TDC INNOVATION
Desafios para criação do futuro digital

Trilha DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE

Um espaço inclusivo e inovador que promove a diversidade e acessibilidade
Compartilhar as experiências vividas nesse mundo diverso, muitas vezes complexo e que vive uma transformação. É fundamental termos espaços abertos para o debate e para o desenvolvimento da inclusão, da diversidade e da acessibilidade na tecnologia.

Data

Terça-feira, 23 de Março de 2021
a Quinta-feira, 25 de Março de 2021

9 às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo de Terça
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:35 às 10:25

Inteligência Artificial: Desafios e o Futuro da I.A. e de suas Aplicações

Fernando Santos Osório

Keynote Especial

A Inteligência Artificial (I.A.), junto com o Aprendizado de Máquina (ML), têm permitido extrair "ouro" dos dados que vêm sendo acumulados nas Empresas e na Internet. Novas aplicações da I.A. aprendem a analisar dados e imagens, reconhecer/sintetizar voz, fazer robôs assistentes virtuais, perceber-decidir-agir, criando assim aplicações especializadas para o Mercado Financeiro, Comércio/Vendas, Internet, Medicina, Educação, Agronegócio, Robótica: A I.A. está em toda parte (AI:IA - "AI In All"). Porém, esta I.A. que tem impactado a nossa sociedade e nossas vidas é ainda uma I.A. focada, especializada, e existem grandes desafios para que a I.A. possa ser mais amplamente adotada, e possa impactar mais ainda os negócios. Precisamos inovar, buscando novas tecnologias de I.A., para poder inovar e impactar os negócios com esta "nova IA" (mais ampla, mais robusta). Esta palestra vai discutir sobre os desafios da I.A., e como inovar na I.A. para inovar com a I.A.

10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Resultado da iniciativa Capacita MDT - Como engajamos mulheres a construir chatbots

Stíphanie Mara da Silva / Bruno Fazoli

O mercado de tecnologia possui uma grande desigualdade de gênero, onde apenas 20% dos profissionais são mulheres. Neste talk vamos trazer os resultados e aprendizados do programa de capacitação em chatbots e assistentes virtuais exclusivo para mulheres desempregadas ou em transição de carreira.

Sabemos que existem diversos cursos gratuitos disponíveis online. Entretanto o diferencial do projeto foi explorar além da tecnologia, princípios de neurociência para gerar engajamento do público feminino, que necessita de motivação e exemplos para se sentir a vontade para superar os desafios da área.

11:30 às 12:05

Empoderando mulheres: Uma história Remarkable!

Larissa Rosochansky / Priscila Fabiane Peres Rodrigues

Trabalhar em um ambiente prioritariamente masculino pode ser um grande desafio para as mulheres. Pensando nisso, a Google criou uma iniciativa para empoderar mulheres e grupos diversos a se auto promoverem, falando de suas realizações. Afinal, falar de fatos não é contar vantagem! Larissa e Priscila se conheceram em uma ação afirmativa que trabalharam na CI&T, e descobriram uma paixão em comum: o programa I am Remarkable, que ambas eram facilitadoras. Com uma visão, e muito ânimo, embarcaram nessa jornada de impacto desde outubro do ano passado. Nesta palestra, elas falarão sobre o programa, como se tornar facilitadora e impactos reais que elas vivenciaram nesse período!

12:10 às 12:45

Equipe diversa e empresa inclusiva são a base de produtos acessíveis

Paloma Breit

Quando uma empresa se propõe a fazer contratações de pessoas diversas com políticas de inclusão para formar equipes nos mais variados níveis de senioridade, estas se tornam mais ricas e completas devido às diferentes perspectivas ali presentes, os produtos pensados serão menos enviesados e terão menos problemas de não atender também às exigências de consumo dos grupos minorizados e a acessibilidade passa a ser nativa em qualquer aplicativo desenvolvido por aquela empresa.

12:50 às 13:50 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores fazem uma nova introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Checklist básico para testar a acessibilidade do seu produto

Rafael Sousa

Acessibilidade voltada a conteúdo web é um assunto bastante recorrente nos dias atuais. Em muitos casos a acessibilidade é vista como uma atividade tardia, sendo aplicada no momento que o produto foi implantado em produção. Porém se sua aplicação for no momento da concepção do produto podemos antecipar problemas e garantir a entrega com alta qualidade. Vou apresentar um checklist básico com objetivo de auxiliar desde o início do desenvolvimento do produto, e esse mesmo checklist pode ser usado pelo time para validar se a aplicação segue os padrões básicos de desenvolvimento Web sugerido pelas diretrizes de acessibilidade para o conteúdo da web (WCAG) da W3C.

14:50 às 15:25

Diversidade e Inclusão: Indicadores para avaliação do Ambiente Organizacional

Bruna Fortunato / Ingrid Knochenhauer de Souza

Até o final dos anos 1980, a diversidade era tema restrito às áreas da antropologia e instituições desta mesma área, como a Unesco.?Atualmente, a diversidade tem sido tema central em diversos segmentos, inclusive no âmbito empresarial.?Mas,?como identificar se há diversidade em uma empresa para todos os grupos de pessoas? Mais do que isto, se a Diversidade é convidar para a festa; a inclusão é chamar pra dançar. Como mensurar a inclusão de todos os grupos diversos por oportunidades iguais e um ambiente saudável? Nesta palestra vamos apresentar como o time de pesquisa da Senior Sistemas está analisando e transformando dados criando indicadores de Diversidade e Inclusão.

