TDC INNOVATION
Desafios para criação do futuro digital

Trilha CARREIRA E MENTORIA

A importância da inovação para as carreiras de TI: Explorando sinergia e tendências

Inovar em sua carreira é essencial hoje em dia!

Você sabe o que é importante para se manter como um profissional de alto valor no mercado?

Tecnologia é uma área que se renova a cada instante. Se torna necessário para ter destaque no mercado como um profissional de alto impacto, a inovação de sua carreira e a capacidade de acompanhar tendências. Conseguir encontrar e compreender seus pontos fortes, faz toda a diferença em sua jornada.

Aqui na Trilha de Carreira e Mentoria vamos te ajudar a achar seu diferencial e se tornar ainda mais valioso para as empresas.

Data

Terça-feira, 23 de Março de 2021
a Quinta-feira, 25 de Março de 2021

9 às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo de Terça
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:35 às 10:25

Inteligência Artificial: Desafios e o Futuro da I.A. e de suas Aplicações

Fernando Santos Osório

Keynote Especial

A Inteligência Artificial (I.A.), junto com o Aprendizado de Máquina (ML), têm permitido extrair "ouro" dos dados que vêm sendo acumulados nas Empresas e na Internet. Novas aplicações da I.A. aprendem a analisar dados e imagens, reconhecer/sintetizar voz, fazer robôs assistentes virtuais, perceber-decidir-agir, criando assim aplicações especializadas para o Mercado Financeiro, Comércio/Vendas, Internet, Medicina, Educação, Agronegócio, Robótica: A I.A. está em toda parte (AI:IA - "AI In All"). Porém, esta I.A. que tem impactado a nossa sociedade e nossas vidas é ainda uma I.A. focada, especializada, e existem grandes desafios para que a I.A. possa ser mais amplamente adotada, e possa impactar mais ainda os negócios. Precisamos inovar, buscando novas tecnologias de I.A., para poder inovar e impactar os negócios com esta "nova IA" (mais ampla, mais robusta). Esta palestra vai discutir sobre os desafios da I.A., e como inovar na I.A. para inovar com a I.A.

10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Dei uma geral no LinkedIn, fiz um monte de cursos, mas continuo no mesmo lugar! Como posso subir degraus na carreira?

Andre Noel

Você sabe que pode mais. Você já conferiu seu linkedin, viu se não esqueceu de colocar nada lá, revisou seu GitHub, fez um currículo bacana, mas ainda está no mesmo cargo e na mesma empresa.

Você sabe que pode ter uma posição melhor, um salário melhor, mas não sabe como chegar lá. Como fazer algo real para alcançar o emprego dos seus sonhos?

11:30 às 12:05

Job Crafting como um Caminho de Inovação na Carreira

Renata de Lima

Como seria o trabalho ideal? Como você descreve seu trabalho atual? Há conexão entre essas respostas? Pesquisas indicam que só 15% das pessoas empregadas sentem-se engajadas com seu trabalho. E isso significa que grande parcela dos trabalhadores gostariam de atuar em papéis diferentes ou ter mais propósito no seu emprego atual. Mas como ter propósito no trabalho quando não é possível estar no emprego ideal? Job Crafting é uma abordagem individual que permite moldar seu próprio ambiente de trabalho de forma que este se adapte às suas necessidades pessoais ajustando-as com as suas demandas já existentes, e esse método pode ser o maior aliado no seu processo de transição e inovação de carreira.

12:10 às 12:45
12:50 às 13:50 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores fazem uma nova introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Porque não desenhar uma carreira pensando nas pessoas?

Alejandra Nadruz

Porque não desenhar uma carreira pensando nas pessoas? Porque não desenhar uma carreira a partir das inteligências das mesma? Porque não desenhar uma carreira entregando liberdade, auto responsabilidade e flexibilidade?

Falamos que uma das grandes inteligências das pessoas no presente e futuro é e será a flexibilidade e adaptabilidade, porém todos os nossos modelos de carreiras e desenvolvimento dentro das organizações estão desenhados com uma arquitetura oposta, não dão escolhas e sobre tudo criam um viés para aqueles que procurar um modelo mais flexível.

Nesta palestra queremos apresentar um modelo de carreira que estamos estruturando na Movidesk onde o centro são as pessoas.

