TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

Trilha STADIUM QUINTA

Palco principal com grande abrangência de temas
O TDC Future conta com muitas trilhas e você pode ficar em dúvida... por isso, a STADIUM* traz, de forma gratuita, uma junção de palestras das trilhas Premium - escolhidas pela representatividade - assim você conhece mais sobre VÁRIAS áreas e entender melhor com qual trilha se identifica. A Stadium garante pluralidade de informações - de uma maneira democrática - e cheia de conteúdos incríveis!
*Além de você poder se inscrever diretamente para a trilha Stadium, ela é aberta para todos os participantes inscritos em trilhas Premium

Data e Local

Quinta-feira, 2 de Dezembro de 2021

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Basic Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Horário Conteúdo
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:25

O advento do Metaverso e seu impacto na prestação de serviços tecnológicos

Mario Gazziro
Não só o antigo Facebook, agora Meta, como também as principais empresas de tecnologia do mundo - como a NVIDIA - têm se voltado para o ressurgimento do mercado de aplicações ao consumidor final em computadores desktop, após praticamente uma década de dominação mobile. A aplicação alvo é o chamado Metaverso, qual promete revolucionar as relações de trabalho e sociais, com o uso de realidade virtual e aumentada (colaborativo e interativo), somado a geração de conteúdo 3D tanto por base de designers, como para coletas de dados realizadas por escâner 3D. Nessa apresentação pretendo mostrar um vislumbre desse novo universo, cheio de possibilidades e que promete tornar a internet atual (baseada em páginas web) tão obsoleta quanto a própria Internet tornou o telex algo extinto.
10:30 às 10:45

Transformação Digital: uma jornada possível

Eduardo Campello Peixoto
Eduardo Peixoto, Chief Design Officer do CESAR, fala sobre como a Transformação Digital tornou-se item obrigatório para sobrevivência de negócios em muitos mercados
10:50 às 11:25

Gestão de portfólio em times de dados: Como escalamos a informação sem o uso de frameworks parrudos

Bianca Pereira Silva / Bruno Watanabe

Será que só conseguimos escalar a agilidade com frameworks robustos? Tornar as coisas mais simples, deveria ser a nossa essência enquanto pessoas facilitadoras e promotoras de melhoria contínua. Nesta talk queremos compartilhar o que temos aprendido aplicando agilidade de negócios em uma Tribe do Nubank. Bora falar sobre lições aprendidas e perrengues?

11:30 às 12:05

Somente competências técnicas basta para escrever código de qualidade?

Diógenes Araujo

SOLID, KISS, Design OO, DRY, YAGNI, Refactoring... várias técnicas que nos ajudam a escrever código melhor, mas será que apenas elas é suficiente para termos código bem desenhado e de alta qualidade?

Desenvolvimento de software é sobre ciência, mas também é sobre gente. Kent Beck, autor do método XP já sabia disso, basta olharmos o valores de XP: Comunicação, Feedback, Respeito, Coragem

Por isso, que tal adicionarmos as tals das soft skills no nosso repertório e entender como elas impactam na qualidade do código?

Quero compartilhar com vocês como essas habilidades me ajuda e também pode te ajudar a escrever código melhor.

Chega mais para gente bater esse papo.

12:10 às 12:45

Science Fiction or Human-Centric Technology

Alexandre Uehara

Em um mundo em que cada vez mais as tecnologias (que antes eram ficção científica), viraram realidade, temos que pensar o real impacto delas. Será que realmente estamos resolvendo um problema real? Será que ela está ajudando a impactar as pessoas? Uma viagem do mundo do cinema junto com o nosso dia a dia.

12:50 às 13:05

Faça o deploy da sua aplicação web em minutos

Ana Cunha
Nesta sessão, explicaremos como fazer o deploy de suas aplicações web na AWS em questão de minutos através de uma rápida demonstração.
13:10 às 13:25

A desmaterialização da tecnologia no setor financeiro.

