TDC TRANSFORMATION
Building Software in the Connected World

TDCINSPIRE

Inclusão na Tecnologia: o que podemos aprender e construir juntos à diversidade das novas gerações?

A tecnologia tem sido a porta de entrada para muitos jovens no mundo do trabalho e um importante meio para transformação social. E, ao mesmo tempo, quanto mais diverso for o mundo dos desenvolvedores de tecnologias, maiores são as possibilidades de solução de problemas reais de uma forma criativa, inventiva e colaborativa.

O que a tecnologia tem para oferecer à diversidade de jovens e o que os jovens diversos podem oferecer para o mundo da tecnologia?

Data

Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

17h05 às 18h00 (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Conteúdo

Abertura

Naomy de Oliveira Ramos
O TDC Inspire 2021 - Transformation será mediado pela professora Naomy de Oliveira e será dividido em três blocos. No Bloco 1 Naomy compartilhará sua experiência na organização e mentoria de hackathons na educação básica de São Paulo e apresentará nossos convidados. No Bloco 2 os convidados irão se apresentar, compartilhando suas experiências, trajetórias e destacando como a tecnologia impactou suas vidas. No Bloco 3 promoveremos uma discussão, oportunizando que todos os presentes na sessão possam interagir com os palestrantes e tirar suas dúvidas a respeito das oportunidades da área!

Conhecendo a história de nossos painelistas

Maria Júlia Salvador Porcino / Barbara Daniela Guedes Rodrigues
Como alunas e alunos da rede pública do ensino médio tem trabalhado em projetos com tecnologia? Criativos e críticos ao contexto social e ambiental, com o apoio de professores inspiradores estudantes tem vivenciado a construção de ideias e soluções com o objetivo de resolver problemas reais. Vamos conhecer o "JADes-juntos acabaremos com o desperdício", projeto premiado desenvolvido por um grupo de alunas da rede de ensino do estado de São Paulo.

Conhecendo a história de nossos painelistas

Bárbara Fraga dos Santos Aguilar / Allana Dábia Cardoso Teixeira de Paula
Em um cenário cuja representatividade de mulheres negras é quase zero, como podemos ser agentes de mudança? Será que essa falta de representatividade se reflete nos vieses de produtos e serviços? Iniciativas de formação de populações minorizadas têm cumprido o papel de democratizar o acesso à tecnologia Brasil afora e neste contexto vamos conhecer a KilomboTech, um hub de inovação social com a missão em incluir mulheres negras no mercado tech <3 Inclusão com propósito!

Conhecendo a história de nossos painelistas

Tarsila Tereza Santos Pinheiro
Como alunas e alunos de escolas públicas fora dos grandes polos tecnológicos do país se envolvem em projetos tecnológicos? Em estados cujas políticas públicas de fomento ao ensino de tecnologia, iniciativas de inclusão de jovens na área atuam de maneira transformadora. Vamos conhecer a história de Tarsila, que após participar de uma edição especial da Reprograma, fundou junto com outras alunas a Wo_News, projeto que tem o objetivos de disseminar notícias sobre mulheres inspiradoras

Conhecendo a história de nossos painelistas

Alan Camillo de Souza
A demanda de profissionais para trabalhar com dados é enorme e a tendência é crescer ainda mais. Mas será que a única maneira de entrar neste mercado tão promissor é pelas vias tradicionais, com graduação e/ou especialização na área de tecnologia? Alan Camillo vai contar a experência da Blueshift na seleção e formação de pessoas diversas, vindas de diferentes condições sociais e com diversas vivências e experiências. O que serão que elas tem em comum e o que será que a empresa ganha com isso?

Interação e uma boa conversa

Alan Camillo de Souza / Barbara Daniela Guedes Rodrigues / Bárbara Fraga dos Santos Aguilar / Naomy de Oliveira Ramos / Maria Júlia Salvador Porcino / Tarsila Tereza Santos Pinheiro
Neste momento convidaremos todos os participantes presentes na sessão do TDC Inspire para um super bate-papo! Venha esclarecer suas dúvidas a respeito do universo da tecnologia, do mercado de trabalho, das comunidades que existem no Brasil e conhecer como outros jovens, como você, estão participando do processo de inovação e transformação por meio da tecnologia! Não seja Cringe e participe dessa conversa!

Grade sujeita a alterações

Coordenação do TDCINSPIRE


Patrocinadores





Apoio Mídia

Apoio Trilha


Realização