15:30 às 16:05

Acessibilidade digital nas plataformas de investimentos

Jessica Fernandes de Oliveira / Jonathan Alves

Com o crescente aumento do número de pessoas interessadas no mercado financeiro, diversos bancos e corretoras passaram a disponibilizar seus serviços por meio de canais digitais.

Atualmente, existem no mercado inúmeras plataformas de investimentos. Mas, o quão acessíveis elas são?

Abordaremos nesta palestra a importância de se pensar em acessibilidade nessas plataformas, apresentando alguns exemplos significativos que impactam os usuários de leitores de telas.

16:10 às 16:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Katie: a assistente visual

Jaqueline Dahmer Steffenon

Inspirada pelo Be my eyes, um aplicativo que conecta voluntárias e pessoas cegas por uma vídeo chamada para auxiliar em tarefas do dia a dia, me perguntei, como manter esse mesmo objetivo usando a tecnologia? Com isso surgiu a KATIE, uma assistente visual capaz de responder perguntas sobre o contexto, analisando uma imagem captada pela câmera e por meio da Inteligência Artificial, fornecer respostas para os usuários.

17:05 às 18:20

Squad diversa: Como é formado seu time?

Bianca Cristina de Andrade / Gabrielle Ramos / Caroline Castello Letizio / Joao Batista Andrade
Painel Digital desta Trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Hora Conteúdo de Quarta
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:35 às 10:25

A privacidade de dados e a LGPD

Laíny Moraes

Uma reflexão sobre a privacidade no mundo virtual, riscos, como isso é monetizado e como a LGPD impacta esse contexto.

10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Verificação de requisitos de acessibilidade em artefatos de software.

Alberto Cardoso

Você sabia que é possível trabalhar acessibilidade em todas as fases de desenvolvimento de software? Geralmente se pensa em acessibilidade somente quando há construção de telas, mas existem técnicas em como ser feita do requisito, passando por API e sim, nos nas avaliações de tela. Nesta apresentação passo por todo o ciclo completo de desenvolvimento, mostrando técnicas, institutos e boas práticas para seu software ser acessível!

apresentação feita em outros eventos do TDC com ótimos feedbacks. Trabalho muito em cima de um trabalho publicado meu sobre acessibilidade.

11:30 às 12:05

Acessibilidade no cenário pós-pandemia para idosos: por que precisamos estar atentos?

Anne Lesinhovski

A pandemia alterou a presença on-line do público idoso no ano de 2020. Pesquisas apontam que estes tornaram-se mais adeptos de aulas on-line, transmissões ao vivo e redes sociais - sendo que este comportamento deve persistir para boa parte destas pessoas. Apesar de ser bem vista pelos idosos, a utilização da tecnologia e de serviços on-line ainda apresenta algumas barreiras que dificultam a inclusão digital desse público. Apresentarei um panorama deste cenário por meio de pesquisas realizadas com este público no último ano, compilando as maiores dificuldades encontradas e como a acessibilidade pode assumir o papel de agente na inclusão digital de idosos nesse cenário pós-pandemia.

12:10 às 12:45

Tecnologia para quem precisa pessoas com deficiência também querem estar na internet

Janaina De Siqueira Bernardino

O case do club house EA falta de planejamento nos produtos acessíveis de

12:50 às 13:50 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores fazem uma nova introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Conversas Sobre Perfeição e a Era do pós-humano

Pietro Sanchini

Dizia Michel Foulcault em seu texto chamado O Corpo Utópico, que é em nossa "topia" onde toda a referenciação do mundo a nossa volta ocorre; através de nosso corpo que conseguimos interagir com o mundo. Mas há corpos e corpos. Em meio a diversidade alguns são altos, outros pequenos; alguns brancos, outros negros; alguns enxergam, outros não. Mediante a isso, podemos dizer que somos perfeitos? De onde vem essa ideia de perfeição e como ela afeta nossa vida e nossas capacidades de sermos humanos? Existe uma era pós-humana onde geraremos biomáquinas massificadas com perda de individualidade? De que forma as individualidades favorecem a inovação?

14:50 às 15:25

A Importância De Um Profissional De Acessibilidade Na Universidade

Diego da rocha Conceição

Nesta comunicação, pretendo abordar os desafios dos alunos com deficiência no ensino remoto, como também falar das ações que venho concluindo junto a Universidade Federal Fluminense para que se minimize os impactos da implantação do ensino remoto na vida da pessoa com deficiência. Para tal, pretendo levantar questões como a importância de se ter um protocolo para nortear alunos, professores e funcionários, bem como traçar as diferenças que existem, mesmo quando se segue esses protocolos. Cada deficiência é singular, mesmo quando falamos de um grupo de pessoas que possuem a mesma deficiência.