14:50 às 15:25

4 passos para desenvolver uma mente criativa durante uma inovação digital

Guayçara Gusmon Gonçalves

Criatividade é capacidade do cérebro de criar, de pensar diferente quando exposto a uma realidade qualquer. A inovação, nada mais é do que a consequência de um processo criativo que é resultado de uma habilidade cognitiva. Cada vez mais, profissionais criativos se destacam na carreira de TI por serem capazes de inovar. Consegue imaginar o cérebro humano e máquinas trabalhando juntos no futuro para resolver problemas mundiais? Essa ideia foi trazida por Thomas Malone e se torna cada dia mais real. Venha conhecer os 4 papéis que desempenhamos dentro de um processo criativo e saiba como desenvolvê-los utilizando técnicas de coaching e neurociência para tendenciá-los.

15:30 às 16:05
16:10 às 16:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Recolhendo os cacos da pandemia: como se reinventar e usar seu repertório em novas áreas e empresas.

Rafael Brandão

Dentre muitas coisas, a pandemia de COVID-19, trouxe uma série de problemas econômicos, erradicando muitas empresas e dispensando inúmeros profissionais. Pensando nisso, a palestra pretende mostrar como é possível se reinventar e usar seu repertório em novas áreas e empresas. Sem auto ajuda e com objetivo claro, o material aborda algumas histórias de trabalho que realçam o valor dos profissionais com potencial criativo, foco e inquietação. Exatamente como nós!

17:05 às 18:20

Como ter uma carreira inovadora e com alto valor para as empresas?

Bruno Giacomelli / Rafael Ademir Candido Ferreira Bueno / Dedila Costa
Painel Digital desta Trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Hora Conteúdo de Quarta
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:35 às 10:25

A privacidade de dados e a LGPD

Laíny Moraes

Uma reflexão sobre a privacidade no mundo virtual, riscos, como isso é monetizado e como a LGPD impacta esse contexto.

10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

De Estagiário a CTO - como o mercado de tecnologia mudou nos últimos 10 anos

Felix Alexandre Rode

Em menos de 10 anos vivenciamos uma mudança radical no mercado de trabalho de tecnologia no Brasil. Velhos dogmas desapareceram e novos paradigmas surgiram... muitas funções já não existem mais e novas funções surgem constantemente. Como se preparar e como se manter com as transformações exponenciais nessa nova década? Vou te ajudar com as perguntas, respostas e reflexões!

11:30 às 12:05

Growth Mindset: a habilidade do século

André Luiz Monteiro da Costa

Nos mercados dinâmicos de hoje, os líderes e colaboradores necessitam ter um mindset muito diferente daquele usado nas organizações tradicionais em tempos menos exigentes. Esta palestra tratará das três principais mudanças de mindset: da certeza à descoberta, com uso da inovação, da autoridade à parceira, por meio da colaboração e da escassez à abundância, através da criação de valor.

12:10 às 12:45
12:50 às 13:50 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores fazem uma nova introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Como inovar com um estilo de liderança criado nos anos 70'?

Rodolfo Fernandes Colares de Amorim / Carol Vilas Boas

O que Evita Peron, Martin Luther king, Airton Senna e Lady Diana tem em comum?

Todos eles inspiraram! E através dessa inspiração moveram nações. Esse estilo de liderança no qual os líderes incentivam, inspiram e motivam os funcionários a inovar e criar mudanças que ajudarão a empresa a crescer e moldar seu futuro.

O conceito que vem do ano de 1972 criado por James V. Downton, tem crescido significativamente. Nessa talk queremos trazer algumas técnicas e características do líder transformacional para que você possa adicioná-las na sua forma de Gestão e até mesmo levantar questionamentos em relação a forma de liderança exercida no ambiente em que se está inserido, com base no Cynefin.

14:50 às 15:25

O que é DevRel? Como você pode ter uma carreira dev focada em comunidade e conteúdo

Pachi Parra

DevRel, ou Relações de pessoas desenvolvedores, é uma profissão muito importante na nossa área, mas não muito conhecida. Com uma variedade de nomes e obrigações, uma pessoa DevRel é parte ativa da comunidade, se destaca em comunicação e ainda tem que codar. Nessa palestra vou falar sobre o que é um DevRel, o que essas pessoas fazem e como ingressar nessa carreira.

