TDC TRANSFORMATION
Competências para evolução das pessoas e negócios

Trilha MOBILE

Reunindo pessoas que amam design, inovação e desenvolvimento mobile.
Quando falamos de desenvolvimento mobile, sabemos que vários são os desafios nessa jornada, independente de plataformas, linguagens ou práticas. Venha aprender e compartilhar experiências desse universo e como podemos transformar essa experiência de desenvolvimento através de boas práticas, ferramentas e tendências.

Data e Local

Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

09h às 19h GMT-3

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

1 trilha: de R$ 145 por R$ 110
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 198
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 285
* preço válido até 12/07, veja tabela completa

1 trilha: de R$ 145 por R$ 130
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 230
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 330
* preço válido até 13/08, veja tabela completa

1 trilha: R$ 145
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 260
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 370
* preço válido até 26/08, veja tabela completa

Como se inscrever

Programação / Palestras

Horário Conteúdo
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:25

Technologies that Enable Agile - The Shoemaker's Children

Mary Poppendieck
When the Agile Manifesto was first published 20 years ago, there were no mobile phones, no cloud computing, and not much Internet. There was no test automation and no delivery pipelines, and most enterprises ran their central database on a single server. Most hardware provisioning, software testing and periodic releases were manual ? it was as if the shoemaker?s children had no shoes. Most of the advances in agile have been enabled by technical breakthroughs that allow small teams to focus on customer outcomes, deploy continuously, obtain rapid feedback, and adapt immediately ? in a safe and seamless flow of experiments. This talk chronicles how the shoemaker?s children learned to make their own shoes ? outlining the rise of the key enabling technologies behind Agile.
10:30 às 10:45 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:50 às 11:25

Pega a prancha! O .NET MAUI está chegando!

Robson Amorim

O .NET 6 está chegando e trazendo a evolução do Xamarin.Forms, o .NET MAUI! Com lançamento oficial marcado para novembro deste ano, o MAUI vem para mudar a forma como desenvolvemos apps mobile no mundo .NET. Você curte Linux? É fã de MVU? Gosta de telas declarativas tipo como um outro framework do hype faz? Vem com a gente que nesta palestra vamos ver tudo o que MAUI já trouxe e o que está chegando em novembro!

11:30 às 12:05

Como atualizar aplicativos e realizar rollouts sem passar pelas lojas a partir de um único código?

Lucas César Nogueira Fonseca / Carlos Gustavo Stein

Quando falamos de processos de desenvolvimento de aplicativos, fatalmente nos deparamos com o processo lento de realizar deploys nas lojas e com a apreensão em realizar o rollout da aplicação. Esta apreensão ao realizar o rollout da aplicação para toda a base vem do medo de errar, a dificuldade de captar feedbacks dos usuários e a demora em entregar para o usuário final a versão atualizada da aplicação. No entanto, existem tecnologias que nos ajudam a diminuir esses gargalos e uma delas é o Server-Driven UI, conceito que utiliza o desenvolvimento multiplataforma como alternativa para automatizar deploys e atualizar apps sem passar pela loja. Descubra mais sobre Server-Driven UI!

12:10 às 12:45

Kranberry - Nossa biblioteca desenvolvida para facilitar a automação de testes de UI nativos Android

Ana Ludmila de Oliveira / Angélica Oliveira

Manter códigos de testes de UI Mobile Android, que já estão estruturados é relativamente mais fácil do que iniciá-los do zero.

Construir/adaptar uma arquitetura, definir bibliotecas e suas compatibilidades acaba consumindo um tempo precioso quando precisamos construir testes funcionais de ponta a ponta (E2E).

Para contornar esta questão, desenvolvemos uma biblioteca Open-source com o intuito de facilitar a integração de testes de UI nativos para Android em Kotlin, que visa diminuir o tempo e complexidade de configuração inicial destes módulos de teste.

Nosso objetivo é mostrar quais funcionalidades já estão disponíveis atualmente, nossa visão de futuro e como contribuir com a iniciativa!

12:50 às 13:50 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

14:00 às 14:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Mobile Platform Teams: Como construímos e entregamos SDK`s escaláveis com qualidade.

Gabriel Marcos / Vinícius Moisés de Oliveira

Já pensou como integrar e unificar diversas empresas em um único ecossistema? Esse é o atual desafio do nosso time. Nessa apresentação contaremos sobre como o desenvolvimento de uma plataforma mobile permite a criação de componentes reutilizáveis, de qualidade e alta performance.

14:50 às 16:05

O que define a qualidade de um aplicativo?

André Luis Zagatti Adorna / Aline Borges / André Baptista
Painel Digital desta Trilha
16:10 às 16:25 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Porque investi no Flutter?

Toshi Ossada

Hoje em dia, as empresas precisam fazer escolhas críticas em sua seleção de tecnologias mobile e estão constantemente testando e avaliando tecnologias para criar experiências bonitas e performáticas, independentemente do dispositivo móvel ou sistema operacional do usuário. As organizações que não conseguem produzir produtos e serviços simples de usar, independentemente do canal ou dispositivo, correm o risco de ficar para trás da concorrência. O desafio é que o desenvolvimento de multi plataforma pode ser problemático e caro. O Flutter veio para solucionar este problema e vem com um crescimento exponencial, venha comigo descobrir o motivo do sucesso deste framework.

17:05 às 17:40

Jogos Mobile com Unity

Lucas Teles

Nesta apresentação iremos fazer uma introdução a Unity, uma engine de games famosa por criar games para celulares.

Nesta apresentação iremos dar o caminho das pedras para qualquer um começar a fazer seus jogos mobile

17:45 às 18:20

Como lidar com API Keys da forma mais segura possível

Victor S. Melo

Em diversos projetos precisamos fazer nosso app se comunicar com uma API em um servidor. Uma maneira comum de fazer isso é usando uma API Key. Porém, diversos estudos apontam que o tratamento inseguro de API Keys em mobile é uma constante, e basta uma configuração errada do repositório para que essa chave seja exposta. Nessa apresentação trarei o resultado das minhas pesquisas sobre segurança em mobile, um trabalho realizado extensivamente buscando a forma mais segura de lidar com API Keys para projetos onde a security é um fator crítico.

18:25 às 18:45 Open Space

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações
Time Zone: GMT-3

Patrocinadores





Apoio Mídia

Apoio Trilha


Realização