TDC INNOVATION
Desafios para criação do futuro digital

Trilha STADIUM TERÇA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Terça-feira, 23 de Março de 2021

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:35 às 10:25

Inteligência Artificial: Desafios e o Futuro da I.A. e de suas Aplicações

Fernando Santos Osório

Keynote Especial

A Inteligência Artificial (I.A.), junto com o Aprendizado de Máquina (ML), têm permitido extrair "ouro" dos dados que vêm sendo acumulados nas Empresas e na Internet. Novas aplicações da I.A. aprendem a analisar dados e imagens, reconhecer/sintetizar voz, fazer robôs assistentes virtuais, perceber-decidir-agir, criando assim aplicações especializadas para o Mercado Financeiro, Comércio/Vendas, Internet, Medicina, Educação, Agronegócio, Robótica: A I.A. está em toda parte (AI:IA - "AI In All"). Porém, esta I.A. que tem impactado a nossa sociedade e nossas vidas é ainda uma I.A. focada, especializada, e existem grandes desafios para que a I.A. possa ser mais amplamente adotada, e possa impactar mais ainda os negócios. Precisamos inovar, buscando novas tecnologias de I.A., para poder inovar e impactar os negócios com esta "nova IA" (mais ampla, mais robusta). Esta palestra vai discutir sobre os desafios da I.A., e como inovar na I.A. para inovar com a I.A.

10:30 às 10:45

Converando com Bruno Souza e Yara Senger

10:50 às 11:25

Qualidade das métricas: Entendendo um pouco das métricas do SonarQube e como elas ajudam com a qualidade do seu código!

Rafael Cintra

Todo mundo fala de métricas no contexto de Qualidade, mas somente de métricas que medem o processo, mas não de métricas que contribuem com o feedback para os desenvolvedores. Falaremos aqui um pouco de como o SonarQube e suas métricas podem lhe ajudar a gerar um código com mais qualidade no seu dia a dia.

11:30 às 12:05

Inove na estrutura dos times - Um case prático da RDStation que vai além de tribos e squads

Caco Mafra / Juliemar Berri

Se você sente que na sua empresa há dificuldade de alinhamento das equipes, sente que as equipes têm muitos canais de comunicação, há sentimento generalizado de que as decisões demoram e você está a procura de opções para resolver esses problemas, então esta palestra é para você! Nós da RDStation, uma startup com 10 anos de crescimento acelerado, já passamos por algumas formações de times, no final de 2020 aplicamos na prática os conceitos do livro Team Topologies e Domain Driven Design para reorganizar a estrutura do time de Produto e Engenharia. Esperamos que você possa se inspirar e considerar o Team Topologies como referência para sua estrutura de times.

12:10 às 12:45

Supercharge your JavaScript with WASM

Tamas Piros

Browser and Web APIs along with JavaScript have seen an incredible amount of development and progress, however there are still certain limitations that these tools face. For complex, low-level work we can utilise Web Assembly. By the end of the talk attendees will have a throughout understanding of Web Assembly, and why it's such a great option for extending the capabilities of the browser and JavaScript via a real life example.

12:50 às 13:50 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:10 às 14:45

Escrita de demandas de negócio

Felipe Cholla

Como você descreve as necessidades para o seu time? Qual o modelo de escrita? Está aderente ao seu perfil de público? Nesse talk, abordaremos 3 diferentes formatos de escrita de demandas e entenderemos as diferenças e aplicabilidade de User Story, Job Story e Requisitos de Negócios.

14:50 às 15:10

Como Comunidades tornam profissionais mais valiosos

Glauter Jannuzzi
"SE VOCÊ QUER IR RÁPIDO, VÁ SOZINHO. SE VOCÊ QUER IR LONGE, VÁ EM GRUPO" Neste terceiro milênio é preciso, mais do que nunca, estar conectado e utilizar o poder das comunidades para permanecer relevante como profissional ou empresa. Nesta palestra você terá a oportunidade de aprender os cinco passos do método P-L-A-C-E sobre construção de comunidades e grupos de alta performance. O que podemos aprender com as empresas mais valiosas do mundo? O que você pode fazer para se tornar um dos profissionais mais valiosos do mundo? As comunidades exercem um papel fundamental, onde a discussão não deve mais ser pautada no individual, mas no coletivo, no bem comum, na diversidade, na inclusão e acessibilidade, que possibilitam a criação de profissionais e soluções mais ricas e inovadoras.
15:15 às 15:35

Product Manager Trato

Carlos Pereira
Case de sucesso na criação do aplicativo Trato com o projeto Open Source Beagle , vamos falar as facilidades na utilização do mesmo
15:40 às 16:00

Como conectar sistemas processamento de linguagem natural a canais de comunicação utilizando Twilio e Google Speech-to-Text

Luís Leão
Enquanto desenvolvedor de soluções, você já deve ter pensado em alguma ideia que utilize canais de comunicação, seja através de chamadas telefônicas, SMS, WhatsApp ou até mesmo por videoconferência. Nesta palestra vamos desmistificar o uso desses canais, demonstrando ao vivo o uso APIs de comunicação e tecnologias relacionadas a processamento de linguagem natural para transcrição de fala, combinando a plataforma da Twilio com a Google Speech-To-Text.
16:10 às 16:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Disponibilidade do incerto ao 99,9%: como engenharia de confiabilidade nos ajuda nesse desafio

João Maas

Site Reliability Engineer(SRE) ou Engenharia de Confiabilidade é um modelo criado pelo Google, que visa estruturar equipes e processos para a gestão de incidentes, monitoramento e melhoria de performance das aplicações.

O objetivo dessa palestra é apresentar um case sobre a evolução na adoção da engenharia de confiabilidade no produto Gestão de pessoas | HCM da Senior na cloud.

Apresentando os passos que já executamos e dicas para sair de um cenário de incertezas para a busca da disponibilidade de 99,9%.

17:05 às 17:40

O poderoso mundo invisível e inovador das VUIs (Voice User Interfaces)

Janaina Pereira

Essa palestra conta o que é VUI, as vantagens e desvantagens desse tipo de design de interação, qual é o potencial dessa experiência que pode acontecer somente na cabeça de quem usa, quais são os usos mais indicados para assistentes de voz com base em uma pesquisa feita durante a pandemia, alguns cases famosos do mercado, incluindo aqueles pensados para pessoas com deficiência, e minhas primeiras impressões sobre o Clubhouse, sempre relacionando todos esses tópicos com a inclusão ou exclusão social que o modelo de negócio pode causar com soluções de design como esta. Afinal, ninguém precisa saber ler e/ou escrever para usá-las, mas ainda não há um uso em massa desse tipo de interface, não é?

17:45 às 18:20

Autonomous vehicle and its challenges from the computer vision perspective

Raul Ferreira

I will present how machine learning (ML), in special deep learning (DL) algorithms, cannot be fully trusted when applied in dynamic environments such as autonomous vehicles. I will show the main challenges for the perception mechanism on these vehicles and discuss some current directions from the industry.

18:25 às 18:45 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM TERÇA


Patrocinadores

Diamond


Gold



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Apoio Mídia


Realização