15:30 às 16:05

Desafios das mulheres em papéis de liderança

Marina Tachibana

Tornei-me gestora de uma equipe de tecnologia! E agora? Na área de tecnologia, onde o ambiente é predominantemente masculino, como lidar com esta questão? Como se preparar e se adaptar para extrair o melhor da diversidade da equipe? Como conciliar tantas demandas, profissionais, pessoais e familiares?

16:10 às 16:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Experiências incríveis através da acessibilidade.

Pedro Leite

Os recursos de acessibilidade podem sim trazer experiências fantásticas e demonstrar a possibilidade de criar produtos acessíveis ajudando a melhorar a vida de milhões de pessoas, e criar soluções humanas de fato com experiências incríveis. Nesta palestra apresentarei exemplos reais de tecnologias digitais ou não digitais que são inclusivas.

17:05 às 18:20

Inovações em Acessibilidade

Reinaldo Ferraz / Luiza Caspary / Jaqueline Dahmer Steffenon / Thais Cunha
Painel Digital desta Trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Hora Conteúdo de Quinta
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:35 às 10:25

Isso não vai dar certo! A saga de quem ousa inovar

Anderson Criativo
Convidado(a) Especial
10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Ilhas de acolhimento: Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho!

Arthur Bugre

"Ilhas de acolhimento: Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho!" é uma palestra que estimula os participantes à uma profunda reflexão sobre se colocar no lugar do outro, não retirar a humanidade das minorias e promover a empatia no ambiente de trabalho de forma efetiva.

11:30 às 12:05

Como fazer uma inclusão com protagonismo

Milena Myti Yamamoto / Maria Augusta torres

Essa apresentação visa conscientizar as pessoas da importância do protagonismo quando se trata da neurodiversidade.

Mesclando relatos pessoais com conceitos de neurodiversidade, conto minha história de protagonismo ao qual fiquei em 3º lugar em um Hackaton sobre autismo, formando o único grupo composto somente de autistas. Conto também minhas experiências tirando o projeto do papel e conseguindo o apoio incondicional de 2 das mentoras e muitos outros autistas.

12:10 às 12:45

Protagonismo Feminino em Mobile

Aline Souza

Percebemos um grande movimento das empresas para trazer cada vez mais mulheres para a área de tecnologia, buscando diminuir a desigualdade de gênero em uma área predominantemente masculina. E como nós, mulheres, podemos aproveitar essa onda de oportunidades para alavancar nossa carreira? Como evoluir nossas habilidades comportamentais e técnicas para estarmos cada dia mais preparadas para assumir o protagonismo de nossa carreira profissional, focando principalmente na carreira mobile?

12:50 às 13:50 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores fazem uma nova introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Se acessibilidade é importante, porque ela ainda não faz parte da conceituação do seu produto?

Danielle de Freitas / JENNIFER MORENO

Cada vez mais temos profissionais de produto falando sobre a importância de construir produtos acessíveis e inclusivos. Mas ainda nos deparamos com muitos serviços com pouca ou nenhuma capacidade de atingir esse objetivo. Aonde estamos errando? O que estamos deixando de fazer?

14:50 às 15:25

Autismo e Acessibilidade Web

Luana Paiva Mildner

O que é autismo? Vamos falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como as pessoas que estão neste transtorno utilizam a Web. Quais são as medidas de Acessibilidade web necessárias para que estes usuários possam navegar normalmente e tenham uma experiência satisfatória. Existem especificidades a serem consideradas que não ocorrem em outras pessoas com deficiência.

15:30 às 16:05

Psicoterapia on-line e acessibilidade: a tecnologia como ampliação de possibilidades e caminhos

Daniela Cardoso de Oliveira / Gabriela Pereira Vidal

A pandemia Covid-19 trouxe muitas adversidades para a rotina de todos e, com ela, houve um aumento dos serviços mediados por TICs, dentre eles, a psicoterapia on-line. A pessoa com deficiência é um público beneficiado pela psicoterapia on-line por dificuldades de acesso a psicoterapias presenciais, por exemplo. Nesta palestra, serão apresentados relatos de experiências, bem como as adversidades e possibilidades encontradas para atendimentos psicológicos de pessoas com deficiência e por psicoterapeutas com deficiência. O objetivo é encontrar caminhos e despertar ideias acerca da acessibilidade, visando a criação de novas ferramentas tecnológicas que instrumentalizem profissionais da saúde.

16:10 às 16:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Os impactos para as empresas no Brasil e no mundo com a não conformidade em acessibilidade digital

Murillo Bolonhini Cita

O compliance digital vem cada vez mais ganhando força dentro das grandes corporações, sobre tudo no controle de riscos e mitigação de sansões administrativas e judiciais. A palestra aborda os impactos passíveis de aplicação para empresas no Brasil e no mundo que não estejam em conformidade com leis e normas que versem sobre acessibilidade digital.

17:05 às 18:20

Resultados de empresas que aplicaram diversidade em seus times

Rafael Pimenta / Nina Fausto / Rebecca Manzi
Painel Digital desta Trilha
18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE