língua de sinais e quais são suas principais limitações.

11:30 às 12:05

Aplicando Acessibilidade Digital para Cegos: O Uso de Software Livre Acessível na Educação

Paloma Brandão da Costa

Esta pesquisa visou prover acessibilidade do Curso de Criação de Páginas Web Acessíveis com GNU/Linux acessível, para que a maioria das informações apresentadas pudessem ser percebidas pelos cegos, diminuindo as desigualdades na sociedade da informação. Como justificativa deste trabalho, foi buscar soluções do ponto de vista tecnológico, sob o olhar da Informática na Educação e permitir o desenvolvimento de novas competências práticas, para que os meios tecnológicos sirvam como facilitadores das estratégias de aprendizagem, inclusão educacional, digital e social.

12:10 às 12:45

Linguagem simples (Plain language): Porque escrever de forma acessível importa?

Isabella Arruda

Cada dia mais as empresas de SaaS buscam tornar seu produto mais self service, ou seja, fácil o suficiente para ser usado de forma independente pelo usuário, sem assistência de vendas ou suporte. Neste cenário, nem sempre a primeira camada da experiência (o conteúdo) recebe a devida atenção e acaba se tornando truncado, pouco claro, algumas vezes cheio de jargões técnicos (burocratês, juridiquês, etc) e, consequentemente, pouco acessível. Como os princípios da Linguagem Simples, movimento mundial que influenciou o governo digital de vários países, pode contribuir para tornar o seu serviço cada vez mais universal e acessível?

12:50 às 13:50 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

A importância das pessoas surdas em ser empreendedoras e ter uma empresa. Qual a razão da acessibilidade no protagonismo das empresas?

Joaquim Amado
14:50 às 15:25

Pare de mascarar a acessibilidade nas sua aplicação web!

Larissa Mourullo

Será que ter uma boa nota no PageSpeed ou Lighthouse define que minha aplicação web é realmente acessível? Além de responder essa questão, trarei algumas boas práticas, plugins, ferramentas que possam te auxiliar nesse processo e um exemplo real em um projeto de como essas práticas melhoraram a acessibilidade da aplicação.

15:30 às 16:05

Como melhorar a acessibilidade na visualização de dados através de boas práticas

Beatriz dos Santos Galeazzo

A visualização de dados vem ganhando cada vez mais importância em empresas que possuem a cultura data driven. Mas você já pensou se todos da equipe que você faz parte enxergam ou manipulam os dashboards de gráficos da mesma maneira? Tão importante quanto representar os dados com eficiência, é garantir que eles estejam acessíveis a todos. Aqui na Ambev Tech, nós nos importamos com a acessibilidade e estamos aplicando também na área de Analytics! Utilizando boas práticas, mostrarei como estamos tornando a visualização de dados mais acessível e inclusiva aos usuários daltônicos, com deficiência visual ou baixa visão.

16:10 às 16:25 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Acessibilidade e Saúde

Janaina De Siqueira Bernardino

Vamos compartilhar como anda os sintomas, diagnóstico, tratamento preventivo e posterior quando a falta de acessibilidade é identificada. Contaremos como está sendo feito o trabalho de acessibilidade na Dasa.

>
17:05 às 18:20

Ferramentas e técnicas para criação de código acessível.

Sandyara Peres
Painel Digital dessa Trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Patrocinadores





Apoio Mídia

Apoio Institucional

Apoio Trilha


Realização