Sergio Gama
A idéia é contar um pouco de minha carreira em tecnologia, inclusive em banco quando ainda não tínhamos os "InternetBanks", até chegar na principal provedora de tecnologia e plataforma para banco digitais na América Latina, e falar um pouco o que é a Dock, e qual é a minha missão e os desafios.
13:30 às 13:45

Desafio de construir uma plataforma de seguros além da tecnologia

Gibran Silva
Vamos entender como construir uma plataforma de seguros, que conecta clientes e parceiros. Indo além da tecnologia, que ajuda a formar relações e a proporcionar experiências.
13:50 às 14:05 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:10 às 14:45

Protegendo o software de pagamento moderno com o Software Security Framework

Carlos Caetano

As empresas enfrentam uma infinidade de ataques de criminosos cibernéticos todos os dias. Alguns dos ataques atuais no Brasil hoje incluem ataques de skimming online (MAGECART) e os ataques à cadeia de suprimentos. Felizmente existem padrões e melhores práticas que as empresas podem adotar para enfrentar essas ameaças e minimizar o risco de serem comprometidas. Desenvolvimento seguro é uma prioridade para o PCI SSC, que tem investido em proatividade, tratando a segurança dos sistemas de pagamento já na fase de projeto e desenvolvimento. Esta apresentação revisará as ameaças atuais e cobrirá o Software Security Framework e seus dois novos padrões de segurança de software.

14:50 às 15:05

Bate papo e networking com convidados

15:10 às 15:25

Tecnologia responsável e futuro tecnológico justo

Renata Gusmão / Tássia Spinelli de Lima
Estamos em um momento histórico em que a tecnologia media quase todos os aspectos de nossas vidas. A chegada de novas tecnologias como IA, Big Data, Cloud, nos puxa para um lugar de responsabilidade ainda maior. Nós como tecnologistas precisamos refletir constantemente os nossos espaços de poder em todos os papéis e as consequências das soluções que construímos principalmente para as pessoas mais vulneráveis. A tecnologia não é neutra e por isso é necessário mitigar os impactos negativos e ampliar os positivos para construirmos um futuro tecnológico mais justo para a sociedade.
15:30 às 15:45

Bate papo e networking com convidados

15:50 às 16:20 Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Culto à carga, semiótica e porque transformações ágeis não funcionam!

Juliano de Paulo Ribeiro

Entenda como o estudo dos signos e seus significados explica porque as ditas transformações tendem à falha. Se por acaso já aconteceu contigo de uma determinada prática ser totalmente distorcida para a realidade de uma organização (e não o contrário) essa palestra é para você. Caso você tenha passado por uma transformação que só deixou como resultado novos nomes na estrutura que sempre existiu (o que eu chamo de pintura na sucata), aqui eu te explico as razões por trás desse fenômeno.

17:05 às 17:40

O elemento X de um projeto Java com Clean Architecture

Monica Helena Ribeiro

Baixo acoplamento, alta coesão e tudo que há de bom. Esses foram os ingredientes escolhidos para criar as arquiteturas perfeitas. Mas, a história não para por aí. Robert Martin (Uncle Bob) criou a Clean Architecture como uma proposta para separar responsabilidades e reutilizar código. Através de um exemplo de implementação em Java, vamos conversar sobre qual é o elemento X da arquitetura, como implementar e analisaremos quando é válido aplicá-la.

17:45 às 18:20

Como escolher quais bancos de dados usar em uma determinada solução de armazenamento poliglota?

Leonardo Roberto Marinho Farias

O aumento da complexidade e evolução dos softwares nos leva a querer melhores formas de armazenar informações. Atualmente a persistência poliglota (que propõe a coexistência de vários modelos de dados na mesma aplicação) está sendo amplamente utilizada por grandes empresas. Porém neste cenário é muito comum ter dúvidas e não saber como escolher de forma assertiva os tipos de bancos de dados que devem fazer parte da sua solução. Nessa palestra você aprenderá as técnicas que te ajudarão nessa escolha, através de uma demonstração em um exemplo real.

18:25 às 18:40 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:45 às 19:15 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações

Coordenação Trilha STADIUM QUINTA

Patrocinadores





Apoio Mídia

Apoio Institucional

Apoio Trilha


Realização