TDC TRANSFORMATION
Competências para evolução das pessoas e negócios

Trilha STADIUM QUINTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluralidade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data e Local

Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

09h às 19h GMT-3

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Basic Pass

Programação / Palestras

Horário Conteúdo
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:25

Technologies that Enable Agile - The Shoemaker's Children

Mary Poppendieck
When the Agile Manifesto was first published 20 years ago, there were no mobile phones, no cloud computing, and not much Internet. There was no test automation and no delivery pipelines, and most enterprises ran their central database on a single server. Most hardware provisioning, software testing and periodic releases were manual ? it was as if the shoemaker?s children had no shoes. Most of the advances in agile have been enabled by technical breakthroughs that allow small teams to focus on customer outcomes, deploy continuously, obtain rapid feedback, and adapt immediately ? in a safe and seamless flow of experiments. This talk chronicles how the shoemaker?s children learned to make their own shoes ? outlining the rise of the key enabling technologies behind Agile.
10:30 às 10:45

Java apps na cloud na prática!

Karina Macedo Varela
Venha viver quinze intensos minutos de demonstração prática sobre de aplicações Java criadas para o mundo da cloud. Em mais detalhes: Durante essa demonstração, você poderá entender as vantagens de se optar por criar microserviços Java em um runtime leve e rápido como Quarkus e de se usar seu ecossistema de funcionalidades para implementar as regras necessárias. Além disso, veremos como habilitar a existência desse serviço em uma arquitetura orientada a eventos, sem se preocupar com instalação e configuração de um Kafka, e rodando este serviço em um ambiente de cloud com OpenShift. Fecharemos estes quinze minutos intensos vendo este mesmo serviço Java entregue utilizando uma estratégia serverless. Ao fim destes quinze minutos, você terá ainda mais motivos para dar seu primeiro passo nessa jornada ou para continuar sua caminhada com ainda mais força!
10:50 às 11:25

O futuro é conversacional?

Elany Branches

No ano de 2020 devido a pandemia, o mercado de chatbots cresceu. As empresas se viram diante do desafio de se adaptarem a esse novo cenário para continuarem mais próximas de seus clientes . Houve impacto na quantidade de troca de mensagens. Os canais de mensageria foram os preferidos para essa comunicação. Sendo assim, o presente é de alta demanda por serviços com interfaces conversacionais. Mas e o futuro? Continuará sendo conversacional?

11:30 às 12:05

Armadilhas da Transformação Digital

Lúcio Camilo / Felipe José Martins Leite

Apresentar os principais desafios envolvidos no tema Transformação Digital, ressaltando os principais problemas que ocorrem nas situações em que a transformação ocorre sem o devido planejamento ou motivação corretos. A apresentação busca destacas as armadilhas de quando se procura uma transformação apenas para utilizar o hype ou para dizer que está na moda. Mudanças drásticas e radicais nem sempre são boas, e por diversas vezes empresas que apostam na transformação de forma evolucionária atingem benefícios melhores do que as que buscam mudanças disruptivas. Cases de sucesso e de insucesso serão apresentados.

12:10 às 12:45

OKR além do framework: precisamos falar de estratégia

Rafaela Fonseca

Objectives and Key Results (OKRs) têm se tornado cada vez mais populares e com o seu uso alguns questionamentos surgem. Nessa palestra você vai conhecer a estratégia por trás do framework, mais do que definir e acompanhar os OKRs em si, como fazer para começar ou expandir uma adoção doe OKRs, que benefícios e trade-offs existem e como lidar no dia a dia com as questões de: - Em que áreas/times começar primeiro? - Como expandir o uso de OKR na empresa? - Como definir o próximo passo dessa transformação? - Como adaptar para o meu contexto específico?