15:30 às 16:05
16:10 às 16:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

A mentoria como evolução de carreira dentro das empresas

Letícia Rina Sakurai

Chegar em um ambiente desconhecido é sempre um novo desafio: para quem é iniciante no mercado de trabalho, surgem diversas dúvidas sobre como as ferramentas e tecnologias inéditas que aparecem a cada dia podem ser utilizadas para entregar as melhores soluções. Para quem já está na profissão há mais tempo, pode ser desafiador enfrentar uma mudança de empresa ao se deparar com processos diferentes e arquiteturas diferentes das quais já estava acostumado antes. Nas duas situações, como um mentor pode ser útil para auxiliar nesse processos? Sua empresa pode melhorar a recepção de um novo colaborador utilizando esse recurso? Quais os benefícios dessa prática para o mentor e para o mentorando?

17:05 às 18:20

Inovação constante, correria constante? Como se manter atualizado em uma carreira em transformação continua.

Claudia Charro / Shaiala R. de C. Araujo Marques / Victor Gonçalves
Painel Digital desta Trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Hora Conteúdo de Quinta
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:35 às 10:25

Isso não vai dar certo! A saga de quem ousa inovar

Anderson Criativo
Convidado(a) Especial
10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Multipotenciais no trabalho: As características de novos profissionais para o mercado de trabalho

Vinicius Lucas / Ivan Pinto Neves

Por que temos que escolher uma única carreira? Na infância, somos influenciados a acreditar que há apenas um caminho para a vida adulta, e muitas vezes isto cria adultos ansiosos, inseguros e improdutivos. Pessoas com multi talentos, multipotenciais, são pessoas que têm uma capacidade de conectar áreas do conhecimento em prol da inovação, produzindo em alto nível aquilo em que estão envolvidas. Saber criar o espaço para estas pessoas é desafio dos RHs, e ao mesmo tempo um momento de libertação para aquelas pessoas que se identificam como multipotenciais.

11:30 às 12:05

Apoiando a formação de profissionais em início de carreira no seu time (e como isso te beneficia)

Hector Nieva Melo

Você já passou por dificuldades no estágio? Imagino que todos nós! Estagiárias e estagiários normalmente não possuem todas as skills técnicas e comportamentais de profissionais qualificados, pois estão em formação. Então, como o time deve recebê-los e tratá-los no dia-a-dia? O que deve ser exigido deles? Eles tem que correr atrás sozinhos? Devemos tratá-los como meros aprendizes, ou devemos tratá-los como funcionários comuns? Nesta talk vamos ver práticas que os times podem adotar para ajudar os estagiários em sua formação, e como elas podem beneficiar o próprio time.

12:10 às 12:45
12:50 às 13:50 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores fazem uma nova introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

5 pontos importantes sobre TI que você precisa saber na visão de um engenheiro de software

Karina Macedo Varela / Otávio Santana

A área de tecnologia da informação tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Com isso, cada vez mais surgem oportunidades de atuação para profissionais neste mercado. Neste debate, vou abordar cinco pontos triviais para a especialização na área de engenharia de software, baseado na minha experiência com open source

14:50 às 15:25

Falemos de Resolução de Problemas Complexos

Pablo Garateguy

Segundo o Foro Económico Mundial, a resolução de problemas complexos é uma das 10 principais habilidades que serão exigidas até 2025.

Com a evolução das Inteligências Artificiais e seu impacto no mercado de trabalho, essa habilidade irá ser cada vez mais requisitada e avaliada pelas empresas, até nas entrevistas.

Existem diversos frameworks que permitem desenvolver e aprofundar essa habilidade, pelo que deveria ser para todos nós um ponto de desenvolvimento contínuo.

15:30 às 16:05
16:10 às 16:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Os Segredos Para Se Tornar Um Profissional Referência Na Sua Empresa E No Mercado De Tecnologia

Eric Fer

Ser o melhor no que você faz não é o suficiente para se tornar uma referência. Existem alguns ingredientes chave que precisam estar presentes para que a mágica do reconhecimento em grande escala (na empresa e no mercado) aconteçam. Nessa talk vou revelar quais são esses ingredientes, então se prepare!!

17:05 às 18:20

O desafio de liderar times inovadores.

Vinicius Ribeiro Aparecido / Jaison Erick dos Reis / Ana Carolina Souza / Marcelo Linhares
Painel Digital desta Trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha CARREIRA E MENTORIA