12:50 às 13:05

Palestra

13:10 às 13:25

Jornada de Transformação Tecnológica no banco BV

Alberto Campos
O nome pode até parecer novo, já que a gente adotou a abreviação faz pouco tempo, mas há 30 anos fazemos parte da vida dos brasileiros, seja nos planos para o futuro, nas conquistas pessoais ou nos negócios. Isso porque nossa missão é tornar mais tranquila a vida financeira de pessoas e empresas, levando ainda mais leveza para nossos clientes. E a gente leva esse compromisso em tudo o que a gente faz. Foi por isso que nos transformamos e evoluímos, para acompanharmos as necessidades de nossos clientes de forma simples, corajosa, correta e parceira. Estamos presentes em todo o território nacional e já somos mais de 4.000 colaboradores. Somos o quinto maior banco brasileiro privado. Nossos acionistas são a centenária Votorantim S.A., um dos maiores conglomerados industriais do mundo, e o Banco do Brasil, uma das maiores instituições financeiras da América Latina. Ampliamos nossos investimentos em tecnologia e dados e desde então estamos em uma grande jornada de transformação, mudamos nossa cultura corporativa e diversificamos nossos negócios, nos tornando um dos bancos mais conectados com o ecossistema de startups. Em 2019 implantamos o modelo ágil com diversos desafios e iniciativas, como a Jornada Cloud e Serviços Plataformizados: Conta Digital e Marketplace (Banco Digital), Baas (Banking as a service), CaaS (Credit as a Service) e IaaS (Investment as a Service). Quer saber mais? Venha nos conhecer! Leve para a vida. banco BV
13:30 às 13:45

Conheça o Google Cloud Vertex AI

Adolfo Abreu
Esta será uma sessão rápida e introdutória sobre o Google Cloud Vertex AI. Crie, implemente e escalone modelos de ML mais rapidamente com ferramentas pré-treinadas e personalizadas em uma plataforma de IA unificada. Não deixe de visitar nossa sala Google Cloud durante o evento e assista a sessão detalhada sobre o Vertex AI.
13:50 às 14:05 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:10 às 14:45

A vida além do event sourcing - legal e perigoso ao mesmo tempo

Biharck Araújo

Quando se trata de construir arquiteturas de sistemas complexas, as equipes geralmente começam com estratégias como a promoção de eventos e, em alguns casos, até event-sourcing. O que alguns esquecem é que os detalhes na pós-produção podem gerar mais problemas do que soluções.

É notável que estratégia de event-sourcing permite que você construa um bom registro de eventos relacionados ao negócio. Além disso, também permite auditoria, monitoramento, análise, aprendizado de máquina e muitos outros propósitos interessantes.

Veja em casos práticos e reais como não cair em armadilhas e tirar a melhor vantagem de uma estratégia tão poderosa.

14:50 às 15:10

Imagem e Ação digital: aprenda a construir um jogo com WhatsApp e telefonia

Luís Leão
Com a Twilio é possível criar serviços interativos no Brasil através de APIs que dão acesso a estruturas de comunicação por SMS, WhatsApp e chamadas telefônicas. Aprenda nesta palestra como construir um jogo interativo utilizando JavaScript, APIs de telefonia e WhatsApp e conectar com um banco de dados no Firebase.
15:15 às 15:35

Uma breve história da evolução e desafios tecnológicos do Zé Delivery

Karoline Leite
Nossa Tecnologia é responsável por agregar valor para usuários da plataforma, entregando produtos de software e pensando em escalabilidade, monitoramento e manutenção do que temos em produção. Ela está cada vez mais robusta, e temos um time técnico que entende para onde devemos levar nossa arquitetura e como evoluí-la para superar os desafios que vemos pela frente é essencial. Venha conhecer uma breve história da evolução e desafios tecnológicos do Zé Delivery.
15:40 às 16:00

Palestra

16:10 às 16:25 Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Desmistificando arquitetura de software

Haldny Santos

Nessa talk irei falar sobre o que são estilos, padrões e arquitetura de software de forma criativa e simplificada. O objetivo é que todos consigam entender os conceitos, saber o que é cada uma das abordagem e onde utilizamos.

17:05 às 17:40

Jogos Mobile com Unity

Lucas Teles

Nesta apresentação iremos fazer uma introdução a Unity, uma engine de games famosa por criar games para celulares.

Nesta apresentação iremos dar o caminho das pedras para qualquer um começar a fazer seus jogos mobile

17:45 às 18:20

Estruture seu KANBAN com entrega incremental em MVP

Mayra de Souza Machado

Com o ciclo de feedback construir, medir e aprender de Eric Ries do Lean Startup, com a entrega do MVP 1 terá feedbacks, e após está entrega não terá 100% da equipe trabalhando no MVP 2! Correto? Como dar continuidade da Inception Enxuta? Nesta palestra abordaremos com um plano de entrega incremental do produto em MVP como fazer a gestão no Kanban limitando o WIP. Organizando o Kanban para ter uma melhor forma de informar a capacidade de seu time e o status aos stakeholders, e não perder o mais importante de trabalhar com MVP que é o feedback.

18:25 às 18:45 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:50 às 19:05 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações
Time Zone: GMT-3

Coordenação Trilha STADIUM QUINTA

Patrocinadores





Apoio Mídia

Apoio Trilha


Realização